Mulher a segurar num Google Pixel 8 Pro
  • Home
  • Notícias
  • Pixel Feature Drop: eis as novidades Google para março
Por Rui Bacelar

Pixel Feature Drop: eis as novidades Google para março

PUB

A Google começou hoje a disponibilizar o Feature Drop de março para o ecossistema Pixel. A distribuição, tal como em ocasiões anteriores, consiste num processo que se prolongará ao longo das próximas semanas via OTA (over the air).

O novo Feature Drop acaba de chegar e está cheio de atualizações para tornar os dispositivos Pixel ainda mais integrados com a vida quotidiana dos seus utilizadores.

Segundo a própria Google, este Feature Drop inclui melhorias no ecrã de chamadas, funcionalidades de saúde e para exercício físico alargadas para a primeira geração do Pixel Watch.

De igual modo, contam-se novas funcionalidades de produtividade para o Pixel Tablet. Estas funcionalidades começam a ser disponibilizadas hoje e prolongam-se ao longo das próximas semanas.

Há boas novidades para os smartphones Google Pixel

Filtra as chamadas com melhorias no ecrã de chamadas (Call Screen)

Imagens lado a lado de um pixel 8 com a nova funcionalidade de ecrã de chamada 

O ecrã de chamadas contará com novidades! A partir de agora, este ecrã pode ajudar-nos a iniciar uma conversa quando o autor da chamada ainda está em silêncio.

Na prática, com esta atualização, irás ver um chip com a expressão “olá” quando o autor da chamada não está ainda a falar. Para tal, basta tocares no botão durante a filtragem de uma chamada e o Assistente Google irá pedir ao autor da chamada que fale de modo a que possas entender o motivo do contacto.

Por outro lado, se não puderes atender a chamada filtrada imediatamente, o Assistente Google irá avisar o autor da mesma para aguardar um pouco mais enquanto tenta entrar em contacto contigo.

Fotos e vídeos incríveis, diretamente no Instagram

Os vídeos do Instagram no Pixel foram atualizados com vídeo HDR de 10 bits. Agora poderás carregar e partilhar vídeos HDR vívidos de 10 bits no Instagram Reels, bem como carregar e partilhar fotos Ultra HDR fantásticas no feed do Instagram para exibir uma amplitude e cores ainda mais dinâmicas.

Circundar para Pesquisar chega agora ao Pixel 7

A Google deu também a conhecer, ainda recentemente, o Circundar para Pesquisar. Na prática, esta é uma nova forma de pesquisar qualquer coisa em telefones Android selecionados, incluindo Pixel 8 e Pixel 8 Pro.

Mas em breve, os utilizadores do Pixel 7 e Pixel 7 Pro também poderão obter mais informações da Pesquisa, sem trocar de aplicação.

Para tal, basta manteres pressionado o botão inicial do Pixel ou a barra de navegação e circular, rabiscar, destacar ou tocar numa imagem, texto ou vídeo e obteres as informações necessárias a partir de onde estás.

Novidades também para os Google Pixel Watch 

Graças também ao Pixel Drop de março, já a partir de hoje, a tecnológica traz muitas funcionalidades mais avançadas do Pixel Watch 2 para a primeira geração do Pixel Watch.

Acompanhar os treinos com ainda mais opções nos Pixel Watch de primeira geração

Se, por exemplo, estás a treinar para uma corrida e queres atingir uma determinada meta de ritmo ou a tentar esforçar para correr mais rápido?

Agora com o Treino de Ritmo (Pace Training) no Pixel Watch de primeira geração, podemos usar o smartwatch para definir uma meta de ritmo durante um exercício.

Também podes saber quando estás dentro do objetivo e tudo graças ao GPS integrado e aos sensores de movimento.

Por fim, quando saíres do ritmo desejado, vais receber notificações táteis e alertas de voz no relógio quando emparelhado com os Pixel Buds Pro.

