• Home
  • Dicas
  • Adaptive Charging: a função que pode salvar a tua bateria!
Adaptive Charging: a função que pode salvar a tua bateria!
Por António Guimarães

Adaptive Charging: a função que pode salvar a tua bateria!

PUB

Certamente já ouviste os termos Adaptive Charging, Optimized Charging, Adaptive Battery e outros. Trata-se de modos de carregamento de bateria otimizados que visam prolongar a vida útil da mesma. Estes modos são utilizadas pelas várias fabricantes como Samsung, Google, OnePlus e mais.

Antes de falarmos mais sobre o carregamento otimizado, vamos perceber algumas informações sobre baterias.

Porque as baterias pioram com o tempo?

Conforme as baterias envelhecem, vão perdendo capacidade e a sua autonomia terá um impacto negativo. Uma bateria nova terá uma saúde de 100%, significando que a bateria entrega sempre o seu potencial máximo.

O que desgasta a bateria é, naturalmente, o seu ciclo de carga e descarga. Embora seja inevitável, há práticas que podem ajudar. Uma delas é a manter o equipamento carregado entre 20–80%. Isto porque as baterias de lítio não ficam "viciadas" como as de níquel.

Contudo, realisticamente falando, muitos de nós colocamos o equipamento a carregador enquanto dormimos. Significa que a bateria fica num ciclo de 99–100% durante várias horas. Aqui entra o carregamento otimizado.

O que é o carregamento otimizado?

Visto que o recomendado é manter a bateria entre 20–80%, o carregamento otimizado mantém a bateria nos 80% durante a maioria do tempo. Um pouco antes de acordares (conforme o horário que definiste), são carregados os restantes 20%.

Hoje dia, quase todas as fabricantes de telemóveis incluem uma função destas. Normalmente podem ser configuradas manualmente ou mesmo aprendendo os hábitos de utilização de cada um.

Por António Guimarães profile image António Guimarães
Publicado a
Dicas