Há (pelo menos) um novo smartphone que não deixará ninguém indiferente, um robot aspirador que sobe escadas e até uma nova consola portátil. Estes são os maiores destaques do certame tecnológico IFA Berlim 2024.
HONOR Magic V3: o mais recente smartphone dobrável a estrear em 2024
Em primeiro lugar a HONOR anunciou o novo Magic V3, o telemóvel dobrável mais fino do mundo, com maior durabilidade, bateria, ecrã e experiência de IA.
O HONOR Magic V3 apresenta uma espessura impressionante de 9,2 mm quando dobrado e pesa 226 g, destacando-se pelo seu design sofisticado. Além disso, o módulo de câmara com corte em diamante confere um toque de elegância ao visual do dispositivo.
Audaz no design, o telefone tem um ecrã externo de 6.43 polegadas e um ecrã interno de 7.92 polegadas que nos dá, essencialmente, dois grandes ecrãs.
Além disso, o HONOR Magic V3 está equipado com uma bateria de silício-carbono de terceira geração de 5150mAh, com carga rápida a 66 W (por cabo), ou até 50 W (sem-fios).
O novo dobrável traz ainda um sistema de câmara Falcon da HONOR, que inclui uma câmara telefoto periscópica de 50 MP, uma câmara principal de 50 MP e uma câmara ultra-wide de 40 MP.
Por isso, o smartphone promete uma qualidade de imagem e uma versatilidade excelente para os utilizadores que valorizam a fotografia com o smartphone dobrável.
A IA também está presente em força neste smartphone dobrável. As funcionalidades incluem o Magic Portal, com funcionalidades de fotografia com IA, como o HONOR AI Motion Sensing para fotografias ultra-rápidas e o HONOR AI Portrait Engine para melhoria de retratos.
Já em colaboração com a Google Cloud, a HONOR enriquece uma série de recursos de produtividade suportados pelos modelos de IA e tecnologias Cloud da Google para capacitar os utilizadores a melhorar a eficiência geral, incluindo o HONOR AI Eraser, Face to Face Translation e as ferramentas de tradução no HONOR Notes.
Além disso, a fabricante também apresentou produtos como o computador portátil HONOR MagicBook Art 14, sem esquecer o tablet HONOR MagicPad2, além do smartwatch HONOR Watch 5.
HMD Fusion: o futuro dos smartphones modulares
A HMD continua a lançar smartphones em nome próprio, após no início de 2024 ter arriscado pela primeira vez sem o nome "Nokia". Agora, fá-lo com um smartphone de gama média, a custar cerca de 300 euros nos mercados internacionais e que se destaca desde logo pela ideologia modular.
Trata-se de uma abordagem, ao conceito de telefone modular, mais próxima dos Moto Mods da Motorola do que do Project Ara da Google. Em todo o caso, diante de nós, na IFA 2024, temos agora o HMD Fusion a recuperar esta abordagem.
Temos, por exemplo, o comando para jogos que acrescenta controlos às laterais do telefone, transformando-o numa espécie de consola portátil. Além disso, também temos alguns simples, como o que adiciona suporte para carregamento sem fios, ao passo que outros são mais complexos, como o Rugged. Esta "capa" torna o HMD Fusion mais durável, com uma classificação de resistência à água IP68 e até acrescenta um botão SOS e um botão de press-to-talk.
Este sistema é de código aberto (open source), visando assim estimular a sua adoção e criação de novos acessórios, ou módulos.
Há ainda um acessório que adiciona um flash semelhante a uma luz de anel (ring light), que pode ser rodado para ficar virado para a frente do telefone, perfeito para tirar selfies.
A HMD também apresentou alguns acessórios feitos por fãs, incluindo um projetor, um painel traseiro E Ink e um painel solar que se desdobra na parte de trás do telefone para o recarregar. Todavia, a empresa não irá colocar estes no mercado, mas quer ajudar as pessoas a criar e vender os seus próprios acessórios.
Em todo o caso, o HMD Fusion parece ser um smartphone competente por cerca de 300 euros. Traz uma câmara principal de 108 MP, um processador Snapdragon 4 Gen 2 e uma bateria de 5.000 mAh de capacidade. Receberá duas atualizações do sistema operativo Android e três anos de atualizações de segurança, ao passo que vários componentes deste telefone são de fácil reparação para o utilizador.
O utilizador pode simplesmente remover os parafusos para aceder ao interior, e as peças serão vendidas na iFixit durante sete anos. Para tal, o ato de abrir o telefone não irá até quebrar a garantia (nos Estados Unidos da América). Por fim, não temos previsão de chegada ao mercado europeu para o HMD Fusion.
Acer Nitro Blaze 7 é a nova consola portátil
A Acer é a mais recente fabricante a entrar na corrida das consolas portáteis com a Acer Nitro Blaze 7. É a nova rival da Steam Deck e a ROG Ally. No entanto, a consola só deve chegar no próximo ano ao mercado, com preços ainda por anunciar.
Tem como base o sistema operativo Windows e conta com ecrã IPS de 7 polegadas, 1080p (Full-HD), que nos entrega uma taxa de atualização de 144 Hz, além de 16 GB de SDRAM LPDDR5x, até 2 terabytes de armazenamento interno e o processador Ryzen 7 8840HS com gráficos integrados AMD Radeon 780M.
Roborock Qrevo Curv: o aspirador robot que (quase) sobe escadas
O mais recente lançamento da Roborock promete conquistar a última grande barreira dos aspiradores robot. Agora que já temos mapeamento preciso, limpeza dos cantos, lavagem de chão e limpeza do próprio aspirador, só faltava subir escadas.
Ora, é (quase) essa a proposta do Qrevo Curv que, além de subir pequenos desníveis e ultrapassar carpetes e tapetes na perfeição, tem um truque bem cativante. Graças ao motor elevatório na sua roda frontal, o robot aspirador promete ser capaz de ultrapassar pequenos obstáculos com até 4 cm de altura.
A extensão das capacidades permitirá passar por cima de qualquer tapete e principais obstáculos que possam estar espalhados pelo chão. Mais ainda, este robot pode aspirar, lavar, além de se esvaziar e lavar a própria mopa na base.
Vê mais no Droid Reader:
Deixa o teu comentário