• Home
  • Reviews
  • Google Pixel Watch 2 (Review): uma evolução contínua
Smartwatch Google Pixel Watch 2 junto com a sua embalagem
Por Samuel Pinto

Google Pixel Watch 2 (Review): uma evolução contínua

Com a chegada da Google a Portugal de forma oficial, o Pixel Watch 2 também faz parte do leque de produtos que estão ao alcance dos portugueses. A segunda geração do relógio inteligente da Google evoluiu bastante face ao modelo de primeira geração. Nesse sentido, conhece todos os detalhes do Pixel Watch 2 através desta review, e depois decide de deves adquirir este smartwatch, Made by Google.

À semelhança de outros produtos eletrónicos, o mercado está recheado de smartwatches para todos os gostos, tamanhos e feitios. Apesar disso, o Pixel Watch 2 destaca-se claramente da esmagadora maioria dos concorrentes. Os principais destaques do Pixel Watch 2 são a melhoria da duração da bateria, melhor integração com o Fitbit, novos sensores bem aprimorados e uma melhor performance. Estes elementos, fazem do smartwatch Pixel Watch 2 uma das melhores escolhas para os utilizadores Android.

Design e usabilidade do Google Pixel Watch 2

O design do Pixel Watch 2 está em linha com o seu antecessor. O novo modelo foi construído com uma estrutura de alumínio ao invés de aço inoxidável como o de primeira geração. Desse modo, a Google entrega um dispositivo 10% mais leve, face ao modelo de primeira geração. Pode parecer pouco, mas nota-se a diferença de peso no pulso, tornando-o mais confortável.

O design circular clássico, será à partida, o que mais consenso poderá reunir entre os fãs de relógios inteligentes. Com uma estrutura de 41 mm, o Pixel Watch 2 consegue entregar um design bonito, minimalista e elegante, especialmente se os utilizadores não tiverem um pulso demasiado grande.

Relógio Pixel Watch 2 colocado num pulso
Google Pixel Watch 2

Ainda assim, há um detalhe que me saltou à vista. As bezels ou margens do ecrã do relógio ainda são proeminentes, quando comparados com outros modelos concorrentes de design semelhante. Essa área de ecrã poderia ser mais bem aproveitada. Apesar disso, gostei do ecrã curvado do Pixel Watch 2, que como supracitado, confere-lhe uma certa elegância e requinte.

A mecânica da coroa háptica do relógio é bem responsiva e eficiente ao toque. Um toque para abrir o menu de aplicações, dois toques para abrir a carteira, e um long press para abrir as opções de emergência, funcionam na perfeição. O scroll da coroa também é rápido e bastante fluído. De igual forma, o botão lateral também corresponde bem aos comandos executados. Um toque para mudar para as aplicações usadas recentemente e um long press para chamar a assistente Google.

Coroa háptica e sensores do Pixel Watch 2
Coroa háptica e sensores do Pixel Watch 2

Outra funcionalidade que achei muito útil, é a possibilidade de efetuar e receber chamadas no Pixel Watch 2, isto claro com um smartphone Android por perto. A versão LTE do Pixel Watch 2 ainda não está disponível em Portugal. O áudio do relógio é bom, seja a ouvir alguém numa chamada ou a receber notificações. Os microfones do relógio também são muito competentes. Do outro lado a minha voz era perfeitamente audível e sem distorção.

Por fim, a forma como se retira e troca as braceletes é diferente de muitos smartwatches, porém, depois do hábito, também é de fácil domínio. As braceletes do modelo de primeira geração, são compatíveis com o Google Pixel Watch 2. Para quem tem pulsos grandes, seria bom que a Google tivesse disponível o seu portfólio modelos maiores do Pixel Watch. Talvez no futuro, a Google decida introduzir modelos com mais de 41 mm para pulsos grandes.

Tamanho e peso do Pixel Watch 2

• Diâmetro: 41 mm
• Altura: 12,3 mm
• 31 gramas (sem bracelete)

Bateria e autonomia

Incorporado no Pixel Watch 2 vem uma bateria recarregável composta por iões de lítio com uma capacidade de 306 mAh. Na prática, e segundo a Google, isso significa que podes conseguir até 24 horas de autonomia com o ecrã sempre ligado. Logicamente que esses valores poderão ser um pouco inferiores. Vai depender da quantidade de funcionalidades (exercícios, corrida, sono, etc.) que estejam ativas no smartwatch, se o brilho do ecrã está mais elevado ou menos elevado, e se recebes muitas notificações nele.

