• Home
  • Dicas
  • Sem nada que fazer? Conhece 6 dicas interessantes do teu smartphone Android
Sem nada que fazer? Conhece 6 dicas interessantes do teu smartphone Android
Por Wagner Pedro

Sem nada que fazer? Conhece 6 dicas interessantes do teu smartphone Android

Com um smartphone em mãos, podemos explorar novas tecnologias, recursos ou simplesmente nos divertir nos tempos livres, seja a jogar um jogo interessante, a modificar a interface do aparelho, a aprender algo novo e muito mais.

Neste artigo, vamos apresentar-te 6 coisas para fazeres no teu dispositivo Android quando estiveres entediado. Confere a seguir!

1. Personaliza o telefone

O Android é um sistema operativo de código aberto. Isso significa que os desenvolvedores podem criar aplicações de personalização avançadas. Na Play Store, há diversas opções que permitem alterar elementos da interface, como o ecrã de bloqueio, ícones, transições, papéis de parede e muito mais.

Caso queiras, também consegues mudar o launcher do dispositivo e alterar o estilo de notificação. Por padrão, as fabricantes ainda oferecem aos utilizadores a possibilidade de criarem pastas para agrupar as aplicações e deixar a interface com uma aparência mais limpa; inserir widgets e modificar a configurações de apps.

2. Diverte-te com o Google Assistente

O Google Assistente permite criar lembretes, ativar funções do aparelho, abrir aplicações e controlar outros dispositivos inteligentes, por exemplo.

No entanto, ele também pode ser usado em momentos de descontração, seja para fazer perguntas aleatórias, pedir para traduzir uma frase ou até mesmo para jogar Perguntados, um jogo de perguntas e respostas. Para "acordar" o assistente, basta dizeres "Ok Google".

3. Faz limpezas regulares ao dispositivo

Com o passar do tempo, os nossos smartphones podem acumular muitos arquivos desnecessários que, no final das contas, só ocupam espaço no armazenamento interno, algo que pode acabar dificultando a instalação de novas aplicações e jogos.

Para evitares problemas, é preciso realizar limpezas regulares para eliminar tudo aquilo que não for útil. Esse processo pode ser feito manualmente, mas em alguns smartphones Android trazem um serviço para realizar a limpeza automaticamente. Caso o teu aparelho não tenha algo semelhante, basta instalares uma solução na Play Store, como o CCleaner, por exemplo.

4. Descarrega um novo jogo

A Play Store está repleta de jogos interessantes para te divertires. Os jogos são segmentados por categorias para facilitar a decisão do utilizador, sendo possível instalar títulos baseados em conquistas, estratégias, corridas, aventuras e muitos outros.

pessoa jogando Pokemon Go durante o dia

Além disso, a loja da Google também oferece diversas opções de jogos offline para instalares durante uma viagem ou passeio. Dessa forma, é possível aproveitares toda a história do jogo sem precisar de nenhuma conexão com à internet.

5. Aprende uma nova habilidade ou idioma

Uma das melhores maneiras de utilizar o tempo livre é aprendendo um novo idioma ou habilidade. Com o avanço da tecnologia, é possível fazeres essas duas coisas através do teu smartphone.

Por exemplo, podes aceder ao YouTube para aprender algo novo; entrar em plataformas como o Udemy e Coursera para realizar cursos e obter mais conhecimento; ou descarregar apps dedicadas à aprendizagem de idiomas, como Memrise e Duolingo.

6. Explora o mundo com o Google Earth e Street View

É possível explorar qualquer cidade ou região do mundo utilizando apenas o smartphone. Para fazeres isso, basta instalares a aplicação do Google Earth e Street View, dois dos serviços da Google que estão entre os mais populares do mundo.

No Earth, podes visitar qualquer local por meio de uma visualização de imagem de satélite ou mapa 3D, enquanto o Street View oferece uma visão de 360 graus de qualquer rua ou cidade do mundo, algo ideal para quem está a planear uma viagem e deseja explorar o local primeiro.

E tu, o que costumas fazer com o teu smartphone Android nos tempos livres? Conta-nos nos comentários!

Por Wagner Pedro profile image Wagner Pedro
Publicado a
Dicas