(Review) Xiaomi Smart Band 10: A pulseira inteligente que não pesa na carteira

23 de Set de 2025
(Review) Xiaomi Smart Band 10: A pulseira inteligente que não pesa na carteira

A Xiaomi Smart Band 10 é a nova geração da pulseira inteligente mais famosa do mercado e traz consigo a mesma receita de sucesso que os fãs já conhecem, vindo agora melhorada para 2025.

Numa altura em que os wearables são mais populares do que nunca, a Xiaomi continua a apostar na sua pulseira especializada em fitness e saúde, aperfeiçoando as características que continuam a cativar o mercado.

Esta nova geração continua a oferecer aos seus utilizadores grandes capacidades de acompanhamento da atividade física, com os seus vários modos de treino, sem esquecer as comodidades do dia-a-dia e um preço que permite manter a competitividade.

Design familiar, mas refinado

A Xiaomi Smart Band 10 mantém o habitual formato estreito e alto, ainda que para esta geração venha a aumentar ligeiramente as suas proporções. O ecrã está agora ligeiramente maior, atingindo as 1.76 polegadas, um incremento face à anterior geração, que são bem vindas para que a Smart Band 10 revele mais informação ao utilizador.

O ecrã com rebordo simétrico desta pulseira inteligente é, na verdade, uma das estrelas da companhia, já que este painel AMOLED consegue desta feita atingir uns impressionantes 1500 nits de luminosidade máxima, algo que para os dias mais solarengos se demonstra bastante útil.

O conforto no pulso continua a ser uma das especiais vantagens da Xiaomi Smart Band 10. A pulseira é leve e o seu formato continua a ser dos mais confortáveis do mercado, já que a Xiaomi continua a optar pelo estilo ovalado para a versão “standard” da Xiaomi Smart Band 10 (veremos se a versão Pro optará novamente por outro formato).

A unidade de teste que nos chegou possui uma pulseira em cinza-claro, com o rebordo do dispositivo principal em tom metálico. É possível aos utilizadores configurarem a Xiaomi Smart Band 10 também em preto ou rosa, ou optarem por uma das tantas outras opções de cor em pulseiras compatíveis, onde podemos encontrar braceletes de diferentes materiais, que incluem braceletes mais formais em alumínio ou até em formato de corrente.

Funcionalidades inteligentes e foco na saúde 

A forma mais divertida de alterar a estética da Xiaomi Smart Band 10 continua a ser a configuração do seu ecrã. Através da aplicação Mi Fitness é possível configurar esta pulseira inteligente com centenas de máscaras para o ecrã principal. 

Para além das configurações mais informativas, é possível também configurar a Band 10 com mini-jogos como o 2048 ou Cross the Bridge, que trazem um entretenimento inesperado, ou até optar pela série “Pet-Series”, que nos permite ter um animal de estimação virtual a cumprimentar-nos sempre que vemos as horas.

Passando às capacidades funcionais desta pulseira, a Xiaomi Smart Band 10 continua a dar cartas no que toca ao fitness tracking. A pulseira disponibiliza mais de 150 modos de treino, sendo que consegue detetar automaticamente 6 deles e oferece, inclusive, cursos de corrida, providenciando instruções ao utilizador em tempo-real.

Durante os treinos a nova pulseira da Xiaomi faz a medição do VO2 max (volume de oxigénio máximo), bem como disponibiliza informações de recuperação e estado do treino que são especialmente úteis.

Apesar do exímio acompanhamento de treino, há ainda algumas melhorias. Para treinos outdoor, é indispensável manter o nosso smartphone por perto, já que a Xiaomi Smart Band 10 não possui GPS incorporado, não fazendo o mapeamento do percurso. O mesmo pode ser dito para algumas conveniências do dia-a-dia que se perdem com a ausência de NFC, não sendo possível efetuar pagamentos via Google Wallet. 

Ainda que estes detalhes possam demover alguns compradores, a verdade é que, para a maioria da população, a Xiaomi Smart Band 10 poderá mesmo assim ser o parceiro ideal.

As maiores dimensões do ecrã tornam fácil a leitura de notificações, tal como da informação meteorológica, da escolha e passagem de músicas em reprodução, e também na utilização das várias aplicações de monitorização da saúde do utilizador, como o monitorizador SpO2, de batimento cardíaco ou o medidor de stress.

Para os utilizadores que valorizam as suas noites de sono e gostam de manter um histórico detalhado, a Smart Band 10 oferece dois modos de precisão da medição, aumentando os ciclos de medição, à custa de alguma autonomia da bateria.

Autonomia para dar e vender

A bateria é, aliás, um dos pontos fortes da nova Smart Band 10. Com uma capacidade de 233 mAh e um sistema eficiente, a Xiaomi anuncia uma autonomia para até 21 dias de utilização. A experiência irá certamente variar entre os utilizadores, já que a configuração pessoal e hábitos de cada utilizador poderá exigir mais ou menos gastos de energia. No entanto nos meus testes, sem limitações de funcionalidades quanto ao uso da bateria, conseguiu facilmente atingir os 10 dias de utilização, com 25% da bateria ainda por utilizar.

É com bons olhos que vemos a rapidez de conexão desta pulseira ao nosso smartphone, sendo bastante fácil configurar a mesma através da app Mi Fitness. É também nas notificações e interações em geral entre dispositivos que se denota a qualidade dos seus componentes, já que tudo acontece praticamente de forma instantânea.

Por fim, há que elogiar o preço. A Xiaomi estabeleceu para a Smart Band 10 um preço de 49€ em Portugal, o que, considerando as suas capacidades e a qualidade geral do dispositivo, a torna uma das opções mais atraentes do mercado. Ainda que lhe falte GPS ou NFC, estes continuam a ser pequenos sacrifícios face às capacidades que esta pulseira inteligente nos traz, superiorizando-se inclusive face a alguns smartwatches do mesmo preço, que não oferecem soluções tão capazes.

Em suma, é fácil olhar para a Xiaomi Smart Band 10 e considerá-la um dos wearables mais bem pensados para o mercado. Para quem procura uma pulseira inteligente para as suas sessões de treino, com um leque de funcionalidades muito completo, e por um preço a rondar os cinquenta euros, esta é atualmente a escolha certa.