OPPO seduz com nova gama de smartphones Reno 12
Rui Bacelar

OPPO seduz com nova gama de smartphones Reno 12

PUB

A OPPO deu recentemente a conhecer dois novos telemóveis com IA - o Reno12 e o Reno12 Pro - que apresentam um conjunto de funcionalidades de IA generativa para desbloquear novos domínios de produtividade e criatividade.

Os dois modelos representam um novo capítulo na história da gama OPPO Reno como o primeiro grande lançamento sob o compromisso da OPPO de acelerar a adoção de telemóveis com IA. 

Smartphones chegam agora à Europa

Em simultâneo, adotando também um novo design elegante, com a qualidade de construção a que a marca já nos habituou. Temos boas características técnicas, além da forte aposta nos algoritmos de IA que pauta atualmente toda a indústria mobile.

Atentando nas mais importantes características técnicas, os dois modelos estão também equipados com o novíssimo MediaTek Dimensity 7300-Energy de 4nm desenvolvido exclusivamente pela MediaTek e pela OPPO para proporcionar uma eficiência energética acima da média. 

Design fluído eleva a gama Reno12

O design da nova geração de smartphones OPPO Reno12 conta com um design fluido futurista e uma estrutura de liga metálica de alta resistência. Estes atributos conferem aos smartphones um novo visual deslumbrante, bem como o título de mais robusto da série, com proteção melhorada contra quedas, pressão e água. 

Entre a diversificada gama de produtos da OPPO, a série Reno tem um significado particular para a Europa. Em 2019, o OPPO Reno 5G tornou-se o smartphone 5G pioneiro da Europa disponível comercialmente.

Nos últimos 5 anos, uns impressionantes 100 milhões de smartphones Reno chegaram às mãos de consumidores que usufruem em pleno desta experiência de utilização.

Fluidez e robustez para os novos smartphones Android

O painel de vidro traseiro dos dois modelos foi concebido com a textura Fluid Ripple da OPPO, criando uma sensação 3D semelhante à ondulação da água numa cascata.

A utilização do efeito de paralaxe garante que esta sensação visual é conseguida, preservando, em simultâneo, a mesma textura e sensação de suavidade que se tornou uma imagem de marca da série Reno.

Além do novo visual prateado, ambos os modelos oferecem mais opções de cor. Para um aspeto mais clássico, o OPPO Reno12 em Preto oferece um tom de cacau rico e um acabamento à prova de impressões digitais.

Por outro lado, no Reno12 Pro, o Preto apresenta um design de dois tons mate-brilhante com duas metades naturalmente separadas por uma fita metálica que atravessa horizontalmente a parte traseira do telemóvel.

Especificações técnicas mais poderosas para 2024

Tanto o Reno12 como o Reno12 Pro incluem um ecrã OLED de 6,7 polegadas e 120 Hz, com proteção ocular contra a luz azul reduzida em termos de hardware.

A isto junta-se a tecnologia Splash Touch da OPPO, uma solução da marca que permite que o ecrã funcione corretamente mesmo quando o ecrã ou as mãos do utilizador estão molhados.

Temos também o Corning Gorilla Glass 7i, com a sua proteção contra quedas, mantém protegido o ecrã do Reno12.

O Reno12 Pro inclui ainda o Gorilla Glass Victus 2 da Corning, o vidro de proteção mais resistente de sempre num telemóvel da série Reno, conferindo-lhe uma resistência topo de gama contra impactos, quedas, dobras e riscos. Temos ainda a classificação IP65 em ambos os modelos.

O Reno12 e o Reno12 Pro são os primeiros telemóveis com o novo processador MediaTek Dimensity 7300 Energy de 4nm. O novo processador octa-core é composto por quatro núcleos de desempenho A78 e quatro núcleos de eficiência A55.

A colaboração aprofundada entre a OPPO e a MediaTek no Dimensity 7300 Energy também proporcionou avanços no desempenho do SoC, da memória e do armazenamento através do mais recente ColorOS Trinity Engine.

Câmara fotográfica reforçada com IA

Equipada com um sensor Sony LYT-600 com focagem automática omnidirecional de pixel completo e OIS, a câmara principal do Reno12 e do Reno12 Pro oferece uma focagem mais rápida e estável para fotografias mais nítidas.

Ambos os modelos incluem também um modo Retrato com zoom até 2x para uma captura fácil de retratos deslumbrantes e ricos em Bokeh.

O Reno12 Pro eleva a experiência de retrato profissional a outro patamar, graças a uma câmara de retrato com lente teleobjetiva de 50MP que oferece um zoom ótico até 2x e uma nova câmara frontal de 50MP com focagem automática.

Temos ainda os novos efeitos de Retoque do retrato por IA que permitem ajustes em tempo real às características faciais, como o formato do rosto, a linha do cabelo, as maçãs do rosto e muito mais, ao tirar selfies tipo retrato.

Ambos os telemóveis incluem um Flash Snapshot melhorado, que ajusta o processo de exposição da câmara de forma mais ágil, permitindo que as fotografias captem efeitos de luz mais realistas e tons de pele naturais.

O vídeo 4K a 30fps também está disponível nas câmaras traseira e frontal para um vídeo de alta-definição impressionante com quatro vezes a resolução do vídeo 1080p.

Bateria e autonomia reforçados nos OPPO Reno12

As otimizações direcionadas para a estrutura do ânodo e do cátodo na bateria do Reno12 e do Reno12 Pro ajudaram a criar a bateria de 5000 mAh com a maior densidade de energia de sempre num telemóvel da série Reno, proporcionando autonomia prolongada.

Isto bem como quatro anos de durabilidade da bateria sem ter de aumentar o seu tamanho ou o dos telemóveis.

Com carregamento rápido SUPERVOOC de 80W em ambos os modelos, esta bateria pode ser carregada de 1% a 49% em apenas 18 minutos. Ou seja, sendo necessários apenas 46 minutos para um carregamento total.

Por fim, em Portugal o OPPO Reno12 Pro está disponível com um PVP recomendado de 649,99 € nos canais de venda habituais. 

Vê mais no Droid Reader:

Rui Bacelar profile image Rui Bacelar
Publicado a
Notícias OPPO