• Home
  • Reviews
  • Google Pixel 8 Review: refinamento em cada detalhe
Google Pixel 8 Review: refinamento em cada detalhe
Por André Fonseca

Google Pixel 8 Review: refinamento em cada detalhe

O Google Pixel 8 é o modelo mais recente da família Pixel no mercado e promete elevar a experiência Android a um novo patamar, com melhorias significativas no design, desempenho e câmara. Contudo, será que este smartphone reúne todas as características que podem fazer dele um dispositivo com uma boa relação qualidade/preço e uma excelente capacidade de resposta? Nesta análise, irei explorar as especificações técnicas do telefone e avaliar de que forma se destaca de outros dispositivos na mesma faixa de preço.

Desempenho e software 

O Google Pixel 8 é alimentado pelo processador Google Tensor G3, o chip personalizado pela empresa. Trata-se de um processador rápido e eficiente, que permite ao smartphone executar a maioria das tarefas de uma forma bastante fluída.

O Tensor G3 é produzido num processo de fabrico de 4nm e envolve nove núcleos de processamento: 1 Cortex X3 que funciona a 3 GHz, 4 Cortex A715 que funcionam a 2,45 GHz e 4 Cortex A510 que funciona a 2,15 GHz. Além disso, integra uma GPU Mali-G715 (Immortalis) de 10 núcleos, que funciona a 890 MHz; um Tensor Processing Unit, que acelera as operações realizadas com recurso à tecnologia de inteligência artificial; e ainda um coprocessador de segurança Titan M2 para proteger informações pessoais e tornar o Pixel mais resistente a ataques sofisticados.

Durante o manuseamento do dispositivo, confirmei que o Pixel 8 é realmente veloz. O dispositivo foi capaz de abrir várias aplicações sem travar e a navegação na web provou ser bastante fluída. Os jogos mais exigentes também foram executados sem lag e o telefone não aqueceu tanto como o seu modelo predecessor.

Quanto à capacidade de memória, o Pixel 8 disponibiliza 8 GB de RAM, menos quatro do que a versão Pro. Este valor deverá ser adequado para a maioria dos utilizadores, e, nos meus testes, as aplicações foram abertas sem apresentar quaisquer problemas de desempenho.

Ecrã e design

0:00
/0:05

O modelo base mais recente da família Pixel possui um ecrã Actua de 6,2 polegadas com resolução de 1080 x 2400 píxeis a 428 ppp. Este é capaz de atingir um brilho máximo de 2000 nits (1400 em HDR), o que permite uma leitura cómoda mesmo em condições de exposição solar forte. Além disso, o ecrã do Pixel 8 possui uma taxa de atualização que pode variar entre os 60 e 120 Hz, possibilitando uma navegação mais suave e responsiva.

No que diz respeito ao design, o telefone da Google apresenta um perfil fino e elegante e é construído com materiais de qualidade e duradouros, dos quais fazem parte o alumínio e o vidro. Além disso, o dispositivo possui certificação IP68, que o torna resistente à água e ao pó, e o vidro protetor de sétima geração (Gorilla Glass Victus) é resistente o suficiente para sobreviver a quedas de dois metros.

Sistema de câmaras

A fotografia e o vídeo sempre foram pontos fortes nos telefones da Google. Neste último modelo, o sistema de câmaras é composto por uma câmara grande-angular Octa PD de 50 MP e uma câmara Ultrawide de 12 MP.

A câmara principal do Pixel 8 é capaz de tirar fotos nítidas e detalhadas em qualquer condição de iluminação. O sensor de 50 MP captura mais luz do que os sensores menores, o que resulta em fotos mais brilhantes e com menos ruído. Este sensor possui ainda um sistema de estabilização ótica de imagem (OIS), que ajuda a prevenir fotos tremidas.