No meu caso, desde que estou a usar o relógio e à data desta publicação, por duas vezes é que o Pixel Watch 2 durou bem menos que as 24 horas. As restantes vezes conseguiu uma autonomia muito perto das 24 horas. Para o recarregares, tens dentro da embalagem um cabo de carregamento rápido USB-C que fornece uma velocidade de carregamento aceitável. Precisas de cerca de 45 minutos para recarregares até aos 80% e cerca de 1 hora e 20 minutos até alcançar os 100%.

Ainda relativo ao carregador, a segunda geração do Pixel Watch é recarregada com um novo carregador magnético de 4 pins. Nesse ínterim, já ficas a saber que o carregador (apenas) magnético do Pixel Watch de primeira geração, não é compatível com o Pixel Watch 2.

Durabilidade e resistência à água

A durabilidade do ecrã do Google Pixel Watch 2 está à responsabilidade do vidro da Corning Gorilla Glass 3. Embora já tenha uma resistência boa, convém salientar que não tem a durabilidade e resistência mais recente da Corning, a saber, Gorilla Glass Victus 2, por isso, é sensato alguma precaução.

A resistência à água do Pixel Watch tem as seguintes certificações:|
• 5 ATM (Suporta pressão equivalente a uma profundidade de 50 metros)
• IP68 ( À prova de poeira, proteção contra a imersão e resistente à pressão.

Funcionalidades e sensores do Pixel Watch 2

Quando se fala de fitness, saúde e bem-estar, é sabido que os smartwatches têm como foco principal esses elementos. O Pixel Watch 2 não é exceção e entrega ao seus utilizadores vários sensores aprimorados, 3 deles totalmente novos. Desse modo, o Pixel Watch 2 é um fiel companheiro que te ajuda a estar na melhor forma física e ajuda-te a controlar melhor algumas áreas da tua saúde.

De ressaltar que o Pixel Watch 2 não é um dispositivo médico substituto de outros instrumentos usados na medicina, porém, dá uma ajuda preciosa para que tomes as providências necessárias caso detetes alguma irregularidade com o teu corpo. De forma a fazeres uma melhor gestão de todas as funcionalidades incorporadas no relógio, terás que utilizar a aplicação Fitbit, onde podes usufruir de 90 dias de Fitbit premium para experimentares.

Saúde

O Pixel Watch 2 tem embutido vários sensores que te ajudarão a obter informações mais exatas e fidedignas relativas ao bem-estar e saúde:

• Sensor de frequência cardíaca, até 40% mais preciso durante atividades intensas.
• Sensor de temperatura da pele.
• Sensor elétrico para medir a condutância da pele (cEDA) para a monitorização da resposta corporal (possíveis sinais de stress).
• Sensores vermelhos e infravermelhos de monitorização da saturação de oxigénio (SpO2).
• Sensores elétricos multiusos compatíveis com a app ECG (eletrocardiograma).

Sensores na traseira do Pixel Watch 2
Sensores na traseira do Pixel Watch 2

Outros recursos relacionados com a saúde e bem-estar:

• Frequência cardíaca em repouso.
• Notificações da frequência cardíaca baixa ou elevada.
• Notificações de ritmo cardíaco irregular.
• Gestão da pontuação de stress.
• Rastreamento do sono e fases do sono.
• Pontuação do sono.
• Perfil de sono.
• Acompanhamento da saúde menstrual.

Uma das funcionalidades que mais uso, tem que ver com o sono. Como tenho algumas dificuldades de sono, achei toda a mecânica relacionada com este tópico muito funcional e precisa. Na app Fitbit tens acesso a toda a informação capturada pelo Pixel Watch 2, desde a pontuação do sono, as horas de sono, cronograma de sono e tempo nos estágios do sono. No meu caso, esta funcionalidade tem-me ajudado a orientar melhor as noites de sono e a dormir o necessário.

Pixel Watch 2 com informações de sono
Pixel Watch 2 com informações de sono

Outro recurso que aprecio muito é o sensor de temperatura da pele. Para teres acesso aos valores da temperatura terás que dormir com o relógio durante 3 noites para estabelecer um valor de referência da temperatura. Desta feita, o relógio e o telemóvel comunicam o desvio médio da temperatura da pele em relação ao valor de referência em graus. Estas informações podem oferecer estatísticas úteis para gerires o teu bem-estar.

Por fim, um outro sensor que valorizo muito é o sensor de respostas corporais para a gestão do stress. Com a monitorização das respostas corporais durante todo o dia através do sensor cEDA, o relógio consegue identificar sinais físicos de stress, entre outros detalhes. Nesse sentido, e mediante os fatores identificados, tenho condições de lidar da melhor forma com esses elementos e atenuar as efeitos de mal-estar.

