Novo Chromecast continua a não suportar alimentação através de porta USB das TVs

Depois de conhecermos o novo Chromecast com Google TV económico sabe-se agora uma diferença que te pode desanimar relativamente à sua possível compra. O novo dispositivo da Google não consegue ser alimentado pela porta USB de uma televisão (que normalmente entregam apenas 5W de potência), ao contrário dos Chromecasts lançados entre 2013 e 2018.

A fabricante confirma a informação ao indicar que o novo Chromecast com Google TV (HD), tal como a sua variante 4K, tem na caixa um adaptador de corrente e que o mesmo é necessário para o seu funcionamento.

Eu que ainda utilizo um Chromecast de primeira geração (2013), uso precisamente essa função de alimentação via TV, para não ter de usar uma tomada elétrica ocupada propositadamente para alimentar o pequeno dispositivo. Ainda assim não vejo isto como uma desvantagem, porque ao ser alimentado diretamente na tomada, o Chromecast está always-on e ele assim não tem de iniciar quando ligo a televisão, o que faz com que a interação que queremos fazer com ele seja mais rápida. Porém, entendo quem olhe para isto como tal, principalmente se não tiver muitas tomadas disponíveis por trás da TV da sala, ou da cozinha.