A Google já começou a levantar o véu sobre o Pixel 10a, o próximo smartphone da sua popular linha “a”, conhecida por levar a experiência Pixel a um preço mais acessível. O primeiro vídeo promocional é curto e contido, mas promete.
O quê em concreto? Um modelo igualmente capaz, mas mais entusiasmante ainda que os anteriores, pensado para reforçar a posição da Google no segmento intermédio. Sem entrar em detalhes técnicos, o teaser confirma que o Pixel 10a chegará às lojas em breve, com pré‑encomendas marcadas para 18 de fevereiro de 2026. A partir daqui, resta analisar o histórico da marca e perceber o que faz sentido esperar.
Como sabes, a linha Pixel “a” tem seguido uma filosofia consistente – design simples, reconhecível e funcional. Tudo indica que o Pixel 10a continuará essa abordagem, mantendo a identidade visual dos Pixel mais caros, mas com materiais ligeiramente mais modestos para controlar o preço. Isto é, uma fluidez visual, que eleva a presença deste terminal e lhe dá um estilo “premium”.
Por outro lado, um dos grandes trunfos dos Pixel recentes tem sido o processador Tensor, desenvolvido pela própria Google. No Pixel 10a, é quase certo que veremos uma versão adaptada do processador usado nos modelos principais da geração Pixel 10. Mais do que números de benchmark, a Google mantém a aposta na experiência inteligente e consistente.
Mesmo sem especificações reveladas, há algo praticamente garantido: o Pixel 10a deverá continuar a ser uma referência em fotografia na gama média. A Google tem provado, ano após ano, que o segredo não está apenas no hardware, mas no processamento de imagem. Para muitos utilizadores, este continuará a ser o principal motivo para escolher um Pixel “a”.
O vídeo promocional não revela tudo e isso é intencional. A Google quer criar expectativa em torno de um equipamento que promete mais funcionalidades, mais inteligência e mais valor. Contudo, um dos aspetos que salta à vista e que corrobora alguns dos rumores anteriores é o tom vermelho no fundo, que, para alguns, recorda até o “vermelho Coca-Cola". Quem sabe se não será mesmo uma das cores do próximo equipamento.