Fitness

No que as atividades de fitness diz respeito, o Pixel Watch dá suporte a 41 exercícios físicos diferentes. Além disso, a monitorização do ritmo cardíaco da Fitbit permite-te obter informações mais exatas sobre calorias queimadas, minutos em zonas de atividade e padrões de sono.

Com a opção Treino Rítmico, podes cumprir com os teus objetivos de uma forma mais rápida. Para tal, só tens que definir um objetivo de ritmo enquanto corres para obteres um feedback em tempo real sobre quais os objetivos que faltam cumprir.

O Modo de treino automático do Pixel Watch 2 encarrega-se de detetar, iniciar, parar e pausar automaticamente sete exercícios diferentes que são eles:

• Corrida.
• Caminhada.
• Ciclismo ao ar livre.
• Ciclismo fechado.
• Passadeira.
• Remo.
• Bicicleta elíptica.

Pixel Watch 2 com suporte a 41 exercícios físicos diferentes.
Pixel Watch 2 com suporte a 41 exercícios físicos diferentes.

Outros recursos relacionados com atividades fitness:

• Treinamento da Zona de Frequência Cardíaca.
• Visualizações aprimoradas de treino.
• Minutos da Zona Ativa.
• Pontuação de prontidão diária (Fitbit Premium).
• Pontuação Cardio Fitness.
• Vê exercícios físicos no smartphone (Fitbit Premium).
• Vê os teus passos e distância percorrida com o GPS integrado do relógio.

Dos vários exercícios físicos que efetuei com o Pixel Watch 2 como, corrida, caminhada e bicicleta, o modo de treino automático funcionou como o esperado. Após o começo da corrida e bicicleta, recebi uma notificação para começar a contagem de todos os dados relacionados a cada atividade física.

Outros sensores do Pixel Watch 2

• Bússola
• Altímetro
• Sensor ótico de vários caminhos de ritmo cardíaco.
• Acelerómetro de 3 eixos.
• Giroscópio.
• Sensor de luz ambiente.
• Barómetro.
• Magnetómetro.

Segurança e emergência

• Define um cronómetro quando estiveres fora que partilha a tua localização com os contactos escolhidos quando ele expirar.
• Notifica os contactos escolhidos sobre a tua localização e o nível de bateria e se já estás numa chamada.
• Partilha os teus dados médicos em caso de emergência.
• Os socorristas podem descobrir se sofreste uma queda grave.

Ecrã e interface do Pixel Watch 2

O Pixel Watch 2 está equipado com um ecrã AMOLED de 1,2 polegadas com uma densidade de pixels de 320 ppp com cores DCI-P3 e um pico de luminosidade máxima de até 1000 nits. Neste modelo é possível ter o ecrã sempre ligado.

A interface de utilizador do Pixel Watch 2 está a cargo do software Wear OS 4.0 da Google. Achei a interface bem fluida, suave, responsiva, mas também bem estruturada e fácil de usar. Além disso, o relógio também tem uma seleção de mostradores, que fornece alguma capacidade de personalização. Ainda assim, se pretendes mais personalização através de mais mostradores e complicações terás que recorrer à aplicação Pixel Watch, ou a aplicações de terceiros.

Aplicações Câmara e Carteira no Pixel Watch 2
Aplicações no Pixel Watch 2

Existe uma panóplia de aplicações disponíveis para o relógio inteligente da Google e podem ser instaladas diretamente da Play Store embutida no Pixel Watch 2. Aplicações dedicadas como o WhatsApp, Spotify, Outlook, Mapas, Google Home, Gmail, Flightradar24, entre muitas outras, podem ser usadas diretamente no teu pulso. Embora o ecrã seja pequeno, com um esforço consegue-se executar as tarefas necessárias dentro das aplicações.

Aplicação Pixel Watch e aplicação Fitbit

Aplicação Pixel Watch

A aplicação Pixel Watch é uma espécie de central de controlo do teu Pixel Watch 2. Podes configurar e gerir o teu relógio inteligente através do teu dispositivo Android. Com ela, podes fazer as seguintes coisas:

• Personalizar os mostradores.
• Configurar o Google Assistente.
• Configurar a aplicação Carteira.
• Gerir as notificações e alertas
• Gerir as contas Google.
• Gerir as configurações de privacidade
• Fazer a gestão dos cartões do relógio.
• Sincronizar o Pixel Watch 2 com o Fitbit.
• Instalar e gerir as apps da Play Store.
• Fazer a gestão das preferências, segurança e emergência do relógio.
• Definições do sistema.
• Apoio técnico e acessibilidade.
• Tirar capturas de ecrã do relógio.

