Google quer reinventar a internet com AI, mas a coisa está a correr mal
  • Home
  • Opinião
  • Google quer reinventar a internet com AI, mas a coisa está a correr mal
Filipe Alves

Google quer reinventar a internet com AI, mas a coisa está a correr mal

PUB

Na passada Google I/O, a empresa de Mountain View fez uma palestra de 2 horas a falar de AI. A Google referiu que o futuro da Internet é com IA, ou AI, (Inteligência Artificial), contudo, as coisas não estão a correr bem.

A sua nova AI Overview - que está apenas disponível nos EUA - é uma versão do ChatGPT dentro da pesquisa Google. Tudo parece muito bonito para o utilizador final, porém, as coisas não estão a correr bem. Além disso, teme-se que o futuro da Internet esteja em risco devido à quantidade de conteúdo feito por AI. Mas vamos por partes:

Os passos da Google com a nova AI

Os passos da Google com a nova AI
  • Google apresenta AI Overveiw na Google I/O
  • Criadores de conteúdo para internet questionam a sua relevância no mundo web
  • Novo formato de pesquisa entra na pesquisa dos EUA
  • Utilizadores reportam diversas informações erradas na pesquisa
  • Google Overview refere a utilizadores para deitar "Super-cola" na pizza (entre outros)
  • Google está severamente em alerta com a quantidade de barbaridades da sua AI
  • Leak na Google mostra como o rankin do Google Search funciona
  • Google confirma o leak (assumindo que andou a mentir aos anos aos criadores de conteúdo na internet)
  • Google restrite a AI em alguns tópicos que oferece respostas seriamente erradas
  • Só o futuro dirá o que se passará a seguir.

Tenho de começar com o segundo ponto deste bullet point que está acima. Até porque, no final do dia, é o nosso trabalho.

Mais do que isso, a situação está tão má para aqueles lados que sinceramente não sei qual será o próximo passo. Mas já Einstein dizia "Nada neste mundo dura para sempre, nem os nossos problemas".

O problema de criadores de conteúdo para a Web, como eu, é que deixa de haver muita vontade para escrever. Se a AI da Google vai eventualmente dar a resposta, por que trabalharei para não ter as tão amadas visualizações? Vamos encarar a realidade, todos os sites vivem disso.

O problema a longo prazo é que deixará de haver conteúdo humano. Neste momento a AI não resolve tudo. Não sabe dar respostas. O que faz é avaliar respostas da Web e tentar encaixar aquela que mais se adapta à questão. Deixando de haver humanos a dar essa informação, a AI deixa de ter novo conteúdo para absorver. Ou seja, encaminhamo-nos para o caminho do filme "idiocracy" que recomendo mesmo ver.

A AI (ainda) não é a solução

A AI (ainda) não é a solução

Quando os seres Humanos conseguirem (e acredito que o venham a fazer) criar uma AI capaz de aprender sem outro input, as coisas mudam de figura. Mas para isso teremos de criar uma AI com "Autoconsciência". Será que queremos isso?

Se por ventura a AI se questionar o que pode fazer para salvar o mundo, a resposta básica é eliminar os Seres Humanos.

Ou seja, esta é uma questão profunda. Isto da AI é tudo muito bonito, mas o problema que enfrentaremos num futuro breve é grande.

Google AI OverView é mau. Ponto final

A Google ficou conhecida por fornecer um serviço de pesquisa extremamente eficiente. Daí ter ganho batalhas com a Yahoo, Yandex, Bing ou até a aeiou. Contudo, se olharmos para o que a AI Overview está neste momento a oferecer são respostas tremendamente erradas.

Casos tem sido reportados onde a AI Overview recomenda deitar Super-Cola numa pizza para ter mais sabor. Ou então comer pedras. Coisas sem qualquer sentido.

Além disso, esta AI reflete bastante em sites de conteúdo criado sem grandes filtros. Como, por exemplo, o Reddit. Ou seja, temos respostas a questões sérias que são literalmente piadas entre users do Reddit.

A Google está num valente pickle

Em suma, estou seriamente entusiasmado com o futuro da AI. Perceber (novamente) como o Google Search funciona é uma paixão que vive comigo há uns anos (o meu principal trabalho é SEO).

Porém, temos de saber encarar a realidade. A Google está a ver a OpenAI a atacar forte com AI e está a fazer tudo e mais alguma coisa para surpreender. A verdade é que está a surpreender, mas pelas razões erradas.

Vê mais no Droid Reader:

Filipe Alves profile image Filipe Alves
Publicado a
Opinião Google