Ainda sem uma data concreta para o lançamento da linha S26 e sem confirmação oficial sobre quais serão, afinal, as melhorias que a Samsung irá apresentar perante uma panóplia tão vasta de rumores, as atenções começam agora a virar-se para a câmara do S27, em particular para o modelo Ultra e para as novas tecnologias que este poderá vir a incorporar.
A câmara principal deverá ser atualizada
Com informações a indicar que o Galaxy S26 Ultra deverá contar com uma maior abertura no seu sensor principal de 200 MP, os rumores em torno do S27 Ultra tornam-se ainda mais entusiasmantes, apontando para a introdução de um novo sensor.
A empresa não deverá abdicar da resolução de 200 MP, mas, segundo o leaker Ice Universe, a sul-coreana planeia integrar um novo ISOCELL HP6, com um tamanho de 1/1.3 polegadas. À primeira vista, este valor pode parecer semelhante ao sensor utilizado desde a linha S23, lançada em 2023. No entanto, tudo indica que a Samsung irá apostar em novas tecnologias de processamento e captação de luz, com o objetivo claro de melhorar a qualidade final da imagem, sobretudo em cenários mais exigentes.

Não são as únicas melhorias
Estas não deverão ser, contudo, as únicas evoluções no campo da fotografia. Espera-se também que o S27 Ultra estreie um novo sensor ultra grande angular, que substituirá o módulo introduzido no ano passado com o S25 Ultra.
Existem ainda relatos de que a empresa poderá renovar a câmara frontal, introduzindo um sistema de digitalização facial 3D mais avançado. Esta funcionalidade poderá recorrer à tecnologia Polar ID da Metalenz, utilizando o sensor ISOCELL Vizion 931, o que abriria a porta a um reconhecimento facial mais rápido, seguro e preciso.
Atenção!
Apesar da elevada reputação do leaker, muitas destas melhorias poderão nunca chegar a concretizar-se ou assumir contornos diferentes dos agora avançados. Ainda assim, há um dado que parece difícil de ignorar e que ficou particularmente visível durante o desenvolvimento (e consequente atraso) da próxima linha S26: a Samsung encontra-se, neste momento, em desvantagem face à concorrência no que diz respeito aos sistemas de câmara. Para o S26 Ultra, os rumores actuais apontam para uma evolução focada mais na qualidade do sensor principal e no desempenho em baixa luz, mantendo os 200 MP mas com uma abertura maior, possivelmente f/1.4, para permitir mais entrada de luz e melhorar fotografias noturnas. Também se fala em refinamentos ao processamento computacional, um novo modo de fotografia de 24MP e melhorias de software com IA para imagens (incluindo potenciais avanços em retratos), assim como numa possível atualização das câmaras telefoto para oferecer um zoom e definição ligeiramente melhores do que nas gerações anteriores.
Resta saber se essa resposta chegará a tempo: será nos próximos dois anos que a Samsung conseguirá recuperar o terreno perdido ou estará já a correr contra o relógio?