A Apple já fez chegar a nova gama iPhone 16 às lojas de todo o mundo com novas propostas para 2024 e boa parte de 2025. Ao mesmo tempo, temos no mercado o smartphone Samsung Galaxy S24 e está na hora de os comparar!
A norte-americana Apple e a sul-coreana Samsung são duas das maiores fabricantes mobile da atualidade, rivais que primam pela excelência e que a cada nova geração lutam por entregar mais inovação aos clientes.
Preço: sempre ousado(s)
O Samsung Galaxy S24 custa desde 799 euros em Portugal na loja oficial. Por outro lado, o iPhone 16 da Apple custa desde 989 euros à data de redação deste artigo na loja oficial da marca.
A diferença é bastante notória para ambas as versões base de cada um destes telemóveis, ambos com 128 GB de armazenamento interno.
Em suma, de momento a Samsung tem a melhor relação qualidade / preço no seu smartphone Galaxy S24, ainda que a retenção de valor no mercado de segunda mão costume ser melhor nos produtos Apple.
Design: discretamente elegantes
O aspeto geral de ambos os smartphones é bastante similar com a parte frontal a ser ocupada pelo ecrã, com cantos arredondados e margens cada vez mais discretas.
As diferenças são observáveis sobretudo no painel traseiro, com a Samsung a optar pelo design vertical das três câmaras fotográficas, ao passo que a Apple dá um pouco mais de destaque ao módulo de câmaras duplas na sua traseira.
Em ambos os casos o design frontal é dominado também pelo notch no iPhone 16 e a sua Ilha Dinâmica, ao passo que a Samsung apresenta o design mais clean e discreto, em que o ecrã é apenas interrompido pela câmara frontal.
A escolha de materiais de construção, uma mesma estrutura em alumínio, com dois painéis de vidro (traseiro e frontal), tipo Gorilla Glass Victus 2 no Galaxy S24, ao passo que a Apple emprega um vidro proprietário, também da Corning, que chama de Ceramic Shield.
Por fim, tanto no iPhone como no Galaxy S24 a estrutura metálica assume o tom de cor de cada esquema, ambas com um leque vasto de tons de cor.
Peso e Dimensões: sem tirar nem por
As dimensões do Samsung Galaxy S24 são as seguintes:
- 147 x 70,6 x 7,6 mm - altura x largura x espessura
- 167 gramas
As dimensões do iPhone 16 são as seguintes:
- 147,6 x 71,6 x 7,8 mm
- 170 gramas
Constata-se assim que o Galaxy S24 é ligeiramente mais compacto e mais leve, ainda que, na prática, as diferenças sejam virtualmente negligenciáveis.
Importa frisar que tanto o Galaxy S24 como o iPhone 16 apresentam certificação IP68 que lhes confere resistência à água e ao pó.
Note-se ainda que o telefone Samsung foi apresentado em janeiro de 2024, ao passo que o smartphone Apple acaba de chegar ao mercado (setembro de 2024).
Por fim, o iPhone 16 conta também com um novo botão na sua lateral direita dedicado à câmara fotográfica, servindo não só para o obturador, como também para o controlo de funções como a ampliação (zoom), exposição, troca de câmaras, etc.
Ecrã: brilhante e (ainda) mais brilhante!
Ambos os telefones contam com ecrãs OLED de alta resolução e densidade de pixels para nos entregar imagens nítidas e detalhadas, sempre com cores vibrantes. Vejamos, porém, as principais diferenças.
O iPhone 16 utiliza um painel com uma taxa de atualização fixa de 60 Hz e não entrega a opção de ecrã sempre ativo (Always On). Tal possibilidade é já uma característica apreciada em muitos dispositivos Android há vários anos, entregando informações úteis para informações rápidas como horas e notificações.
O ecrã do iPhone 16 entrega um brilho máximo de 2 000 nits (pico), ao passo que o Galaxy S24 entrega um brilho máximo de 2 400 nits (pico), o que dá uma ligeira vantagem ao telemóvel Samsung na visibilidade de conteúdos ao ar livre.
As dimensões de ecrã são muito similares com 6,2 polegadas (aprox. 15 cm) no S24 e 6,1 polegadas (aprox. 15 cm) no iPhone 16, ou seja, virtualmente o mesmo tamanho, ambos com cantos arredondados.
