• Home
  • Reviews
  • Google Pixel Buds Pro (Review): à quarta sempre é de vez
Google Pixel Buds Pro em cima de um sofá
Por Samuel Pinto

Google Pixel Buds Pro (Review): à quarta sempre é de vez

Com a tão aguardada chegada oficial da Google a Portugal (finalmente), eis que o tão desejado portfólio de hardware da gigante americana sediada em Mountain View, ficou muito mais acessível aos portugueses. O destaque deste artigo vai para um desse produtos, a saber, os Google Pixel Buds Pro. Fica atento à review destes fones de ouvidos, Made by Google.

É certo e sabido que o mercado está repleto de produtos deste género, e todos procuram o seu lugar nos ouvidos dos consumidores. Desse modo, todas as principais fabricantes de equipamentos eletrónicos, e não só, apresentam as suas soluções para um mercado que fervilha a cada dia que passa. Contudo, apenas um grupo seleto de empresas consegue entregar produtos deste segmento que merecem as posições mais destacadas. Felizmente, é o caso da Google com os seus Pixel Buds Pro, que acertou na fórmula para estes seus fones de ouvido, depois de vários lançamentos não tão bem conseguidos.

Mais do que meramente entrar na corrida do mercado de fones de ouvidos true wireless, com cancelamento ativo de ruído, modo transparência, excelente qualidade sonora, entre outras funcionalidades exclusivas que irei dissecar, a Google preocupou-se em construir uns fones dignos deste segmento premium, que batem de frente, com uns Galaxy Buds Pro ou com uns AirPods Pro, referências neste segmento. É inevitável a comparação! Será que os conseguem superar?

Quem tem acompanhado o meu percurso na blogosfera tecnológica, sabe que sou utilizador de várias ecossistemas tecnológicos, incluindo o ecossistema da Google com o seu Android e todas as vantagens que dele advém. Os Pixel Buds Pro da Google são a mais recente adição a esse ecossistema, e já os estou a utilizar como os meus fones de ouvido principais, ou seja, os meus "daily driver". O seu funcionamento em qualquer ecossistema, seja Apple, Microsoft, ou outro, é o normal, emparelhar e já está. Mas é no ecossistema da Google, e no seu Android que os Pixel Buds Pro brilham, com uma simbiose quase perfeita entre eles, principalmente se possuíres um smartphone da gama Google Pixel.

Design do Google Pixel Buds Pro

No que ao design diz respeito, os Pixel Buds Pro certamente que serão do agrado da maioria dos potenciais utilizadores. É evidente que o bonito ou feio, é sempre subjetivo, no entanto, e na minha opinião, os Pixel Buds Pro têm um design, elegante e atraente. Ao pegar neles, transmite uma sensação de robustez, de boa ergonomia e qualidade.

Fones Google Pixel Buds Pro a serem segurados por uma mão
Google Pixel Buds Pro

A caixa de carregamento é da cor branca fosco, com um design redondo, semelhante a um ovo e com uma lista preta na horizontal, que separa a tampa do restante estojo de carregamento. O outfit interior, é todo ele em preto. A caixa de carregamento tem uma porta de carregamento USB-C e também têm suporte ao carregamento sem fios com certificação Qi. Infelizmente um cabo de carregamento não é disponibilizado na caixa do produto. Embutido na caixa de carregamento, encontra-se um sensor de efeito de auditório para deteção de caixa aberta e fechada.

Auriculares Google Pixel Buds Pro com a tampa da caixa aberta.
Auriculares Google Pixel Buds Pro

Os auriculares propriamente ditos, estão disponíveis em várias cores que são elas:

• Porcelana
• Carvão
• Coral
• Azul Baía
• Cinzento Névoa
• Verde Lima

À data desta publicação, apenas as cores Porcelana e Carvão se encontravam disponíveis na loja online da Google Store Portugal. Porém, é possível encontrar as restantes cores noutras lojas online e nas lojas de varejo mais conhecidas de produtos eletrónicos. O seu design intra-auricular com as pontas de silicone, confere-lhe um visual discreto e minimalista. A sua estrutura está em linha com o visual dos Galaxy Buds Pro, isto é, não tem uma haste exterior como os AirPods Pro da Apple.

