A Google está a disponibilizar de forma mais alargada uma nova funcionalidade chamada Remix, incorporada na aplicação Google Fotos. Esta ferramenta, que já tinha sido anunciada no mês passado juntamente com a conversão de fotos em vídeo, permite aos utilizadores Android e iOS dar uma nova vida às suas imagens, transformando-as em diversos estilos artísticos com o poder da inteligência artificial.
A nova funcionalidade permite despertar a criatividade dos utilizadores, convertendo fotografias normais em criações visualmente impressionantes e em diferentes estilos.

De acordo com uma publicação duma gestora da comunidade da Google, o objetivo da funcionalidade Remix é dar vida à imaginação com mais facilidade. A ideia é simples, pegar numa fotografia comum da galeria e transformá-la numa peça de arte atraente e digna de ser partilhada nas redes sociais ou simplesmente guardá-la nos álbuns pessoais.
Atualmente, os estilos disponíveis através da funcionalidade Remix do Google Fotos são:
- Animação 3D
- Anime
- Esboço a lápis
- Banda desenhada
No entanto, é expectável que a Google venha a adicionar mais opções no futuro, à medida que a tecnologia evolui.
Como utilizar a nova funcionalidade Remix?
À data desta publicação, esta funcionalidade poderá ainda não estar disponível em Portugal. Em todo o caso, quando estiver disponível, poderás aceder a esta nova ferramenta de forma fácil e intuitiva. O Remix estará integrado na aplicação que milhões de portugueses já utilizam diariamente para gerir as suas memórias fotográficas. Segue estes passos para começares a criar:
- Abre a aplicação Google Fotos no teu smartphone.
- No topo do ecrã principal, toca no botão Criar (+).
- Seleciona a nova opção Remixar, e de seguida, em Experimentar agora.
- Escolhe um dos estilos artísticos disponíveis.
- Toca em Escolher foto para selecionar a imagem que pretendes transformar.
- Por fim, clica no botão Gerar. A aplicação irá processar a imagem e apresentar o resultado no estilo selecionado.

Uma funcionalidade interessante é que, mesmo dentro do mesmo estilo, podes obter resultados diferentes. Se não ficares totalmente satisfeito com a primeira versão, podes tocar repetidamente na opção Regenerar para que a inteligência artificial crie novas variantes da mesma imagem.
Nota que, como quaisquer outras funcionalidades baseadas em IA, o Remix ainda se encontra numa fase inicial. Isto significa que os resultados podem nem sempre corresponder na perfeição à imagem original, fazendo parte do processo criativo e da descoberta.
O roll out da funcionalidade Remix está a ser feita de forma gradual para todos os utilizadores Android e iOS. Portanto, se a opção ainda não aparece na tua aplicação, não te preocupes. Deverás recebê-la ao longo dos próximos dias ou semanas, bastando para isso manteres a aplicação Google Fotos devidamente atualizada.