Temos agora o Treino de Zona Cardíaca no Pixel Watch de primeira geração

Se o objetivo são as zonas de frequência cardíaca, agora podes usar o Treino de Zona Cardíaca (Heart Zone Training) no Pixel Watch de primeira geração para monitorizar o tempo gasto em cada uma das zonas de frequência cardíaca pessoais. Isto com base na tua frequência cardíaca em repouso e em exercício de modo a ajudar a otimizar e orientar os teus treinos.

Crédito: @Google

De igual modo, podes também definir metas pessoais e ativar notificações táteis e alertas de voz ao passar de uma zona de frequência cardíaca para outra.

Interface de Treino também foi redesenhada no Pixel Watch de primeira geração

Seguindo o rol de novidades, agora com uma interface de treino completamente redesenhada no Pixel Watch de primeira geração, incluindo texto maior e cores mais vivas, poderemos ver facilmente as estatísticas do treino ao nível do ritmo. O mesmo se aplica à frequência cardíaca para manter o foco e o controlo.

Além da pausa automática, a Google trouxe também início e a paragem automáticos para o Pixel Watch de primeira geração. Tudo para que não seja necessário iniciares ou encerrares manualmente um treino.

O Pixel Watch irá iniciar e interromper automaticamente os treinos diretamente no pulso quando detectar a atividade. Funciona para corrida, caminhada, bicicletas elípticas de spinning de outdoor, esteira e remo.

Direções de trânsito no pulso com o Pixel Watch (primeira e segunda gerações)

O Google Maps no Wear OS pode agora disponibilizar rotas de transporte público no Pixel Watch (primeira e segunda gerações). Tudo para te ajudar a encontrar a melhor rota de navegação.

A partir de agora, com o Pixel Drop de março, podes ver diferentes opções de transporte público, horários de partida em tempo real e uma visualização de mapa com bússola para o guiar até ao destino.

Crédito: @Google

Podes iniciar uma viagem a partir do telefone para ver as rotas no teu relógio ou, se tiveres um relógio compatível com LTE. De igual modo, podes iniciar uma viagem diretamente a partir do pulso.

Mais novidades para o ecossistema Pixel

Partilha o ecrã exatamente como queres

Não queres partilhar o ecrã inteiro? Bom, agora a Google dá-nos a solução. Com a partilha de ecrã da aplicação podes partilhar exatamente o que pretendes.

 Imagem partilha de ecrã da aplicação no Pixel Tablet.

Em vez de mostrar o ecrã inteiro, podemos partilhar apenas uma aplicação de cada vez quando transmitires, gravares ou apresentares numa videochamada no Pixel Tablet, Pixel Fold ou Pixel 5a com 5G e telefones mais recentes.

Emparelhar facilmente com os nossos dispositivos

A Google dá-nos agora uma nova e melhorada forma de emparelhar rapidamente os dispositivos usados anteriormente com a tua conta, na página de configurações de Dispositivos Conectados.

Pixel 8 a mostrar a funcionalidade Fast Pair. Crédito: @Google

Na prática, agora podes aceder a acessórios Bluetooth configurados anteriormente no novo telefone ou tablet e o Fast Pair irá ajudar-te a conectar os dispositivos.

Fazer comentários no Google Docs com o dedo ou a caneta

As marcações no Google Docs permitem adicionar anotações manuscritas a um documento ou a uma tarefa diretamente a partir do dispositivo Pixel e usando apenas o dedo ou a caneta.

Opção de comentários rápidos no Google Docs. Crédito @Google.

Assim, com uma variedade de ferramentas para escolher, incluindo diferentes cores de caneta e marcadores, agora podemos rever e marcar documentos de uma forma fácil e flexível para o utilizador, bem como para a equipa.

Mais espaço no ecrã com uma barra de ferramentas melhorada no Pixel Tablet

Por fim, podemos dizer adeus ao teclado digital e toma conta do ecrã com a nova barra de ferramentas de voz do Gboard no Pixel Tablet. Na prática, quando a entrada de voz é ativada, o teclado é minimizado na barra de ferramentas, otimizando o espaço do ecrã e facilitando as multitarefas.

Vê mais no Droid Reader:

Por Rui Bacelar profile image Rui Bacelar
Publicado a
Notícias Google