Processador: A18 vs Snapdragon 8 Gen 3
Ambos os telemóveis topo de gama, da Samsung e Apple, respetivamente, integram dois dos melhores processadores no mercado. Naturalmente, com cerca de nove meses de diferença, é o telemóvel de Cupertino que apresenta o chipset mais poderoso, neste caso o Apple A18, com a variante Pro reservada para os modelos homónimos.
Por sua vez, o Galaxy S24 integra o chipset Snapdragon 8 Gen 3 (4 nm) da Qualcomm, um dos melhores processadores disponíveis no mundo Android. É um colosso de processamento, com vasto suporte para as capacidades de inteligência artificial aqui incorporadas pela própria marca.
A vertente de software está igualmente acatada em ambos os telemóveis com 7 grandes atualizações do Android garantidas, ao passo que a Apple também tende a garantir cerca de 7 anos de suporte de software para os seus iPhone.
Em suma, o desempenho de ambos os telemóveis estará muito equiparado. São dois colossos atuais, ambos com 8 GB de memória RAM e ambos com 128 GB de armazenamento interno na versão base.
Em pleno 2024 será impossível apontar falhas no desempenho quer a um, quer a outro telefone. Todavia, a Apple tende a vencer na otimização do software para os seus produtos.
Câmaras Fotográficas: de topo!
Os smartphones topo de gama da Apple e da Samsung são capazes de captar fotografias excelentes graças à combinação de hardware de alta qualidade e software inteligente cada vez mais avançado.
Além disso, ambas as tecnológicas investiram em ferramentas de edição de imagens com inteligência artificial para melhorar as fotografias.
Porém, a Apple difere da Samsung de uma maneira significativa no que concerne ao tratamento de vídeo. Enquanto a Samsung atende ao público dos criadores de conteúdo social, a Apple destaca a capacidade de usar o iPhone como uma verdadeira câmara de vídeo profissional.
Note-se ainda que, todos os S24 podem capturar vídeo em 8K, algo que não é possível em nenhum dos iPhone 16.
O Galaxy S24 tem um alinhamento de câmaras composto pelo sensor principal de 50MP f/1.8, um sensor de 12MP f/2.2 ultra grande angular com 120 graus de visão, e por fim um sensor de 10MP f/2.4 telefoto com ampliação ótica de 3x (zoom ótico).
O iPhone 16 conta com uma câmara principal de 48 MP f/1.6 apelidada de Fusion Camera, capaz de captar imagens de 48 MP sem ampliação, de 12 MP com ampliação de 2x, ou imagens combinadas de 24 MP com todo o detalhe e capacidades de baixa luminosidade de todos os 48 MP.
Temos também uma câmara de 12 MP, ultra grande angular com 120 graus de visão para captar as panorâmicas, brincar com os efeitos olho de peixe, e até para explorar um pouco da fotografia macro.
Autonomia de Bateria: 1 (bom) dia
Este ano a Apple afirma que o iPhone 16 é capaz de chegar às 18 horas de autonomia / utilização, um salto face às 16 horas apontadas para o iPhone 15.
Em causa está uma bateria com capacidade já conhecida de 3 561 mAh, além do carregamento até 45 W por cabo e carregamento sem fios (MagSafe) a 25W.
Por outro lado, o Samsung Galaxy S24 conta com uma bateria de 4 000 mAh de capacidade, com carregamento rápido a 25 W, carregamento sem fios a 15 W (padrão Qi), ou seja, apesar da maior capacidade, o iPhone destaca-se nas velocidades de carga, quer por cabo ou sem fios.
Em ambos os casos teremos autonomia para um bom dia completo de utilização.
Conclusão: Impossível errar!
Os novos iPhone 16 da Apple parecem estar incrivelmente competitivos face à demais oferta de mercado. Chegam para aprimorar, não para revolucionar, uma fórmula já bem estabelecida e, se é certo que o botão dedicado à câmara não é propriamente uma novidade no mundo mobile, certo é que foi ressuscitada pela Apple.
Em todo o caso, o preço dos Galaxy S24 está já bem mais competitivo e seria a compra ideal para quem se quiser manter no mundo Android. São topos de gama com toda a pompa e circunstância, da qualidade de construção ao suporte oficial.
Atualmente em teste, estes são dois dos melhores smartphones Android e iOS que podes encontrar no mercado. Duas incríveis compras até 1000 euros em pleno 2024 e ficarás seguramente satisfeito com qualquer uma destas compras.
Vê mais no Droid Reader:
Deixa o teu comentário