Além disso, cada auricular possui sensores capacitivos táteis sensíveis ao toque e ao deslize para executar comandos para música, chamadas e para controlar a Assistente Google. Incorporado nos Pixel Buds Pro, encontramos um sensor de proximidade por infravermelhos para deteção de ouvido que permite reproduzir e pausar automaticamente, bem como um giroscópio e acelerómetro para deteção de movimentos.

Tamanho e peso

Caixa de carregamento:

• Altura: 63,2 mm
• Largura: 50 mm
• Profundidade: 25 mm
• Peso: 62,4 gramas (com os auriculares)

Cada auricular:

• Altura: 23,72 mm
• Largura: 22,03 mm
• Profundidade: 22,33 mm
• Peso: 6,2 gramas (com a ponta do auricular média)

Bateria e autonomia acima da média

O primeiro destaque dos Google Pixel Buds Pro tem que ver com a sua autonomia. Os números dados pela Google não diferem muito daquilo que foi a minha utilização diária, e desse modo, colocam-se num lugar destacado no que à autonomia diz respeito.

Claro que é expectável que esses tempos de autonomia caiam um pouco em função duma utilização mais intensiva. Por exemplo, ao usar os Pixel Buds Pro com o volume no máximo, ou a "espremer" a assistente Google constantemente, pode, em última análise, contribuir para essa pequena queda de autonomia. Mas é um fator que também afeta outros modelos de auriculares de outras fabricantes.

Botão de emparelhamento dos Google Pixel Buds Pro
Botão de emparelhamento dos Google Pixel Buds Pro

Com o cancelamento ativo de ruído desligado, os Pixel Buds Pro entregam até 11 horas de autonomia, com um total de até 31 horas de autonomia com a caixa de carregamento. Com o cancelamento ativo de ruído ligado, até 7 horas de autonomia, com um total de até 20 horas de autonomia com a caixa de carregamento.

Se carregares os Google Pixel Buds Pro, entenda-se, auriculares e caixa de carregamento durante 5 minutos, consegues até 1 hora de autonomia com o cancelamento ativo de ruído ligado. Se os carregares durante 15 minutos, os Pixel Buds Pro oferecem-te até 3 horas de autonomia com o Cancelamento ativo de ruído ligado. Outra nuance interessante: se possuíres um smartphone Pixel 8 ou 8 Pro, podes carregar os Pixel Buds através do carregamento reverso, embutido na traseira dos equipamentos.

Resistência à água e ao suor

Os Google Pixel Buds Pro têm as seguintes certificações:
• Auriculares com certificação IPX4.
• A caixa de carregamento possui a certificação IPX2.

Cancelamento ativo de ruído e modo som ambiente

Cancelamento ativo de ruído

Os Pixel Buds Pro oferecem um cancelamento ativo de ruído bem capaz e que reduz ou anula com facilidade a maioria dos sons externos, especialmente se forem ruídos de baixas ou médias frequências, como por exemplo, a máquina se secar roupa, a televisão, crianças a brincarem ou os carros a passarem na rua. Se forem ruídos com altas frequências ou altos decibéis, serão audíveis, como por exemplo o barulho dum martelo pneumático.

Para ajudar a anular ainda mais o ruído, os Pixel Buds Pro contam com pontas de silicone em três tamanhos, pequenos, médios e grandes para que seja possível criar a melhor vedação possível e que impeça que sons externos entrem, (cancelamento passivo de ruído).

Os Pixel Buds Pro usam a tecnologia Silent Seal que se adapta ao teu ouvido, para ajudar a maximizar a quantidade de ruído que foi cancelada. A tecnologia Silent Seal baseia-se nos algoritmos da Google e tentam otimizar o cancelamento ativo de ruído, com base na anatomia do ouvido e em como os fones de ouvido se encaixam.

Modo som ambiente (transparência)

O modo transparência também é muito útil pois podes continuar a estar em contacto com o ambiente à tua volta quando necessário. Quando ativado, o modo som ambiente permite que ouças tudo o que está a acontecer à tua volta, pois receberás todos os sons exteriores enquanto utilizas os teu Pixel Buds Pro.

