Já perdeste alguma vez o acesso à tua conta Google? Esse é um dos momentos mais frustrantes no mundo digital. Seja por esquecimento da palavra‑passe ou pela perda do dispositivo onde estava guardada a chave de acesso, o processo de recuperação podia transformar‑se rapidamente num desafio. Para simplificar essa etapa e tornar tudo mais seguro, a Google apresentou uma nova funcionalidade, os contactos de recuperação.
A ideia embora simples, é extremamente útil. Com esta nova opção, os utilizadores podem escolher amigos ou familiares de confiança que os ajudarão a recuperar o acesso caso fiquem bloqueados fora da sua conta. Podes efetuar a configuração através do site g.co/recovery-contacts, onde é possível adicionares um ou mais contactos de confiança.
Ao configurares um contacto de recuperação através do endereço acima, podes definir uma pessoa da tua confiança que poderá ser acionada em caso de bloqueio da conta. Quando for necessário, basta partilhares um código com esse contacto de confiança, que receberá uma notificação ou um email da Google. Depois de confirmar que o pedido é legítimo, essa verificação ajuda a restaurar o acesso à conta de forma rápida e segura.

Nota que o contacto de recuperação não terá qualquer acesso direto à tua conta nem às tuas informações pessoais e que a sua função é apenas verificar a autenticidade do pedido. Assim, mantém‑se o nível de privacidade e segurança à qual a Google nos habituou nos seus serviços.
Desse modo, esta nova ferramenta de recuperação da conta Google vem juntar-se aos métodos tradicionais, como o envio de códigos por SMS ou o uso de chaves de acesso. Os contactos de recuperação são especialmente úteis em situações em que o utilizador perde o smartphone ou deixa de ter acesso ao número de telemóvel associado.
Com esta funcionalidade, a empresa pretende tornar o processo de recuperação de contas mais fácil e rápido, mantendo os seus já elevados padrões de privacidade e segurança. A ferramenta já está disponível em Portugal e representa mais um passo no compromisso da Google em garantir que ninguém fica sem acesso definitivo à sua conta.