A próxima família de topo da Samsung está a poucas semanas de distância e, como é natural, surgem diariamente novas informações. Com muitas delas a revelarem-se contraditórias ou mesmo falsas, temos acompanhado estes desenvolvimentos com cautela. Ainda assim, começam a existir várias certezas e, quer através do desenvolvimento da beta da One UI 8.5, quer de listagens antecipadas em retalhistas, já é possível avançar com detalhes sobre cores, opções de armazenamento, acessórios e até novas funcionalidades.
Cores e armazenamento
Foi por meio de um retalhistas europeu que ficámos a saber as cores e opções de armazenamento que dão a conhecer, até, uma novidade: o desaparecimento da opção de 128GB no modelo base. Assim sendo, os consumidores poderão esperar encontrar a gama com as seguintes capacidades:
- Galaxy S26 – 256 GB e 512 GB
- Galaxy S26+ – 256 GB e 512 GB
- Galaxy S26 Ultra – 256 GB, 512 GB e 1 TB
Algumas versões empresariais (“Enterprise Edition”) podem ser vendidas apenas com 256 GB e na cor preta. Mas, por falar em cores, todas as variantes listadas surgem com as mesmas quatro cores base:

- Preto
- Branco
- Violeta Cobalto
- Azul Celeste
Estes acabamentos podem variar consoante o mercado, sendo ainda possível que algumas cores exclusivas, como Silver Shadow ou Pink Gold, fiquem reservadas à loja online da marca. Ainda neste campo, e como já se veio a saber, o Violeta Cobalto deverá ser a cor escolhida pela empresa para o material promocional (hero color), enquanto o branco será descrito como “puro”, segundo o conhecido leaker Ice Universe. No que toca às cores, ficámos também a saber que, muito provavelmente, a Samsung irá abandonar o titânio na linha Galaxy S, apenas dois anos após a sua introdução.
Funcionalidades extra para a câmara e modo jogo

A Samsung tem procurado dar destaque ao gaming nos últimos anos e, quer isso se tenha traduzido numa versão exclusiva do processador da Qualcomm ou em melhorias térmicas, a One UI 8.5 promete elevar a fasquia com controlos acrescidos para os que percebem do assunto através do novo Game Booster+. Isto permitirá, entre outras coisas, que títulos que antes só respondiam ao toque no ecrã possam agora ser jogados com um comando físico através do mapeamento de controlos tácteis para botões e gatilhos, além de oferecer opções de ajuste fino de desempenho como a configuração de CPU e GPU por jogo para otimizar a experiência de jogo e redução de tempos de introdução ao permitir avançar automaticamente os vídeos iniciais dos jogos.








Fonte: SammyGuru
Já no campo da câmara, foram detetadas várias novidades no módulo Assistente de Câmara, que passam a incluir:
- Controlos avançados em fotografia, como a definição da velocidade mínima do obturador, limite máximo de ISO e ajustes de balanço de brancos e exposição, mesmo no modo foto normal.
- Melhorias na focagem em vídeo, incluindo foco autónomo independente da auto-exposição e maior personalização visual do focus peaking.
- Novas opções de estabilização e gravação, como um controlo dedicado para ativar ou desativar o OIS e um modo que reduz o brilho do ecrã durante a gravação de vídeo para poupar bateria.
- Suporte para controladores TILTA sem fios, reforçando o foco em utilizadores mais profissionais.
- Capacidade de guardar e partilhar predefinições de fotografia, facilitando fluxos de trabalho consistentes.
- Reorganização das definições da aplicação de câmara, com nomes mais claros — como Scene Detection em vez de optimizadores automáticos — e simplificação de opções como o armazenamento de vídeo em dispositivos externos.
- Interfaces mais limpas nos modos Pro e Pro Video, oferecendo uma experiência de captura mais precisa e personalizável, tanto para utilizadores casuais como para entusiastas.
O ecrã do S26 Ultra será, sem dúvida, a estrela
Breaking News!
— Tarun Vats (@tarunvats33) January 21, 2026
A screenshot shared by the Good Lock team has indirectly confirmed one of the most anticipated Galaxy S26 Ultra feature 'Privacy Display' pic.twitter.com/ED7CC1Yl7Q
Por último temos o ecrã de Privacidade e que será dos destaques. Já confirmado pela própria Samsung aquando do anúncio da nova Bixby, este ecrã irá combinar software e hardware para acabar com aqueles que gostam de espreitar o que estamos a fazer.

Exemplos desta tecnologia já foram, na verdade, apresentados pela Samsung na MWC de 2024:
If you still don’t have a clear idea of what the private screen on the Galaxy S26 Ultra is, just watch this video. Once you do, you’ll immediately understand why this is easily the most marketable feature of the S26 Ultra. pic.twitter.com/93uTzFAR5Y
— Ice Universe (@UniverseIce) January 15, 2026
Carregamento Qi2 confirmado com novo acessório

Termino esta publicação com detalhes daquele que será um de muitos acessórios para a linha S26: uma bateria com carregamento magnético, semelhante ao que oferece a concorrência. Com um preço na Europa a rondar o 59,90€, a bateria contará, também, com um stand para se conseguir visualizar conteúdo de forma mais cómoda.


Fonte: winfuture
Este acessório, referido pelo código EB-U2500, virá com uma bateria de cerca de 5 000 mAh, suporte a 15 W de carregamento sem fios Qi2 e até 20 W por cabo USB-C. Em teoria, este dobrará, no caso do S26 Ultra, a capacidade de utilização do produto para o dobro, já que é esperado que o modelo mantenha a mesma bateria de 5000 mAh.