Adeus MIUI, olá MiOS. Xiaomi prepara novo interface Android

Escrito por
2 minutos de leitura
Xiaomi vai trocar a MIUI pelo MiOS

Se é um apreciador da tecnologia Xiaomi e do seu interface de utilizador, as informações mais recentes podem interessar-te. A empresa chinesa parece estar a preparar-se para encerrar a sua série MIUI, mas as razões apontam para inovações promissoras.

Introdução do MiOS: novos horizontes para a Xiaomi

De acordo com fontes bem posicionadas na comunicação social tecnológica, como o Digital Chat Station, o MIUI 14 será a última versão desta série de interface.

Embora tenha sido um projeto de excelência para a Xiaomi, apresenta algumas limitações, nomeadamente alguma lentidão nos efeitos de animação. A empresa pretende eliminar este ponto fraco já no seu próximo projeto.

A última dança da MIUI e mais uma colagem à Apple

Xiaomi vai trocar a MIUI pelo MiOS

A grande novidade é que não haverá uma versão MIUI 15. Em vez disso, a Xiaomi está focada em introduzir um novo sistema, provavelmente chamado MiOS. A empresa já registou o domínio “mios.cn” em Novembro de 2022, um forte indicador do seu compromisso em renovar a experiência de interface para o utilizador.

Esta nova plataforma poderá ser apresentada com a futura série Xiaomi 14, de acordo com as mesmas fontes, e marcará mais uma colagem da fabricante chinesa à norte-americana Apple, cujos produtos serviram já de "inspiração" para a nomenclatura de várias linhas de produtos da Xiaomi.

Desenvolvimento em AIoT e expansão futura

Para além disso, a Xiaomi está a trabalhar num sistema operativo próprio que irá conectar novos terminais. Este está a ser aperfeiçoado e já mostra avanços significativos. A expectativa é que inicialmente seja implementado em soluções de AIoT (Inteligência Artificial das Coisas) e outros dispositivos de grande porte, antes de eventualmente ser adaptado para smartphones.

Embora ainda haja incertezas sobre a natureza exata do MiOS, se será uma reformulação do MIUI ou um sistema operativo completamente novo, é inquestionável que a Xiaomi está a preparar uma mudança substancial na sua oferta de software. À medida que se aproxima a data de lançamento, a antecipação cresce tanto para especialistas como para os entusiastas da marca.

Vê mais no Droid Reader:

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...

Google Play: melhores apps e jogos para Android em 2024

⸱ 3 minutos de leitura

Android 16 chegou - pelo menos para alguns!

⸱ 2 minutos de leitura

Um novo portátil Google a caminho?

⸱ 2 minutos de leitura

Faz sentido a compra dum smartphone só pelas especificações?

⸱ 6 minutos de leitura