Aplicação Fitbit

A Google deu especial enfoque na aplicação Fitbit para o seu Pixel Watch 2. Muitos dos recursos e funcionalidades Fitbit foram embutidos no relógio inteligente da Google, por isso, faz todo o sentido o seu uso. Para usufruires da melhor maneira o Pixel Watch 2, tens que instalar a aplicação no teu smartphone Android.

Se a aplicação Pixel Watch é a central de controlo do relógio, então a Fitbit é a central de controlo de todos os teus dados de fitness e saúde. Dividida em três categorias, a primeira é o separador Hoje, onde tens acesso a todos os teus dados de sono, atividade física, saúde, stress e mindfulness e nutrição.

A segunda é o separador Coach, onde tens acesso a vídeos de exercícios físicos e de relaxamento. E o terceiro é o separador Você onde tens uma área dedicada ao teu progresso, objetivos e conquistas conseguidas.

Nota que algumas destas funcionalidade só funcionarão mediante uma subscrição Fitbit premium. Mas como já supracitado, podes usufruir de 90 dias de Fitbit premium para experimentares.

Performance e especificações técnicas do Pixel Watch 2

Performance

A performance do Pixel Watch 2 é rápida, fluida e responsiva graças ao chip Qualcomm 5100. É razoável aceitar que a fluidez também se deve à otimização do Wear OS mesmo a executar tarefas dentro das aplicações.

Especificações técnicas

Chip: Qualcomm 5100 e Coprocessador Cortex M33.
Sistema operativo: Wear OS 4.0.
Armazenamento: Memória flash eMMC de 32 GB.
Memória RAM: SDRAM de 2 GB
Ecrã: AMOLED de 320 ppp, brilho máximo de 1000 nits e ecrã sempre ligado.
GPS: GPS, GLONASS, BeiDou, Galileo, Quasi-Zenith Satellite.
Microfone: Sim
Altifalante: Sim
Compatibilidade: Android 9 ou posterior.
Conectividade: Bluetooth 5.0, NFC, Wi-Fi 802.11 b/g/n (2,4 GHz).

Conteúdo na caixa do Pixel Watch 2

• Google Pixel Watch 2
• Bracelete de atividade (de tamanho pequeno e grande)
• Cabo de Carregamento Rápido USB-C
• Guia de início rápido

Cores, preço e disponibilidade do Pixel Watch 2

Cores

• Estrutura de alumínio em preto mate com braceletes na cor Obsidiana.
• Estrutura de alumínio em prata polida com braceletes na cor Azul Baía.
• Estrutura de alumínio em prata polida com braceletes na cor Porcelana.
• Estrutura de alumínio em ouro champanhe com braceletes na cor Avelã.

Preço e disponibilidade

O Pixel Watch 2 está disponível na Google Store Portugal com um preço recomendado de 399 €. No entanto, até às 23 horas do dia 25 de dezembro podes adquiri-lo pelo preço de 349 €. Este desconto de 50 € também se estende a outras lojas online e lojas de varejo físicas de produtos eletrónicos.

Prós e Contras do Pixel Watch 2

Prós

• Novos sensores como o de deteção de stress e de temperatura de pele.
• Opções avançadas de segurança e emergência.
• Vasto leque de opções de exercícios físicos.
• Uma boa seleção de estatísticas de saúde.
• Boa qualidade na construção.
• Excelente integração com o Fitbit.
• Uma boa performance.
• Confortável de usar.

Contras

• Apenas disponível no tamanho 41 mm.
• A bateria podia dura mais um pouco.
• Fitbit Premium necessário para algumas estatísticas.
• Bezels ou margens do ecrã do relógio ainda são proeminentes.
• Sem integração com outros ecossistemas.

Conclusão

Efetivamente, o Pixel Watch 2 é o smartwatch que neste momento, está melhor integrado no ecossistema Google. Além disso, os sensores nele incorporados são bastante competentes seja para o fitness, ou para rastreares a tua saúde e bem-estar.

Com uma panóplia de opções de exercícios físicos e uma boa seleção de estatísticas de saúde, o Pixel Watch 2 é sem sombra de dúvidas um os smartwatches que deves ter em consideração, se fores utilizador Android. Com avanços significativos como estes, a Google na sua gama Pixel Watch, tem tudo para produzir o melhor smartwatch do mercado para Android no futuro.

Por Samuel Pinto profile image Samuel Pinto
Publicado a
Reviews Google