Google I/O 2023: o que há de novo no ecossistema Android
A Google I/O é o palco natural de todas as novidades no que diz respeito ao mundo Android. Todos os anos a excitação aumenta por altura deste evento, o que acaba por ser normal dada a imensidão de dispositivos existentes com o sistema do robô verde. Este ano o foco recaiu na inteligência artificial e na interação da mesma com os consumidores, além dos seus benefícios no crescimento do ecossistema Android.
Os sistemas da Google estão mais adaptados a ecrãs de diferentes tamanhos
Tablets e smartphones dobráveis são dispositivos com displays grandes, como todos sabemos. Com isso em mente, a Google optimizou mais de cinquenta aplicações próprias, de forma a adaptarem-se melhor a este tipo de equipamentos. Entre elas encontram-se o Gmail, o YouTube e as Mensagens.
No lado oposto temos os aparelhos de menores dimensões: os smartwatches. O Wear OS cresceu cinco vezes desde 2021, tornando-se assim na plataforma para relógios inteligentes com o crescimento mais rápido de sempre. Os desenvolvedores estão atentos a esta tendência, e exemplo disso é a eminente chegada do WhatsApp nativamente ao Wear OS.
O melhor do Android na TV e no carro
O Android TV OS é hoje a plataforma de streaming mais usada no mundo, graças aos seus recursos dedicados a entretenimento nas mais variadas vertentes.
Já no carro é o Android Auto que é rei e senhor, cuja presença nas estradas cresce a cada dia que passa. A par disso, há também cada vez mais viaturas com software Google incorporado, e prevê-se que até ao fim do ano o seu número chegue ao dobro do que é atualmente.
Equipamentos que trabalham melhor juntos
O Android é a ponte que liga diversos dispositivos diferentes, e que faz a mediação da interação entre os mesmos. A Google sabe disso, e tem em desenvolvimento funcionalidades como:
- Emparelhamento rápido, que permite acelerar o processo de conexão entre smartphones e auscultadores compatíveis;
- O streaming de vídeo e aúdio simplificado tem suporte para mais de 3000 aplicações;
- A Partilha de Proximidade está atualmente ativa em cerca de três mil milhões de aparelhos, possibilitando a partilha fácil de conteúdo entre utilizadores diferentes e seus respetivos smartphones, tablets e Chromebooks. Em breve a Partilha de Proximidade vai chegar também aos computadores com Windows.
Nunca mais percas nada
A rede Encontrar o meu Dispositivo vai ser atualizada durante o verão, e passará a suportar uma variedade maior de equipamentos de diversos fabricantes, incluindo tablets e headphones. Para além disso, a proteção da segurança e privacidade dos utilizadores ficará assegurada por alertas que os mesmos irão receber quando são detetados rastreadores por perto.
A inteligência artificial torna o teu Android único
A inteligência artificial vai ter uma presença cada vez mais vincada no Android, e prova disso são as ferramentas criadas propositadamente para tirar partido de tal tecnologia. Na I/O foram mostrados ao vivo exemplos disto mesmo: a capacidade do Android gerar papéis de parede exclusivos de acordo com a descrição da pretensão dos utilizadores; os wallpapers com efeito 3D cinemático; a composição de mensagens automáticas e diversas ferramentas de edição de fotografias.
Nunca percas a ligação com amigos e família
A Google mandou uma indireta à Apple quando mencionou em palco o RCS e os seus números de adoção elevados, assim como o desejo de o ver chegar a outros sistemas operativos móveis (em alusão total ao iOS). O RCS permite a troca de mensagens através da rede móvel de dados, alargando assim o leque de possibilidades existente no já datado protocolo SMS. Será que o futuro nos reserva algo de novo dos lados da maçã?