A gama de smartphones Pixel 9 foi apresentada pela Google na primeira quinzena de agosto durante o evento anual Made by Google. A chegar às lojas em Portugal, temos no seu modelo base um dos melhores rivais ao Samsung Galaxy S24, cada qual com o seu apelo e abordagem ao mercado Android.
Pese embora existam outros flagships de diversas fabricantes no mercado luso, certo é que poucas marcas, como a Google, se aproximam do apelo da líder de mercado, a sul-coreana Samsung. Posto isto, vejamos o que difere entre ambos.
Flagships disputam o mesmo segmento de mercado em 2024
Partindo de uma base similar, as dimensões compactas, o peso, as caraterísticas técnicas e até o preço de ambos os telefones (desde 849€ pelo Samsung Galaxy S24 e desde 919€ pelo Google Pixel 9).
Design e qualidade de construção
Estamos perante dois smartphones compactos, de acordo com os padrões atuais. A era dos smartphones pequenos, com menos de 6 polegadas, já findou. A propósito, recordamos a investida da Apple com as versões "mini" dos iPhone, bem como os topos de gama da ASUS.
Isto dito, temos no Google Pixel 9 o design mais inovador na medida em que rompe com a geração passada. Todo o equipamento está mais elegante, de linhas marcadamente retas e orgulhosamente bem definidas, bem diferente na traseira.
Em todo o caso, o design e formato geral do Galaxy S24 não fica em nada atrás, aliás, têm as suas parecenças, sobretudo nas margens retas, traço que partilham inclusive com os iPhone 15.
Em termos de dimensões o Google Pixel 9 é mais alto, mais largo e mais grosso que o Galaxy S24, além de bem mais pesado com 198 gramas face às 167 gramas do telefone Samsung.
Atentando no design frontal, ambos os smartphones são muito idênticos com a câmara frontal a perfurar o ecrã e margens ligeiramente arredondadas.
O mesmo pode ser dito dos materiais de construção, com uma sandwich de vidro e estrutura em alumínio. Ambos com muito boa qualidade de construção, note-se.
Ecrãs similares em ambos os smartphones
Temos, francamente, caraterísticas similares. Em primeiro lugar, o Google Pixel 9 conta com um ecrã de 6,3 polegadas, resolução de 1080 x 2424 pixels, o que nos entrega uma densidade de pixels de cerca de 422 PPP.
Porém, este painel não é do tipo LTPO e pode apenas alternar entre 60Hz e 120Hz de taxa de atualização. Já o brilho que a Google menciona na ficha técnica é de 1800 nits de HDR e 2700 nits de brilho máximo (pico).
Em segundo lugar, o Galaxy S24 está equipado com um painel LTPO de 6,2 polegadas capaz de variar entre 1Hz e 120Hz, incluindo todos os valores intermédios, uma vantagem inegável para este telefone.
Por outro lado, a resolução é de 1080 x 2340 pixels e a densidade de pixels é de 419 PPP. A Samsung afirma que este painel é capaz de entregar até 2600 nits de brilho máximo em pico.
Desempenho: Google Tensor vs Qualcomm Snapdragon
O Samsung Galaxy S24 conta com o Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm, com uma ligeira personalização para a gigante sul-coreana que o torna ligeiramente mais rápido que a sua versão normal. É, categoricamente, excelente.
O Google Pixel 9 brinda-nos com o chipset Tensor G4 cujos testes de benchmark podiam ser mais animadores (Geekbench). Nessa plataforma, o Tensor G4 obteve 1950 pontos nos testes singlecore e 4655 nos testes multicore. Em jeito de comparação, o Snapdragon 8 Gen 3 alcançou 2119 e 6820 pontos, respetivamente.
Ainda que no mundo real ambos os smartphones sejam ágeis e perfeitamente capazes de lidar com as aplicações mais exigentes em 2024, a vantagem afigura-se aqui no campo da sul-coreana Samsung.
Software e Inteligência Artificial (IA)
O Samsung Galaxy S24 chegou às lojas com a interface One UI 6.1, baseada no Android 14, bem como a garantia de 7 anos de atualizações de sistema.
Por sua vez, o Google Pixel 9 chega-nos com o sistema operativo Android 14 no seu estado puro (stock), também com a garantia de 7 anos de atualizações.
Em pleno 2024 este é um dos pontos transversais no mundo da tecnologia. Aqui o Galaxy S24 entrega-nos o Galaxy AI Suite. Na prática, um conjunto de ferramentas de alta qualidade para facilitar a vida.
Por outro lado, a Google está ocupada a integrar o seu Modelo de Linguagem Grande (LLM), Gemini, no Android e até em telemóveis Pixel mais antigos. A linha Pixel 9 vem com o Gemini Nano integrado e em franca expansão.
