• Home
  • Rumores
  • Samsung Galaxy Z Fold 5: tudo o que precisas de saber
Samsung Galaxy Z Fold 5: tudo o que precisas de saber
Pedro Alves

Samsung Galaxy Z Fold 5: tudo o que precisas de saber

PUB

Parece que foi ontem que vimos o primeiro smartphone dobrável a chegar ao mercado, mas na verdade, e no caso da Samsung Galaxy Z Fold, já vamos para a quinta geração... A cada ano que passa vemos o desenvolvimento deste género de soluções atingir níveis até então impensáveis, que se traduzem num melhor ecrã, em maior durabilidade dos componentes móveis, e numa adaptação do software mais adequada ao formato em questão, isto para citar apenas alguns exemplos.

Este ano deveremos ver então chegar ao mercado o Galaxy Z Fold 5, e isto é tudo o que precisas de saber sobre o próximo foldable da gigante coreana.

Vai mesmo existir um Samsung Galaxy Z Fold 5?

Corria o ano de 2019 quando vimos o revolucionário Galaxy Z Fold aterrar num mercado saturado de equipamentos bastante semelhantes entre si. Desde essa altura, os seus sucessores têm sido lançados consistentemente numa base anual, logo não há motivo para acreditar que em 2023 as coisas possam ser diferentes.

É certo que ainda não há data oficial de lançamento, mas não se espera que haja até poucas semanas antes do dia escolhido.

Quando deverá ser lançado?

Historicamente, todos os Galaxy Z Fold foram apresentados em agosto, com exceção do primeiro, que caiu entre nós em março de 2019. Com isso em mente, o normal é que seja nesse mês de verão que a nova versão venha a ser divulgada, com as primeiras unidades a chegarem às lojas poucas semanas mais tarde.

Samsung Galaxy Z Fold4

Quais as suas principais características e especificações?

Apesar de não estar nada confirmado oficialmente, os rumores existentes deixam antever o que se pode esperar em determinados parâmetros.

Começando pelo design, a folga entre as metades, que sempre existiu, deverá ser extinta no Z Fold 5, graças à adoção de uma nova dobradiça, semelhante à utilizada no Oppo Find N2. A acontecer, tal factor contribuirá para o desenho de um smartphone mais compacto e visualmente agradável.

O chip que irá alimentar este novo dobrável será, certamente, o mais recente da Qualcomm, que atualmente é o Snapdragon 8 Gen 2, mas que até lá pode deixar de ser, se a empresa do dragão vermelho decidir lançar uma nova variante do mesmo.

Herdados do atual Galaxy Z Fold 4 deverão ser o display interno, com 7,6", e a certificação IP68, que garante resistência aos elementos externos. Por outro lado, a componente fotográfica será ampliada em termos qualitativos, graças à adoção de um sensor principal com 108 MP, uma teleobjetiva com 64 MP e zoom ótico de 2x, e uma câmara ultra grande angular com 12 MP.

A que preços será vendido?

Dada a conjuntura atual, desengane-se quem achar que o preço deste topo de gama possa baixar. O mais certo é o valor manter-se, ou até subir ligeiramente face ao dos seus antecessores. Atualmente, o Samsung Galaxy Z Fold 4 é vendido no site oficial da marca por cerca de 1600€ (em lojas de retalho o preço é mais simpático), sendo esse o valor de referência também para o seu sucessor.

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Rumores Samsung