O recente abalo sísmico que se fez sentir com particular intensidade na capital portuguesa veio trazer à luz uma das funcionalidades da Google presente nos telemóveis Android, o Sistema de Alerta de Sismo.
Segundo informações da ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), nesta segunda-feira (26), foi registado em Portugal um sismo de 5,3 na escala de Richter.
Posto isto, uma boa parte dos utilizadores de telemóveis Android terá recebido o alerta enviado através da ferramenta desenvolvida pela Google que visa oferecer um aviso antecipado.
Serviço da Google está presente nos telemóveis Android
“O Sistema de Alerta de Sismo do Android é um serviço gratuito que deteta sismos em todo o mundo e pode alertar os utilizadores do Android antes do início do tremor”, tal como se pode inferir a partir do próprio website da Google, mais concretamente na área onde a referida função é explicada.
Este mesmo sistema é ativado quando um sismo com magnitude superior a 4,5 é detetado. No caso do tremor registado hoje, que teve magnitude de 5,3 e epicentro ao largo da costa, as condições estavam presentes para o envio do alerta.
Note-se que, além de servir como um aviso inicial, a notificação também oferece orientações sobre como agir em situações mais críticas. Entre os conselhos disponibilizados pela Google, destaca-se o uso de calçado, a verificação do gás e a recomendação para evitar as imediações de edifícios danificados.
Ademais, destaca-se também a notificação da ocorrência, frequente, de réplicas após o primeiro abalo, bem como toda a informação contextual apresentada.
Em suma, ficamos assim a conhecer as potencialidades do Sistema de Alerta de Sismo do Android, serviço gratuito disponibilizado pela Google e presente nos telemóveis Android.
Vê mais no Droid Reader:
Deixa o teu comentário