É uma funcionalidade muito útil, em especial quando te deslocas na rua onde é necessário estar atento a potenciais perigos, como o trânsito entre outras situações de perigo semelhantes. Do meu ponto de vista, achei o modo transparência competente, mas não fenomenal, especialmente se utilizares os Pixel Buds Pro com o volume no máximo.

Intuitivos e fáceis de utilizar

Os Google Pixel Buds Pro seguem a mesma linha de utilização de qualquer outro produto do mesmo segmento. A ligação por Bluetooth permite a sua utilização em qualquer equipamento, desde o PC com Windows, Android, Mac, iPhone, iPad, entre outros aparelhos compatíveis.

Mas é no universo Android que os Pixel Buds Pro elevam a experiência de utilização a um nível bem acima. Com o Google Fast Pair, posso dizer que o emparelhamento dos Pixel Buds Pro está para o Android (ainda mais se for um Google Pixel), como os AirPods Pro estão para o iPhone. A integração e simbiose entre os Pixel Buds e o Android, arrisco-me a dizer que é quase perfeita, dada a sua simplicidade e rapidez.

Uma funcionalidade muito útil é o Bluetooth multiponto, onde podes ligar os Pixel Buds Pro a 2 dispositivos em simultâneo. Depois de emparelhares os auriculares aos 2 dispositivos desejados, podes alternar entre eles. Eu emparelhei os Pixel Buds Pro com o meu Android e o meu iPhone e achei a experiência muito útil.

Quando estás a reproduzir conteúdo multimédia, os auscultadores mudam automaticamente para outro dispositivo ligado. Para alternar o conteúdo multimédia entre os dispositivos ligados, paras o conteúdo multimédia no primeiro dispositivo e prime o botão de reprodução no segundo dispositivo.

Áudio com qualidade premium

À semelhança do que faço com outros dispositivos sonoros deste género, testei a qualidade de som dos Pixel Buds Pro com recurso a várias playlists do Spotify e Apple Music. Vários géneros desde hip-hop, hard rock, house music, eletronic e até música clássica foram escolhidas para tocar, e o resultado é bastante positivo. É nos estilos como o hip-hop, rap ou hard rock que se vê realmente a qualidade dos graves dos auriculares. No fim de contas, tiveram um desempenho muito bom nestes estilos musicais.

No que aos agudos diz respeito, resolvi "espremer" os Pixel Bud Pro com orquestras de música clássica, mas com algum receio que os agudos neste estilo musical prejudicassem a qualidade sonora. No entanto, quando os instrumentos de cordas como os violinos e os violoncelos tocaram, a minha surpresa foi muito agradável. Num estilo alternativo que mistura instrumentos de música clássica com música eletrónica, o som também era-me bastante agradável.

Mesmo para um estilo de música muito particular como esta, os Pixel Buds Pro entregaram um excelente equilíbrio nos agudos. A mesma qualidade foi replicada aquando o toque de instrumentos de sopro como o trompete, trombone, clarinete entre outros.

Por fim testei algumas faixas de música (Tomb Raider Suite) com qualidade FLAC (codec sem perdas) e efetivamente este codec faz jus à sua excelente reputação, entregando um alto alto nível de qualidade. Os Pixel Buds Pro também foram bem competentes na qualidade de reprodução de áudio com o codec FLAC.

Cada auricular dos Pixel Buds Pro está equipado com um driver dinâmico de 11 mm de diâmetro e com um processador de áudio de seis núcleos personalizado. Embora um tamanho grande do diafragma nem sempre seja sinónimo de melhor som, neste caso o driver dinâmico dos Pixel Buds Pro consegue um excelente equilíbrio nos graves, médios e agudos, mas com particular incidência nos graves e agudos.

Ainda assim, o som poderia ser um pouco mais alto, quando comparado com outros auriculares do mesmo segmento. Essa nuance não é necessariamente negativa, pois não corres o risco de ouvires graves estourados e agudos estridentes. Para colmatares isso, tens à tua disposição (dentro da app Pixel Buds) um equalizador de 5 bandas, para personalizares o som de acordo com as tuas preferências. Mais detalhes num tópico abaixo.

Para fechar este tópico, é uma pena os Pixel Buds Pro não terem suporte aos codecs com alto bit rate como por exemplo, o aptX da Qualcomm ou o codec LDAC da Sony. Se fores um audiófilo e um verdadeiro purista da música, há outras soluções no mercado mais adequadas para ti.

Apesar disso, se és um utilizador mais conservador e que usas Spotify, Apple Music, YouTube, ou qualquer outro tipo de áudio mais mainstream, os codecs SBC e o AAC embutidos nos Pixel Buds Pro são perfeitamente capazes de lidar com esses fluxos de áudio. Se possuires um smartphone Pixel 6 ou posterior, tens acesso à funcionalidade de áudio espacial, que te entrega um som mais imersivo.

Microfones dos Google Pixel Buds Pro

Em relação aos microfones dos Pixel Buds Pro a Google assegura chamadas nítidas graças aos 6 microfones (3 para cada auricular) com melhor distribuição de som, ao acelerómetro de voz e às proteções em malha contra o vento. Segundo a tecnológica americana a tua voz soa nítida mesmo em locais ruidosos ou ventosos.

Na minha experiência em chamadas de vídeo e áudio os microfones dos Pixel Buds Pro foram bastante competentes. Não tive reclamações do outro lado. Além disso, fiz algumas gravações no Dictafone do Android, iPhone e Mac, e o som ficou bem nítido, transparente e inteligível.

Comandos e controlos

Os Pixel Buds Pro estão dotados de vários comandos e controlos, entre eles, controlos de reprodução, controlo de volume, chamar a assistente Google. Estes são os comandos que podes executar ao tocares no centro do auricular:

• Diminuir volume: deslizar rapidamente para trás.
• Aumentar volume: deslizar rapidamente para a frente.
• Reproduzir/pausar música: 1 toque em qualquer fone.
• Próxima faixa: 2 toques em qualquer fone.
• Faixa anterior: 3 toques em qualquer fone.
• Ativar a assistente de voz: personalizável nos controlos de toque, (app).
• Atender chamadas: 1 toque no fone esquerdo ou direito.
• Desligar chamadas: 2 toques no fone esquerdo ou direito.
• Ativar o modo transparência: personalizável nos controlos de toque, (app).
• Ativar o cancelamento ativo de ruído: personalizável nos controlos de toque, (app).

Simbiose perfeita (apenas) à Assistente Google

A integração dos Pixel Buds Pro com a assistente Google é simplesmente excepcional. Podes dar comandos à Assistente Google, sem necessitares de tocar neles. Através do comando "Ok Google", podes perguntar pelo estado do tempo, reproduzir alguma música, ou pesquisar algum tópico na internet.

Outra funcionalidade integrada nos Pixel Buds Pro, é o suporte ao Google Tradutor. Os Pixel Buds Pro traduzem conversas de outras línguas, diretamente nos teus ouvidos sem precisares abrir o tradutor no Android. Se quiseres falar com alguém podes usar o modo de conversa para acompanhares e compreenderes o que está a ser dito na língua nativa de outra pessoa.

O modo Transcrever permite-te ouvir o idioma falado, traduzido diretamente no teu ouvido, acompanhado da transcrição na app Google Tradutor. Infelizmente, todos estes recursos não estão disponíveis nas assistentes de outros ecossistemas como por exemplo, a Siri da Apple. De certa forma, até se compreende esta posição da Google, já que a Apple também faz o mesmo, não disponibilizando a Siri para ser integrada com dispositivos auditivos de outras marcas.

Conectividade dos Pixel Buds Pro

Como já mencionei acima, a caixa de carregamento tem uma porta de carregamento USB-C e também têm suporte ao carregamento sem fios com certificação Qi. Cada auricular dos Pixel Buds Pro vêm equipado com a tecnologia sem fios, Bluetooth 5.o, com um alcance máximo de até 21 metros.

Auriculares Google Pixel Buds Pro na cor Azul Baía
Google Pixel Buds Pro na cor Azul Baía

Outro recurso embutido, é a Deteção de Conversas, onde já não é necessário tirares os auriculares para conversares com alguém ao teu lado. Com a Deteção de Conversas, a música é pausada e os auriculares mudam para o Modo transparência quando começas a falar. A música recomeça quando terminares a conversa.

