Já todos nós ouvimos falar em espelhos inteligentes, maioritariamente aquilo que encontramos é espelhos “faça você mesmo” ou o DYI.
Com uma pesquisa mais aprimorada fui descobrir o Verse SmartMirror.
O que distingue o Verse dos espelhos DYI? Para começar é a sua capacidade de ser controlado através de um smartphone Android ou iOS. Depois, suporta vários utilizadores, para cada um dos residentes da habitação.
Graças à tecnologia incorporada neste espelho podemos ouvir música ao mesmo tempo que estamos a ver as notícias, a ver as redes sociais ou outra coisa qualquer.
O Verse possui ainda uma coluna escondida, dois sensores de controlo gestual, um monitor “full size” em todo o espelho, e no seu interior um pequeno Raspberry Pi que acaba por ser o cérebro de todo o espelho.
Evidentemente que não podemos esperar um grande som de nível profissional num espelho e onde a coluna está escondida na traseira do vidro. Mas dá para nos fazer companhia enquanto fazemos a nossa higiene pessoal.
Mas se estivermos a tomar banho podemos sempre interagir com o Verse através de voz, pedir informações, pedir para mudar de música, ou qualquer uma das outras funções que um assistente de voz nos permite efetuar.
Outra das vantagens do Verse é o facto de ter o ecrã total em todo o espelho, o que dá uma margem de personalização gigante.
Habitualmente, o que temos neste tipo de espelhos são locais específicos e limitados à posição do ecrã ou dos ecrãs, que estão escondidos na traseira do espelho. No Verse essa limitação deixa de existir, pois tudo é personalizável.
Este espelho nasceu de uma startup alemã em 2018 e infelizmente não se encontra disponível para compra no nosso país.