É certo que estamos a meses de ver a linha Galaxy S26, mas as novidades são tantas, e entusiasmantes, que falar da mesma começa a fazer parte da rotina dos sites especializados em tecnologia.
Mudança nas nomenclaturas e abandono de modelos
As linhas S24 e S25 foram altamente lucrativas para a Samsung. O certo é que existe um modelo que nem sempre se destacou e a resposta da Samsung está em eliminá-lo e substituí-lo por completo. Confusos? Passo a explicar: enquanto a gama S25 é composta pelo S25, S25+, S25 Edge e S25 Ultra, a linha S26 será composta, claro, pelo S26 Ultra, o modelo de destaque, mas também por um S26 Pro e um S26 Edge. É verdade. O Edge substitui o Plus e o Pro aparece no lugar do modelo base.
A Samsung vai continuar a emagrecer a linha

Não só a linha S26 vai continuar a tradição de margens finas ao redor do ecrã, como será mais leve e, pronto, fina. O S26 Pro é dito ter um ecrã de 6,27 polegadas e o S25 Edge de 6,7 polegadas.
S25 Ultra vs S26 Ultra pic.twitter.com/xEzBtY0pZ8
— PhoneArt (@UniverseIce) September 5, 2025
O Galaxy S26 Ultra deverá integrar um ecrã OLED de 6,89 polegadas com bordas ultra finas (~1,15 mm), oferecendo uma experiência quase irrestrita. Destacam-se três avanços tecnológicos: o CoE, que torna o painel mais fino, brilhante e eficiente; um revestimento antirreflexo de nova geração, ideal para uso sob luz intensa; e o inovador Flex Magic Pixel, que protege a privacidade do utilizador ajustando o ângulo de visão do ecrã em tempo real, sem comprometer brilho nem qualidade. O conjunto oferece uma evolução discreta mas significativa em conforto visual, eficiência energética e segurança de uso alimentado por IA.
Em termos de espessura, teremos:
- Galaxy S26 Pro – 6,7 mm de espessura (a ser menos 0,5 mm que o Galaxy S25, com 7,2 mm);
- Galaxy S26 Edge – 5.5 mm de espessura (a ser menos 0,3 mm que o S25 Edge, que chegou com 5,8 mm);
- Galaxy S26 Ultra – 7.8 a 7,9 mm de espessura (o que representará entre menos 0,4 e 0,3 mm que o S25 Ultra, com 8,2 mm).
Design

Tudo isto chega com mudanças no design e, apesar de algumas das mesmas já serem previstas desde o último Galaxy Fold, especialmente no módulo de câmara, parece que a Samsung se vai inspirar no que empresas chinesas já fizeram, e a Apple irá também fazer nos próximos iPhone 17, e apresentar uma mudança drástica no S26 Edge como visível na imagem acima, na habitual parceria entre o famoso onleaks e o Android Headlines.


Esquema com base nas imagens de fábrica. Fonte: smartprix
Os S26 Pro e Ultra mantem o seu design familiar mas o destaque está no Ultra, que abandona por completo qualquer ADN da gama Note e assume margens mais redondas, regressando à era do S21 Ultra.
Here’s your first look at the Samsung Galaxy S26 dummies, Launching in February, and it looks like Samsung is going with a design very similar to the iPhone 17. pic.twitter.com/z581xHUxph
— Sonny Dickson (@SonnyDickson) September 4, 2025
Fotografia
Tendo sido conservadora nos modelos passados, a linha S26 vai trazer melhorias nas câmaras e em todos os modelos.

O Galaxy S26 Ultra será o mais beneficiado, com a câmara principal de 200 MP a ganhar uma abertura f/1.4 que aumenta em quase 47% a captação de luz, acompanhada por uma nova ultra grande angular de 50 MP, um telefoto de 12 MP (3x) com mais 20% de pixels e uma periscópica de 50 MP (5x) que oferece 38% mais sensibilidade à luz. Já o Galaxy S26 Edge mantém a câmara principal de 200 MP, mas recebe uma ultra grande angular de 50 MP em substituição da anterior de 12 MP. O Galaxy S26 Pro, por sua vez, também ganha uma ultra grande angular de 50 MP, reforçando o conjunto de três câmaras traseiras. Em suma, todos os modelos trazem melhorias tangíveis, com o Ultra a liderar na evolução, enquanto Edge e Pro se tornam mais completos no segmento intermédio.
Bateria e velocidade de carregamento
Há muito que os fãs pedem que a empresa arrisque nas baterias e, após abordagens mais conservadoras, teremos novidades neste campo. O Galaxy S26 Pro e Edge integram uma bateria de 4 300 mAh (um aumento especial no Edge, chegou com 3 900 mAh). A velocidade de carregamento será de 45W. O Galaxy S26 Ultra mantém os 5 000 mAh, mas compensa com uma atualização substancial no carregamento: passa de 45 W para 60 W, prometendo carregamentos bem mais rápidos sem mexer na capacidade.
A cereja no topo do bolo é que, após algumas empresas chinesas e da Google com os seus novos Pixel, carregamento magnético com o padrão Qi2 estará presente em toda a gama e de forma nativa, algo que só acontecia na linha S25 com capas.
Processador
Claro que não poderia terminar sem o processador e, perante tanta mudança, a Samsung irá conseguir poupar algum para a fazer. Isto deverá acontecer, se tudo correr como previsto, ao equipar o S26 Pro e o S26 Edge com o novo Exynos 2600, produzido em 3 nm GAA, que deverá trazer ganhos significativos de eficiência e contar com uma GPU Xclipse 940 baseada em RDNA 3, já testada em benchmarks fora do smartphone e que em alguns cenários supera a Adreno do Snapdragon 8 Elite. Estes modelos chegarão a mercados como a Coreia do Sul e a Europa, enquanto o S26 Ultra estará equipado com o futuro Snapdragon 8 Elite 2 (ou 8 Elite Gen5, consoante a nomenclatura da Qualcomm), também em 3 nm TSMC e com novos núcleos Oryon, preparado para oferecer o máximo desempenho e recursos de IA avançados através da integração com o Gemini Nano.
Lançamento
Sendo cedo para falar do preço, especialmente quando o mundo está com tanta flutuação nos mesmos, é de esperar que a linha S26 seja apresentada na segunda quinzena de janeiro de 2026 com os equipamentos a chegarem aos consumidores duas semanas depois.