Google One: tudo o que precisas de saber

Escrito por
2 minutos de leitura
Google One: tudo o que precisas de saber

Vivemos numa era em que tudo é digital: as nossas recordações, sejam em foto ou em vídeo, os nossos documentos, conteúdos multimédia... Pouco é já o conteúdo "físico" com que lidamos diariamente, seja na nossa vida pessoal ou no âmbito profissional. Como tal, e devido ao crscimento exponencial de conteúdo digital verificado nos últimos anos, os serviços de armazenamento na nuvem são cada vez mais importantes e passaram a ser vistos como uma necessidade e não como algo irrelevante, como acontecia antes.

Apesar de existirem inúmeros serviços de armazenamento na chamada cloud, nem todos são iguais. São várias as características e os serviços extra oferecidos que os diferenciam e os tornam apelativos, cada um ao seu público alvo.

Hoje vamos falar especificamente do Google One, que oferece aos assinantes mais do que apenas espaço para os seus conteúdos.

Mas afinal o que é o Google One?

Quando se pensa em armazenamento da Google, o que nos vem logo à cabeça é o Google Drive. E isto tem lógica, pois é esse o gestor de conteúdo na cloud que todos conhecemos e todos utilizamos, a partir do momento em que criamos uma conta num serviço da empresa americana.

Temos direito a 15 GB de armazenamento gratuito apenas por criarmos uma conta Google. Este armazenamento é utilizado pelo Google Drive, Gmail, Google Fotos, cópias de segurança do Android, entre outros. Mas, a partir de certo ponto, estes 15 GB podem começar a ser escassos... É aqui que entra então o Google One.

O Google One é uma subscrição que te permite aumentar consideravelmente o espaço disponível e partilhado por todos os produtos e serviços Google que utilizes. Basicamente, os problemas de falta de espaço passam à história com o One, contando também com alguns benefícios extra à mistura.

O Google One oferece planos com 1oo GB (Básico), 200 GB (Padrão) e 2 TB (Premium). Além do espaço extra, os subscritores recebem também apoio técnico especializado e diferenciado por profissionais da empresa, ferramentas exclusivas de edição de fotografias no Google Fotos (inexistentes para quem tem uma conta standard), e funcionalidades de videochamadas melhoradas no Google Meet (vantagem exclusiva do plano Premium). De relevo é também a possibilidade de partilhar a subscrição com até 5 outras pessoas.

Quanto custa o Google One?

Os preços dos planos são os seguintes:

Caso optem por um pagamento anual apenas, podem contar com uma poupança que pode chegar aos 17%:

O armazenamento selecionado pode ser gerido através de uma aplicação com o mesmo nome do serviço, Google One. Aqui é possível também gerir a subscrição em si e o respetivo plano associado, a quantidade de espaço dedicado a cada aplicação, os membros pertencentes à partilha familiar e as respetivas permissões de cada um, entre outras funcionalidades.

O Google One pode ser uma alternativa interessante devido ao preço e aos benefícios que oferece, aliado à cada vez maior importância de se possuir um bom serviço de armazenamento na nuvem, dado que os smartphones Android com armazenamento expansível via cartão de memória são cada vez mais escassos...

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...

Vantagens do Pixel em relação a outros dispositivos Android

⸱ 7 minutos de leitura

Lenovo Tech World Iberia 2024: Olá, Motorola em Portugal!

⸱ 3 minutos de leitura

DroidCast #10: Android 16, Web Summit e os dobráveis low cost

⸱ 2 minutos de leitura

OPPO Find X8 Pro: descobre todas as 'Specs'

⸱ 2 minutos de leitura