Pixel 10a: Google prepara lançamento antecipado?

O Pixel 10a é o próximo smartphone da Google a chegar ao mercado e o seu lançamento poderá acontecer mais cedo do que inicialmente previsto.

Pixel 10a: Google prepara lançamento antecipado?

O Google Pixel 9a foi um dos smartphones gama-média mais interessantes de 2025 e deixou boas perspectivas para o que a gigante das pesquisas pode fazer com o seu sucessor, o Pixel 10a, em 2026.

A Google tem vindo nos últimos anos a antecipar progressivamente o lançamento dos smartphones da linha "a", tendo passado do início do verão para, em 2025, o início da Primavera. O Pixel 10a poderá ser o próximo modelo da tecnológica norte-americana a ver a sua chegada antecipada comparativamente com data de estreia do seu antecessor.

De acordo com os mais recentes rumores do mercado, revelados por Roland Quandt, reconhecido leakster da WinFuture, o Pixel 10a poderá chegar ao mercado já em fevereiro.

O autor desta fuga de informação vai mais longe ao revelar que, em meados do próximo mês, o novo smartphone da Google deverá já estar nas prateleiras pronto para venda, o que, implicitamente indica que a sua apresentação oficial poderá ocorrer ainda mais cedo.

Por comparação, o seu antecessor Pixel 9a foi anunciado em finais de março de 2025, estando disponível nas lojas a partir de abril. Isto significa que o novo modelo poderá chegar às mãos dos consumidores quase dois meses mais cedo do que o Pixel 9a.

Fonte: Android Headlines

Esta informação providenciada por Roland Quandt veio entretanto ser reforçada por outra fonte. Em publicação online, o website Droid-Life aponta o dia 17 de fevereiro de 2026 como a data oficial de lançamento.

Para além dos rumores sobre o lançamento do Pixel 10a, Roland Quandt veio adiantar alguns pormenores sobre o novo dispositivo. Segundo Quandt, o Pixel 10a terá duas configurações de armazenamento, com 128 e 258 GB à escolha do consumidor.

Também à escolha de quem compra estará a paleta de cores, que segundo Quandt será um quarteto cujos nomes na versão inglesa serão Obsidian (preto), Fog (branco-cru) Berry (vermelho) e Lavender (lilás).

Os rumores no mercado tecnológico têm apontado para que o Pixel 10a seja um dispositivo muito semelhante ao seu antecessor, tanto a nível de especificações como ao nível do design. Ainda existem dúvidas quanto ao processador que o equipará, havendo quem acredite que a Google optará por manter o Tensor G4 ao invés de optar pelo upgrade para o mais recente Tensor G5, que equipa a restante linha Pixel 10, quebrando aquilo que historicamente tem feito com as anteriores versões do seu modelo gama-média.

Com a data de lançamento alegadamente tão próxima, não precisaremos de esperar muito para conhecer todos os detalhes sobre o próximo smartphone da Google.