A Qualcomm anunciou oficialmente o Snapdragon 8 Gen 5, o novo processador que se vem tornar mais uma opção para os smartphones do segmento premium.
Com já vários dispositivos no mercado a chegarem com o Snapdragon 8 Elite Gen 5, sendo este o modelo topo de gama da Qualcomm para 2026, a empresa pretende reforçar a sua gama de processadores e, desse modo, dar aos fabricantes de smartphones mais variedade para os seus produtos.
O novo Snapdragon 8 Gen 5 chega ao mercado com várias características similares às do 8 Elite Gen 5, com um processo litográfico de 3nm e recorrendo aos núcleos Oryon da Qualcomm de terceira geração, sendo composto por 2 núcleos "prime" a uma frequência máxima de 3.8 GHz e por outros seis núcleos de desempenho, capazes de correr a 3.32 GHz.
Nos números anunciados, a Qualcomm fez questão de comparar o novo processador ao seu modelo topo de gama para 2024, o Snapdragon 8 Gen 3, prometendo um desempenho 36% superior em CPU e 11% superior em GPU, não esquecendo as capacidades de processamento de inteligência artificial que são também melhoradas em 46%.

Apesar das parecenças com a versão Elite, o Snapdragon 8 Gen 5 fica aquém em alguns pontos importantes. Apesar de estar equipado com a mesma GPU Adreno 840 com a tecnologia Frame Motion Engine 3.0, o novo chip não beneficia da tecnologia Adreno High-Performance Memory (HPM), que poderá traduzir-se numa ligeira diferença no desempenho gráfico.
A nível de imagem e conectividade, o novo processador está equipado com o Spectra ISP da Qualcomm (processador de imagem), bem como com o Modem Snapdragon X80 5G, o mesmo utilizado no Snapdragon 8 Elite.
Como já vem sendo habitual, os primeiros clientes da Qualcomm para os seus novos processadores serão fabricantes chinesas, sendo que a OnePlus fará a estreia no mercado através do OnePlus 15R.
Curiosamente, a inclusão deste processador neste modelo não surpreende, considerando que já vem sendo habitual a OnePlus a recorrer, noutros anos, a uma opção de processador premium da Qualcomm mais acessível para os seus modelos da linha 'R'. Se noutros anos existia a necessidade de recorrer aos modelos de anos anteriores, este ano a Qualcomm acaba por disponibilizar um novo processador, com tecnologia mais próxima do seu flagship, a um custo mais acessível.