O smartphone acompanha-nos no nosso dia-a-dia, em todo o lado, sendo que a sua função de nos manter conectado passa em muito pela conexão à rede móvel. Ainda que os nossos dispositivos sejam cada vez mais evoluídos, todos requerem um cartão SIM para nos garantir o acesso à rede móvel, permitindo chamadas, SMS e acesso à internet na ausência de Wi-Fi.
Dessa forma, hoje em dia temos a possibilidade de configurar cartões SIM em formato físico e virtual (eSIM), sendo que a primeira opção continua a ser a mais popular, ainda que a segunda tenha grandes probabilidades de se vir a tornar a norma nos próximos anos.
Ora, ainda que não totalmente comum, o cartão SIM físico é um objeto que está sujeito a falhas. Pode a falha depender o próprio cartão. ou até, por vários motivos, do smartphone onde está inserido. E nessas situações, um erro será apresentado no dispositivo que nos alertará para o facto de não haver um SIM detetado.
Neste artigo vamos perceber quais as nossas hipóteses para resolver um caso em que o cartão SIM não esteja a ser detetado pelo nosso smartphone.
Verificar o cartão SIM
A primeira opção que temos para identificar um problema com a conectividade do cartão SIM será verificar o estado do cartão. Extraindo o cartão do nosso dispositivo podemos verificar, em primeiro lugar, se está bem colocado. O cartão mal colocado pode não funcionar conforme devido, pelo que devemos seguir as instruções do suporte de cartões SIM e encaixá-lo corretamente no smartphone.
Também é importante verificar o estado do cartão em si. Havendo sinais de sujidade, deve o cartão ser limpo antes de ser novamente colocado no smartphone. Não menos importante será verificar a existência de algum tipo de dano que esteja a interferir com a utilização do cartão. Nesse caso, o utilizador deve contactar a operadora com vista à substituição do cartão.
Verificar o próprio smartphone
Não sendo o problema do cartão, o utilizador deve verificar de seguida o hardware do próprio smartphone. Ao remover a bandeja do cartão SIM, é importante verificar se a mesma está danificada ou empenada, sendo que se tal acontecer, um dos "sintomas" será a maior dificuldade em remover ou reintroduzir a bandeja no smartphone.
Uma forma relativamente simples de confirmar que o cartão SIM está em funcionamento, nesse caso, será aplicar o mesmo noutro smartphone. Se este funcionar, o problema estará certamente no nosso smartphone.
Resolver problemas de software
Apesar de o hardware ser, na maioria dos casos, o problema mais comum, não é de excluir a possibilidade da falha advir de um erro de software. Nesse sentido, o utilizador deve proceder em primeiro lugar a um reinicio do smartphone, verificando se, assim que iniciado novamente, o cartão SIM será agora detetado.
Em seguida, mantendo-se o erro, o utilizador deve ativar e desativar consecutivamente o Modo Avião, de forma a "forçar" o smartphone a reestabelecer os sistemas de conexão.
Não havendo resposta, o utilizador pode tentar um reset às definições de conectividade. Acedendo às Definições do sistema, o utilizador deve aceder ao menu Sistema, e escolher Repor Definições de Rede Móvel e Repor Definições de Bluetooth e Wi-Fi (dependendo do modelo Android, estas opções poderão estar juntas ou separadas).
Ainda que improvável, não deve ser excluída a possibilidade de uma aplicação estar a causar o problema de conectividade. Devemos manter em atenção quaisquer aplicações recentes e, especialmente se estas forem originárias de fontes fora da Google Play Store, considerar a sua segurança para o dispositivo. Aconselha-se a desinstalar quaisquer aplicações que possam ter sido instaladas pouco antes do problema ter surgido, de forma a testar se o problema é originário dessa instalação.
Contactar a operadora ou a loja onde adquirimos o smartphone
Estando todos os casos excluídos, o passo final para resolver o problema de conectividade do nosso telefone Android será consultar um especialista. As operadoras darão suporte aos utilizadores verificando a viabilidade dos cartões SIM em questão e se existe algum erro de conexão da rede ao cartão.
Excluída a possibilidade de erro do próprio cartão e no caso de haver suspeitas de problemas com o hardware do smartphone, deve o utilizador procurar suporte junto da loja onde adquiriu o dispositivo (especialmente se ainda dentro da garantia) ou junto de um centro de reparações de confiança.