Cada vez menos pessoas tem trocado o seu smartphone Android para o iPhone. Ainda assim, o número ainda é alto para aquilo que se esperava.
Atenção que os dados desta análise são maioritariamente dos EUA, onde o iPhone tem um mercado consideravelmente maior que nos outros países. Porém, é bom saber que no mercado mais competitivo do mundo, o Android tem ganho cada vez mais destaque.
Utilizadores agarram-se mais ao Android em vez de migrarem para o iPhone
De acordo com os dados da Counterpoint, 13% dos novos iPhones ativados em 2023 eram previamente de donos de smartphones Android.
Ainda que o número pareça alto, temos de ter em conta que no ano 2022, este número chegou aos 15%. Ou seja, começamos a ver um declínio de utilizadores Android que trocam o seu smartphone pelo equipamento da maçã trincada.
Android ganha no resto do mundo
Ainda assim, temos de perceber que o sistema Android tem uma cota de mercado consideravelmente maior que o iPhone.
Até porque existe uma maior diversidade de equipamentos com esse sistema operativo. O facto do sistema Android ser "Open Source", faz com que muitos fabricantes olhem para o sistema operativo como a solução principal do software do seu equipamento.
Infelizmente, nos dias de hoje apenas temos 2 grandes sistemas no mercado. Depois de marcas como a Microsoft ou até o sistema Ubuntu terem entrado no mercado (gloriosos dias), acabaram por perceber que não há mercado para explorar sem irreverência. Afinal de contas, convencer um utilizador a mudar de sistema operativo não é nada simples.
Nesse aspeto a Apple tem vindo a ganhar nos últimos tempos. Embora os seus equipamentos tenham um preço mais alto, temos visto investimentos como os modelos "SE", que dão a sensação de ecossistema Apple com um valor consideravelmente mais baixo que os demais iPhones.
Teremos de esperar para ver. É bom saber que o sistema Android agarrou mais utilizadores este ano (2023) que no ano anterior. Mostra aquela solidez e crescimento que tanto queremos ver.
Deixa o teu comentário