Specs similares nos Samsung Galaxy S24 e Google Pixel 9
As especificações são parecidas, mas encontramos a principal diferença (além do processador, bateria e câmaras), na RAM e armazenamento.
Ao passo que o Galaxy S24 vem com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, o Pixel 9 está mais apetrechado com 12 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno, provavelmente devido às exigências de IA no dispositivo.
Especificações | Pixel 9 | Galaxy S24 |
---|---|---|
Dimensões | 152.8 x 72 x 8.5 mm | 147 x 70.6 x 7.6 mm |
Peso | 198g | 167g |
Ecrã | 6.3''' OLED 60-120Hz | 6.2''' Super AMOLED 1-120Hz LTPO |
Processador | Google Tensor G4 (3nm) | Snapdragon 8 Gen 3 (for Galaxy) |
Memória RAM, Armazenamento | 12/128 GB | 8/128 GB |
Câmaras | 50MP principal 48MP ultra-wide 10.5MP frontal | 50MP principal 12MP ultra-wide 10MP telefoto, 3x zoom 12MP frontal |
Battery (capacidade) | 4,700 mAh | 4,000 mAh |
Potêcia de Carregamento | 45W com cabo com wireless | 25W com cabo com wireless |
Em tudo muito equivalentes, sentimos ainda assim que o chipset escolhido pela Samsung é mais poderoso, ainda que as potencialidades da IA da Google possam arrebatar os consumidores.
Câmaras fotográficas
O Pixel 9 possui um sistema de câmara dupla com configuração típica. Temos uma lente principal grande angular, bem como uma câmara secundária ultra grande angular.
O seu sensor principal é uma câmara ampla de 50MP, com abertura ƒ/1.68 e campo de visão de 82°. Aliás, mesmo não tendo uma lente telefoto, consegue fazer 8x com a tecnologia Super Res Zoom da Google.
Por outro lado, a câmara ultra grande angular é composta por um sensor Quad PD de 48 MP dotada de uma lente com abertura ƒ/1.7, 123° de campo de visão.
Especificações são frias, mas neste caso o pós-processamento é o rei atualmente quando se trata de fotografia em smartphones. Ora, aqui a Google é famosa pelos seus algoritmos, por isso estamos esperançosos em bons resultados neste ponte.
Já o Samsung Galaxy S24 apresenta uma câmara grande angular de 50MP, f/1.8, 24mm, uma câmara ultra grande angular de 12 MP, f/2.2, com um campo de visão de 120º, mas tem uma câmara adicional, uma telefoto de 3x, que pode ser considerada uma vantagem.
Bateria e carregamento
A autonomia de bateria é um quesito sempre importante e neste ponto temos a maior capacidade (em mAh), no Google Pixel 9 com 4 700 mAh. São mais 700 mAh que a bateria do Samsung Galaxy S24 (4 000 mAh), bastante notório.
Não obstante, fruto das otimizações de sistema e eficiência do chip Qualcomm, certo é que a autonomia do S24 é muito satisfatória. Em todo o caso, os números são claros com a superioridade do Pixel 9, pelo menos no papel.
O mesmo cenário se verifica na potência (e consequente velocidade) de carregamento das baterias. O Pixel 9 dá-nos um pico de carga a 45 W (por cabo), ao passo que o Galaxy S24 se fica pelos 25 W de potência máxima.
Ou seja, nenhum será particularmente rápido a carregar, ambos têm carregamento sem-fios, mas a vantagem inequívoca é aqui pertencente à "team Pixel".
Sumariamente, o Google Pixel 9 é:
- o smartphone maior e mais pesado
- tem ecrã maior com 6,3'' a 120 Hz
- traz câmara dupla com a configuração habitual
- vem com 12 GB de memória RAM
- além de 128 GB de armazenamento interno base
- tem a bateria maior com 4700 mAh e possivelmente melhor autonomia
- possui carregamento mais rápido a 45 W e carga sem-fios
Por outro lado, o Samsung Galaxy S24 pode ser tido como:
- o smartphone mais compacto
- com ecrã similar com 6,2'' a 120 Hz
- dotado de câmara tripla, mais versátil com objetiva telefoto para zoom ótico
- Traz menos memória RAM - 8 GB
- 128 GB de armazenamento na versão base
- Bateria de menores dimensões com 4 000 mAh
- Carregamento mais lento a 25 W, com carga sem-fios.
Em suma, qual comprar? Não é uma pergunta de resposta simples, uma vez que ambos os produtos têm fortes méritos, ótimas especificações e formato compacto.
Tudo dependerá, em suma, da valorização pessoal que cada consumidor faça das características únicas de cada telefone, do seu design ao seu software e não só.
Em todo o caso, temos a certeza que ficarão satisfeitos e até mesmo surpreendidos com as capacidades de qualquer um destes excelentes smartphones Android.
Vê mais no Droid Reader:
Deixa o teu comentário