HONOR Magic V5: As primeiras impressões do dobrável que quer conquistar a Europa

Após o lançamento europeu do dobrável mais fino, o DroidReader dá-te a conhecer como é, de facto, ter este equipamento nas mãos.

28 de Ago de 2025
HONOR Magic V5: As primeiras impressões do dobrável que quer conquistar a Europa

Estamos em Londres e a HONOR acabou de lançar para o mercado europeu a sua mais recente aposta no segmento dos dobráveis. Com um preço recomendado de 1.999€ e a chegar às lojas já em setembro (e com uma campanha de pré-venda recheada), será que este equipamento merece a vossa atenção?

HONOR Magic V5 - A experiência de utilização

Uma coisa é o que está no papel, outra é usar, de facto, o HONOR Magic V5. E, neste ponto, posso dizer-te que a sua construção se sente na sua utilização, onde os cantos arredondados, espessura e peso tornam o V5 num dobrável confortável de usar. Não só com o seu grande ecrã interno, como o ecrã exterior, tornando fácil a usabilidade com apenas uma mão. E, de alguém que usa um Galaxy S23 Ultra, a diferença na ergonomia é enorme.

O anel da câmara apresenta-se com destaque, onde a moldura com relevo o distingue da concorrência. O modelo dourado é, sem dúvida, o mais bonito, onde a pintura do vidro traseiro cria um efeito onde as cores se expandem. Existe aqui, contudo, algo de notar: o grande módulo fotográfico acrescenta ao corpo uma tendência a tombar no lado oposto da utilização e que se faz sentir nas primeiras utilizações. O mesmo se verifica quando o equipamento está pousado numa mesa, onde este não consegue estar totalmente assente, o que pode ser desconfortável.

Apesar do módulo prominente, as câmaras são vibrantes e o zoom consegue dar-nos o detalhe que queremos. Claro que será necessária uma análise mais abrangente, mas posso desde já dizer que a interface ajuda no aproveitamento dos sensores principais, especialmente ao podermos usar, como num Pixel Pro Fold ou Z Fold, o ecrã externo como viewfinder.

Não obstante, é notório como o HONOR Magic V5 é robusto com as suas curvas e dobra quase invisível. Na verdade, durante a apresentação assistimos ao equipamento suportar uma cabine londrina o que nos dá confiança na usabilidade a longo prazo.

0:00
/0:16

O MagicOS 9.0.1, assente no Android 15, revela-se com uma forte aposta em inteligência artificial aplicada à produtividade e à segurança. Destacam-se ferramentas como o AI Notes, capaz de gerar resumos automáticos de reuniões, o AI Document, que organiza e compara ficheiros em mapas mentais, e a inovadora deteção de deepfakes em vídeo, que funciona localmente no dispositivo e protege os utilizadores durante videochamadas contra tentativas de fraude.

A fluidez geral do sistema é garantida pelo Turbo X Engine e pelo Predictive Scheduling Engine, que otimizam multitarefa e autonomia da bateria. Do lado da interface, surgem novidades como os Smart Capsules, que mostram notificações contextuais discretas, e os novos estilos personalizáveis de ecrã de bloqueio. Sem o assistente YOYO no ocidente, o MagicOS 9.0 aposta numa experiência mais simples, mas ao mesmo tempo mais segura, intuitiva e adaptada às necessidades do dia a dia.

No HONOR Magic V5 essa experiência é elevada, onde se consegue partilhar ficheiros até com sistemas Apple, o que o destaca da concorrência e acrescenta um toque de unicidade ao dobrável. Por falar em Apple, contudo, a interface tem grandes elementos inspiracionais no iOS o que pode ajudar, para alguns, a migração entre ecossistemas.

Veredito

Apesar de ser cedo para vos falar de como se comporta este equipamento que toca nos 2000€, a nossa review irá sem dúvida incidir na usabilidade, não só das já habituais ferramentas de IA, assim como na capacidade deste dobrável aguentar diversos perfis de utilização, quer de trabalho, quer lúdico.