Aplicação Pixel Buds com funcionalidades extra

Se possuires um smartphone Google Pixel, as funcionalidades extra disponíveis para os Pixel Buds Pro, já estão integradas na rom oficial da Google. Acaso tenhas outro smartphone Android, terás que instalar a app Pixel Buds da Play Store.

Ícone da app Pixel Buds Pro instalada num dispositivo Android
Aplicação Pixel Buds para Android

Digamos que a aplicação Pixel Buds é uma espécie de central de controlo para os teus Pixel Buds Pro. Aqui está uma lista do que podes fazer com a aplicação Google Pixel Buds:

• Verifica os níveis da bateria dos auriculares.
• Aprende a usar e a configurar os controlos de toque.
• Ativa ou desativa o som adaptável.
• Ativa ou desativa a detecção intra-auricular
• Procura os teus auriculares caso os percas.
• Controla a Assistente Google, as notificações e preferências.
• Acede a sugestões e ao apoio técnico.
• Atualização de firmware.
• Ativa ou desativa o cancelamento ativo de ruído e o modo transparência.
• Acede ao relatório de exposição e nível de intensidade do som com o Hearing Wellness.
• Comutador de áudio
• Ativa ou desativa o Bluetooth multiponto.
• Acede ao equalizador personalizado e escolhe a banda que melhor se adequa ao teu gosto musical.

Conteúdo na caixa dos Pixel Buds Pro

• Auriculares.
• Caixa de carregamento sem fios.
• Pontas dos auriculares em três tamanhos: pequena, média (fixas aos auriculares) e grande.
• Guia de início rápido

Preço e disponibilidade

Os Pixel Buds Pro estão disponíveis na Google Store Portugal nas cores Porcelana e Carvão com um preço recomendado de 229 €. Se quiseres comprar estes excelentes fones podes aceder à página oficial da Google Store e adquirires os teus. Como já supracitado, este modelo também está disponível em cores diferentes em outras lojas online e nas lojas de varejo mais conhecidas de produtos eletrónicos.

Prós e contras dos Pixel Buds Pro

Prós:

• Excelente qualidade sonora.
• Excelente equilíbrio nos graves e agudos.
• Cancelamento ativo de ruído bem eficiente.
• Modo som ambiente eficiente.
• Uma excelente autonomia
• Simbiose perfeita em smartphones Android, (especialmente na gama Pixel).
• Muitas funcionalidades na app Pixel Buds
• Design elegante, discreto e minimalista.
• Bluetooth multiponto.

Contras:

• O cabo de carregamento USB-C não vem incluído.
• Sem suporte a outras assistentes, (Siri, Alexa).
• Falta de suporte aos codecs com alto bit rate, (LDAC ou aptX).
• O som como um todo podia ser mais alto.
• A integração com outros ecossistemas é a básica, (Apple, Microsoft).

Conclusão

Os Google Pixel Buds Pro são uns excelentes fones de ouvido para os utilizadores do ecossistema Android, e ainda mais se a sua escolha como smartphone recair sobre um Google Pixel. Com cancelamento ativo de ruído, modo transparência, excelente autonomia e qualidade sonora, os Pixel Buds Pro são os fones que melhor se adequam aos utilizadores Android, além de fornecerem a melhor experiência com a Assistente Google. Os extras que a app Pixel Buds Pro oferece, também é uma mais valia para quem usa os Pixel Buds Pro.

Por outro lado, se o teu dispositivo principal for um iPhone, não faz muito sentido os Pixel Buds Pro. Eles não são compatíveis com o processo de emparelhamento rápido da Apple, não dá para sincronizá-los com o iCloud, não consegues usá-los com a Siri e a aplicação Pixel Buds não está disponível para iOS, de forma a controlares todas as funcionalidades nela presentes.

Quanto muito, só podes emparelhá-los manualmente com o iPhone e reproduzir o áudio. Também não terás acesso à Assistente Google nem desfrutarás de ligações super nítidas, pelo menos por enquanto.

Por Samuel Pinto profile image Samuel Pinto
Publicado a
Reviews Google