Tri-dobrável da Huawei chega em poucos dias e pode ser o mais caro da marca

Tri-dobrável da Huawei chega em poucos dias e pode ser o mais caro da marca

A Huawei anunciou oficialmente a data de lançamento global do Mate XT Ultimate Design, o primeiro smartphone tri-dobrável do mercado. A apresentação está marcada para 18 de fevereiro, num evento em Kuala Lumpur, na Malásia, conforme revelou a marca na sua página na rede social X.

O Mate XT foi apresentado no verão do ano passado, mas, até agora, estava disponível apenas na China. Nos últimos meses, multiplicaram-se os relatos sobre um possível lançamento internacional, agora confirmado pela Huawei.

A escolha da Malásia como primeiro mercado a receber o dispositivo indica que a marca poderá seguir uma estratégia de expansão faseada, com a Europa e outros mercados a surgirem na sequência.

O anúncio surge num contexto de crescente especulação sobre um possível smartphone tri-dobrável da Samsung, o que pode ter levado a multinacional chinesa a acelerar os seus planos para anunciar a presença global deste modelo.

Já quanto ao preço, convém preparares a carteira: este deverá ser o modelo mais caro de sempre da marca. Embora ainda não haja valores para o mercado europeu, na China custa mais de 2.500 €, sendo provável que, por cá, ultrapasse esse valor.

O que oferece o Mate XT Ultimate Design?

A versão global do Mate XT deverá manter as especificações do modelo chinês, com uma única diferença significativa no software. Em vez de integrar o HarmonyOS NEXT, o dispositivo deverá recorrer ao EMUI, à semelhança de outros modelos globais da marca.

Entre as características técnicas da versão chinesa, destacam-se:

  • Ecrã OLED flexível de 10,2 polegadas;
  • Processador Kirin 9010, com 16 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento interno;
  • Bateria de 5.600mAh com carregamento rápido com fios de 66W;
  • Câmara principal de 50 MP, acompanhada por um periscópio de 12 MP, um ultrawide de 12 MP e uma câmara frontal de 8 MP.

Com as primeiras imagens do Mate XT Ultimate, o interesse em torno do dispositivo continua a aumentar. Mas será esta configuração uma verdadeira inovação ou apenas uma estratégia ousada para se destacar num mercado cada vez mais competitivo? Justifica o investimento neste modelo da Huawei?

O lançamento está para breve e, em pouco tempo, saberemos se se trata de uma revolução tecnológica… ou apenas mais um conceito ambicioso.

Vê mais no Droid Reader: