(Review) Google Pixel Buds 2a são confortáveis e versáteis, com um preço apelativo

Os Google Pixel Buds 2 são a mais recente proposta da Google para o mercado dos auriculares e poderão mesmo ser a melhor opção do seu portefólio no capítulo do áudio.

20 de Out de 2025
(Review) Google Pixel Buds 2a são confortáveis e versáteis, com um preço apelativo

O ecossistema da Google tem sido enriquecido com grandes produtos ao longo de 2025 e o mundo dos auriculares não foi esquecido. Volvido um ano após a estreia dos Pixel Buds Pro 2, é desta feita a vez da linhagem “a” ser reforçada.

Assim, a Google revela este ano os Pixel Buds 2a, a mais recente proposta da gigante norte-americana para atacar um mercado de consumidores que busca cada vez mais a melhor relação qualidade-preço.

Tal como nos smartphones, a letra “a” em modelos da Google é representativa de uma linha de entrada no ecossistema que tende a ombrear em muitos aspetos com dispositivos bem mais dispendiosos. Este é o caso dos Pixel Buds 2a, que com um preço bem mais acessível que a versão Pro pode vir a tornar-se um verdadeiro no-brainer.

Começando pelo design e construção, a primeira impressão que temos ao abrir estes auriculares é a de estarmos perante um produto familiar. Os Pixel Buds 2a continuam a linguagem de design que é também utilizada na versão Pro, ainda que abdicando de alguns detalhes como a grelha na parte superior do auricular e o acabamento em tons matte.

A unidade de teste que recebemos é apelidada pela Google de Avelã, estando também disponível em Lilás. Ambas as opções de cor são exclusivas aos auriculares propriamente ditos e ao interior da sua caixa de carregamento, já que no exterior desta nos deparamos com uma pintura em branco pérola.

Apesar de ser a versão de entrada da gama, estes auriculares e a sua caixa de carregamento são bem construídos e com um acabamento que garante um toque surpreendentemente premium. Mas mais importante que o toque, é no conforto destes auriculares que está um dos seus principais destaques.

Os Pixel Buds 2a trazem consigo quatro borrachas com tamanhos diferentes para os auriculares, em busca do melhor ajuste possível para o utilizador. Com as que vinham já equipadas, não tive dificuldades em ficar confortável com estes auriculares. Ainda assim, o mérito vai também para a membrana interior que permite ao utilizador rodar o auricular no ouvido até encontrar o melhor ajuste e isolamento de som.

Apesar das sessões de treino onde estes auriculares foram testados terem beneficiado de dias solarengos, é com confiança que serão encarados os treinos em dias chuvosos, já que os Pixel Buds 2a estão preparados para resistir à água da chuva, com um rating IP54.

Assim que colocados nos ouvidos, os Pixel Buds 2a revelam as suas principais virtudes. Afinal, sendo auriculares, o seu principal objetivo é oferecer ao utilizador uma experiência de áudio de grande qualidade. Essa foi, sem dúvida, a experiência que que absorvi com os Pixel Buds 2a, com graves fortes, sem abdicar da claridade e detalhe na música. 

De notar que um ouvido mais treinado do que o meu poderá reparar em melhor detalhe e ser mais exigente com a sonoridade que estes auriculares oferecem. No entanto, para a maioria dos utilizadores, estes auriculares serão capazes de oferecer uma experiência acima da média, condizente com a categoria de preço para a qual são propostos.

A experiência de utilização torna-se automaticamente melhor graças ao cancelamento ativo de ruído, que faz um excelente trabalho em isolar-nos dos sons que nos rodeiam. Com um bom ajuste no ouvido e o cancelamento ativo de ruído, os Buds 2a foram os companheiros ideais para o trabalho em contexto de open-space, onde por vezes foram essenciais para manter a concentração.

Já o modo transparência foi também bastante útil. Neste modo, não encontrei qualquer dificuldade em ouvir sons exteriores, nem tampouco em conversas, sem a necessidade de retirar os auriculares. 

Como mencionado acima, os Pixel Buds 2a foram muito utilizados e analisados em contexto de trabalho. Por isso mesmo, as funcionalidades Audio Switch e conexão Multipoint foram bastante úteis para transitar facilmente entre dispositivos.

Mais ainda, a autonomia destes auriculares foi interessante. Com 20 horas totais de autonomia anunciada pela Google (recorrendo ao carregamento na caixa), a verdade é que estes auriculares, com apenas um carregamento, foram por mim utilizados durante 5 dias em fuso horário laboral, com apenas um carregamento, alternando entre reprodução de música e chamadas.

Por falar em chamadas, o desempenho dos Pixel Buds 2a foi muito bom quando dentro de portas, denotando-se bastante claridade de som captado pelo microfone e muito poucas queixas quanto a barulho residual nas redondezas. Por outro lado, fora de portas os Pixel Buds 2a tiverem um desempenho com altos e baixos.

Se por um lado as opiniões que obtive foram consistentes quanto à definição do que ia sendo dito, muitas das minhas “cobaias” reportaram que a minha voz soava muitas vezes robótica ou abafada. Em condições mais exigentes, o barulho do vento foi também problemático durante as chamadas, ainda que nunca se tornasse impeditivo para a nossa contraparte.

A nível de gestos, tivemos acesso às mesmas conveniências e possibilidade de configuração que a Google já nos habituou. Apesar de tudo isto ser alterável através da aplicação dedicada, de caixa os Pixel Buds 2a permitem pausar ou reproduzir a música com um toque, bem como atender chamadas. Dois toques rejeitará a chamada ou passará a reprodução para a faixa seguinte, sendo que três o fará no sentido contrário. Por fim, o toque prolongado permitirá por defeito alternar entre os modos de som: neutro, cancelamento ativo de ruído e modo transparência.

Há que destacar ainda que os Pixel Buds 2a estão preparados para o Gemini. Entre os gestos acima descritos, é possível misturar a ativação do software de inteligência artificial da Google para utilização direta, sem ter de recorrer ao nosso smartphone. Ainda que a experiência venha a requerer o desbloqueio do smartphone para os recursos visuais, é com bons olhos que vemos a conveniência de obter respostas do Gemini através dos nossos auriculares.

Os Google Pixel Buds 2a são, de facto, um par de auriculares a considerar seriamente em 2025. Com um preço base de 149€ na Google Store, estes earbuds conseguem oferecer ao utilizador uma experiência que se aproxima bastante daquela oferecida por outras opções no mercado que exigem um investimento bastante mais elevado e podem ser o parceiro ideal para reforçar o teu ecossistema Google.