Por outro lado, a câmara Ultrawide do Pixel 8 é ideal para tirar fotos de paisagens ou de grupos de pessoas. Tal como acontece no sensor da câmara principal, este sensor conta com um sistema de estabilização de imagem eletrónica, que garante uma maior precisão nas fotografias.

As especificações do sistema de câmaras, aliado ao processamento de imagem avançado que o processador Tensor G3 oferece, permitem capturar fotografias com cores vivas e um elevado nível de detalhe, em todas as condições de iluminação. Os recursos mais impressionantes do Pixel 8 incluem o modo Macrofoco, que permite focar os objetos mais pequenos, e o Melhor take, responsável por combinar as fotos de grupo semelhantes numa imagem onde todos estão no seu melhor.

A qualidade do vídeo gravado com o Pixel 8 é facilmente comparável com os vídeos de um iPhone. O dispositivo permite a gravação de vídeo em 4K a 24, 30 ou 60 FPS e possibilita o zoom digital até 7x. Além disso, os vídeos gravados por este terminal podem beneficiar de estabilização de imagem e da utilização de recursos como a Borracha mágica de áudio, a Visão noturna ou o Timelapse

Por sua vez, a câmara frontal incorporada no dispositivo não é das mais avançadas do mercado, mas cumpre o seu papel de forma competente. Esta é uma câmara de 10,5 MP Dual PD e 95° de campo de visão, que utiliza um algoritmo avançado de IA para melhorar a qualidade das fotos e efetuar o reconhecimento facial.

Melhor do que perder tempo a detalhar mais pormenores técnicos chatos, deixo-vos uma galeria de imagens que fala pela qualidade destas câmaras.

Autonomia

O Google Pixel 8 é alimentado por uma bateria de 4575 mAh, que oferece uma excelente duração de bateria para o uso diário. Com uso moderado, o smartphone aguenta um dia a dois dias sem precisar de ser recarregado. Para aqueles que ativem o modo de Poupança de bateria extrema, podem contar com até 72 horas de autonomia da bateria. Além disso, o Pixel 8 possui recursos de economia de energia que permitem estender ao máximo a vida útil da bateria.

Conectividade e Armazenamento

O Pixel 8 é compatível com as mais recentes tecnologias disponíveis no mercado e, por isso, apresenta suporte para a rede 5G, Wi-Fi 7 (802.11be) e Bluetooth 5.3. Além disso, o terminal é dual SIM e, por isso, serás capaz de usar um cartão físico e um eSIM ou, se a operadora permitir, dois eSIM em simultâneo. O Pixel 8 é ainda capaz de realizar pagamentos por NFC (via Google Pay) e oferece 128 ou 256 GB de armazenamento UFS 3.1. Infelizmente, não há suporte para expansão de armazenamento através de cartão microSD, mas a quantidade de armazenamento padrão deve ser suficiente para a maioria dos utilizadores.

Atualizações e disponibilidade

A Google compromete-se a oferecer sete anos de atualizações de software para o Pixel 8. Estas atualizações são focadas no sistema operativo e na segurança e fazem-se acompanhar do lançamento regular de novas funcionalidades.

O Pixel 8 está disponível nas cores avelã, obsidiana e rosa e pode ser adquirido por um preço base de 829€ (versão com 128 GB de armazenamento) ou 889€, na versão com 256 GB.

Nota

Preço original verificado na Google Store, à data de redação desta análise.

Em síntese

O Pixel 8 apresenta um desempenho bastante sólido e, por isso, será uma boa escolha para a maioria das pessoas. Embora não tenha sofrido grandes alterações face ao modelo predecessor, o smartphone aparenta ser mais rápido e inteligente. O aumento do preço não abona a seu favor, mas o facto de ter sete anos de atualizações ajuda a equilibrar a balança. Em todo o caso, trata-se de um telefone simples e eficiente, que satisfaz as exigências do utilizador casual.

Por André Fonseca profile image André Fonseca
Publicado a
Reviews Google