A Google e a Samsung estão a trabalhar em conjunto para promover e melhorar o Android XR e, com a chegada do Samsung Galaxy XR ao mercado, nota-se que a aliança entre as gigantes tecnológicas está a dar fruto.
O novo headset dedicado à realidade aumentada e realidade virtual foi estreado no mês de outubro deste ano e já estão a ser reveladas novidades ao nível do sistema operativo que vão incentivar ainda mais utilizadores a aderir à experiência Android XR.
Através do The Android Show: XR Edition, foram reveladas as novas funcionalidades para o Galaxy XR, que o aproximam da experiência que o seu principal rival, o Apple Vision Pro, também proporciona.
O destaque deste anúncio vai para a chegada da Likeness. Esta funcionalidade foi anunciada pela Google no inicio de 2025 e chega agora ao Galaxy XR para melhorar a experiência de interação entre utilizadores.
A Likeness cria um avatar digital realista do rosto do utilizador, reproduzindo em tempo real expressões faciais e gestos. Esta funcionalidade acaba por funcionar de forma semelhante à Persona do Apple Vision Pro, proporcionando aos utilizadores uma forma de se apresentarem no ambiente virtual de forma fidedigna.
Fonte: Google
Esta imagem virtual é possível fazendo um scan facial, conforme o vídeo acima nos demonstra. A Likeness estará disponível para Galaxy XR, mas também para outros dispositivos como óculos inteligentes e outros headsets a caminho do mercado que correrão o Android XR.
Para além deste avatar digital, outro dos destaques do Galaxy XR no The Android Show foi a PC Connect. Através desta funcionalidade, os utilizadores podem conectar o seu Galaxy XR a um computador com Windows e utilizar as janelas do Windows no ambiente de trabalho virtual do Galaxy XR, lado a lado com outras aplicações do Android XR.
Isto significa que, através do PC Connect, os utilizadores podem inclusive conectar janelas de jogos do PC Windows para o headset da Samsung, assim como aplicações de produtividade mais exigentes e que tiram partido do hardware de um computador pessoal.
Por fim, de destacar ainda o Travel Mode, o novo modo de utilização dedicado às viagens, onde os utilizadores beneficiam de um cenário estabilizado para utilização das suas aplicações.
Na publicação de blog da Google torna-se claro que as funcionalidades do Android XR vão continuar a fluir nos próximos meses, com mais dispositivos como headsets e óculos inteligentes a receberem este sistema operativo e as funcionalidades já presentes no Galaxy XR.
Quanto ao headset da Samsung, este é mais um passo importante para ombrear com o Apple Vision Pro, que continua a ser o seu principal rival no mercado.