• Home
  • Notícias
  • Google Pixel 8: desbloqueio facial parece fácil de enganar
Google Pixel 8 Face Unlock (smartphone)
Abílio Rodrigues

Google Pixel 8: desbloqueio facial parece fácil de enganar

PUB

Apesar de ter sido anunciado com grande alarido como um dos smartphones mais seguros, o Google Pixel 8 já está a ser questionado.

Um utilizador no Reddit afirma que o sistema de desbloqueio facial do novo dispositivo não é tão fiável como se pensava, e este caso não é com um completo estranho, mas sim com o seu próprio irmão.

Segurança questionável do Pixel 8

Segundo o utilizador u/MotorTransportation8, o Pixel 8 Pro reconheceu sempre o rosto do seu irmão como se fosse o seu. E garante que os dois até são bastante diferentes à vista – isto apesar da Google ter afirmado que o novo Pixel 8 e o Pixel 8 Pro obedecem ao "mais elevado padrão biométrico Android", conhecido como Classe 3.

Se tiveres em conta que esta funcionalidade foi até destacada pela empresa para autenticação de pagamentos, começas a perceber porque isto é um problema.

Comparando com a concorrência: Google vs Apple

Google Pixel 8 Face Unlock (smartphone)

Este incidente faz lembrar situações anteriores onde mesmo a Apple, com o seu sofisticado sistema de Face ID, enfrentou desafios. Embora seja bastante improvável que uma pessoa aleatória desbloqueie um iPhone ou um iPad, a Apple admite que a probabilidade aumenta quando se trata de irmãos ou crianças com menos de 13 anos. Isto deve-se ao facto de as características faciais podem ainda não estar totalmente desenvolvidas. Pode muito bem ser o que está a acontecer com o Pixel 8.

O utilizador do Reddit também deixou claro que não tinha ativado a funcionalidade "Extend Unlock", que serve para desbloquear dispositivos Pixel confiáveis que estejam por perto. Por estes motivos, parece podermos estar mesmo perante um incidente isolado. Contudo, não deixa de levantar questões.

Uma nota positiva para o Google Pixel 8

Mas nem tudo são más notícias para o Google Pixel 8. Testes recentes de durabilidade sugerem que o Google pode ter resolvido alguns dos problemas de design e robustez que afetaram o Pixel 7 Pro. Isso é especialmente relevante quando a empresa promete actualizações de software e peças de substituição durante sete anos.

Por agora, é cedo para tirar conclusões definitivas. No entanto, fica o aviso para quem já fez ou está a pensar fazer a pré-encomenda do Pixel 8: fica atento às atualizações sobre este assunto. E talvez seja boa ideia não confiares totalmente no desbloqueio facial para garantir a segurança do teu novo smartphone.

Vê mais no Droid Reader:

Abílio Rodrigues profile image Abílio Rodrigues
Publicado a
Notícias Google