OnePlus 15: tudo o que precisas de saber
Partilhar

OnePlus 15: tudo o que precisas de saber

O OnePlus 15 é o novo smartphone topo de gama da OnePlus para 2026, trazendo muitas novidades ao nível do desempenho, autonomia e design.

Estamos a menos de dois meses do fim de 2025 e a OnePlus está já pronta para entrar em grande em 2026 com um novo smartphone topo de gama que promete ombrear com os seus rivais diretos da Samsung e Xiaomi. O OnePlus 15 teve a sua apresentação na China no passado dia 27 de outubro, onde as novidades foram reveladas na integra, havendo agora a expectativa de confirmar todas as suas características no mercado internacional, cuja apresentação oficial está agendada para a próxima quinta-feira, dia 13 de novembro.

Com um novo design, desempenho melhorado e ainda mais autonomia, há muito a apreciar no novo OnePlus 15. No entanto, também haverá algumas novidades menos boas, que poderão demover os fãs da sua compra.

Imagem: OnePlus

O OnePlus 15 apresenta um novo design que se demarca das anteriores gerações. A grande novidade passa pela ilha de câmaras traseiras, que deixa o formato circular que vimos nas últimas quatro gerações, para se fixar num formato mais quadrado, com cantos arredondados e uma superfície plana.

A ilha de câmaras é bem demonstrativa da linguagem que a OnePlus pratica no design geral do novo smartphone. Aderindo à atual tendência do mercado para as superfícies planas, o OnePlus 15 perde a ligeira curvatura das anteriores gerações na sua parte traseira, que garantia algum conforto na utilização, em prol de um design mais minimalista e moderno.

Para além de um novo formato, o OnePlus 15 apresenta também uma alteração crucial ao seu hardware, já que o famoso botão dedicado a alternar entre os modos de som, silêncio e vibração passa agora a ser substituído por uma tecla funcional configurável, ao estilo do que a Apple fez a partir do iPhone 16.

As boas notícias regressam quando falamos da construção deste smartphone, já que é sabido que o OnePlus 15 possui as certificações IP66, IP68, IP69 e IP69K, o que o coloca entre os smartphones premium certificados para resistência a água (dentro dos limites especificados).

O novo modelo possui dimensões 161.42 x 76.67 x 8.20 milímetros, com um considerável peso de 215 gramas, e poderá ser configurado em três cores: preto (Absolute Black), lilás (Mist Purple) e bege/metalizado (Sand Storm)

Imagem: OnePlus

Dentro do OnePlus 15 podemos encontrar artilharia pesada. O novo smartphone vem equipado com o recentemente estreado Qualcomm Snapdragon 8 Elite Gen 5, o mais potente processador da Qualcomm para o mercado mobile e que irá liderar os principais smartphones Android em 2026.

Dependendo da versão escolhida pelo utilizador, este processador virá 12 ou 16 GB de RAM LPDDR5X, bem como opções de 256GB, 512GB e 1TB de armazenamento UFS 4.1. As especificações do OnePlus 15 não deixam dúvidas de que este será um dos smartphones com melhor desempenho em 2026.

Para usufruir das capacidades deste novo modelo, os utilizadores terão à sua disposição um ecrã de 6.78 polegadas AMOLED, com resolução 2772x1272 (1.5K), o que significará uma densidade de 450 pixels por polegada, distribuídos num rácio 20:9. A grande novidade do ecrã para este ano será a taxa de atualização. Apesar de já ser habitual em alguns smartphones dedicados ao gaming, a OnePlus vem trazer ao smartphone topo de gama uma taxa de atualização de 165Hz, cuja utilização será precisamente possível durante as sessões de jogo. 

Aqui vemos um foco da OnePlus em atrair também um público que procure nas opções mainstream as mesmas características que apenas alguns smartphones dedicados a gaming habitualmente trazem.

Voltando às especificações do ecrã, é de relevar que este será mais um painel com tecnologia LTPO, sendo que em utilização “normal”, a taxa de atualização irá variar entre os 1 e os 120Hz, potenciando a sua eficiência. Adicionalmente, este será sem dúvida um painel preparado para a utilização fora de portas, já que a OnePlus anuncia um brilho máximo de 4,000 nits.

Imagem: OnePlus

Um dos pontos fortes das últimas gerações dos topos de gama OnePlus tem sido claramente a autonomia. Com o crescimento das baterias em tamanho e também a sua evolução para a tecnologia de silício-carbono (silicon-carbon), as fabricantes chinesas têm equipado os seus smartphones com unidades com capacidade cada vez maior. E o OnePlus 15 vem, mais uma vez, bater os recordes da própria marca, ao equipar com uma bateria com capacidade de 7,300 mAh, num aumento de 18% da capacidade face à anterior geração OnePlus 13. 

Poucas dúvidas restarão de que este será um smartphone para dois dias de utilização. Mas mesmo que o utilizador precise de carregar, a OnePlus reserva o seu já tradicional carregamento rápido, com capacidade para atingir os 120W por cabo e 50W em carregamento wireless.

Ao nível da conectividade, de destacar que o receptor e emissor infravermelhos (IR) está presente no novo modelo, bem como Bluetooth 6.0, Wi-Fi 7 e ligação por cabo via USB-C 3.2 Gen 1. 

Enquanto que na China o OnePlus 15, já apresentado, corre de fábrica o ColorOS 16, interface da OPPO para os smartphones Android, no mercado internacional o OxygenOS 16 é a interface escolhida, correndo a mais recente versão Android 16.

Imagem: OnePlus

Começamos este artigo a falar da ilha de câmaras, mas não podíamos deixar de descrever o que esta parte do dispositivo esconde. O OnePlus 15 vem equipado com três sensores de 50MP na sua traseira, ainda que todos sejam sensores diferentes. Começando pela câmara principal, esta é uma Sony IMX906, com um tamanho de 1/1.56 polegadas, abertura de f/1.8, estabilização ótica, e um ângulo de captura de 84 graus (Field of View - FoV).

Por outro lado, a câmara ultrawide é um sensor OV50D de 1 /2.88 polegadas, lente 6P, um FoV de  116 graus e uma abertura de f/2.0. Há ainda que destacar a câmara telefoto, com um sensor S5KJN5 de 1/2.76 polegadas, lente 4P, zoom ótico 3.5x, estabilização ótica de imagem e uma abertura de 1/2.76 polegadas. Já na frente temos um sensor Sony IMX709 de 32MP a fazer a função de câmara de selfies.

O preço das várias configurações do OnePlus 15 ainda não são conhecidas para o mercado internacional, mas tudo indica que o preço base deverá iniciar-se nos 899€. A expetativa para este smartphone é grande, considerando que vem trazer à linhagem da OnePlus mais um modelo extremamente competitivo, com um desempenho ao nível dos melhores e uma autonomia que cada vez mais deixa a concorrência sem resposta. Com a data de lançamento programada para 13 de novembro, a espera para o anúncio oficial será curta.