• Home
  • Notícias
  • Xiaomi ultrapassa Samsung na disponibilização do Android 14
Xiaomi disponibiliza Android 14
Por Abílio Rodrigues

Xiaomi ultrapassa Samsung na disponibilização do Android 14

PUB

Se tens um dos smartphones mais recentes da Xiaomi, temos boas notícias para ti. Até agora, a empresa chinesa não era precisamente conhecida pela sua celeridade nas atualizações de software, mas parece que as coisas estão a mudar.

O último anúncio da Xiaomi deixou marcas como a Samsung e a OnePlus para trás: a empresa já começou a distribuir a atualização Android 14 para alguns dos seus modelos topo de gama.

Xiaomi revê a sua política de software

Através de um comunicado publicado na plataforma X, a empresa confirmou que o MIUI com base no Android 14 já está disponível globalmente para o Xiaomi 13 Pro, o Xiaomi 13 e, surpreendentemente, o Xiaomi 12T de 2022. O nome do Xiaomi 13 Ultra, que é o smartphone da empresa com a câmara mais avançada, curiosamente não consta na lista.

Xiaomi vence corrida pelo Android 14

O lançamento deste update da Xiaomi aconteceu menos de 24 horas depois da Google ter lançado o Android 14 para os smartphones Pixel compatíveis. Algo revelador de um tempo de resposta impressionante, principalmente quando consideramos que a empresa chinesa tinha o hábito de demorar meses a disponibilizar atualizações de software para os seus dispositivos.

Desde Julho, a Xiaomi tem vindo a testar uma versão beta do MIUI 14 com base no Android 14, e, provavelmente, essa experiência desempenhou um papel crucial na rapidez com que a atualização foi lançada. A disponibilização por OTA (Over-The-Air) ocorrerá gradualmente nos modelos mencionados ao longo das próximas semanas.

Xiaomi 14 Pro (smartphone)

O que esperar do Android 14?

Quem fez parte do programa beta será dos primeiros a receber o Android 14 estável. Com base no feedback inicial que a empresa receber, a disponibilidade será alargada ao grande público. Aliás, o MIUI tem tantas funcionalidades próprias que é pouco provável notares diferenças imediatas após o update.

O Android 14 foca-se principalmente em melhorias de usabilidade e privacidade, incluindo um novo sistema de partilha, maior segurança no PIN e mais. Todavia, a Xiaomi pode não ter incluído algumas destas funcionalidades devido às especificidades do MIUI.

Vê mais no Droid Reader:

Por Abílio Rodrigues profile image Abílio Rodrigues
Publicado a
Notícias Xiaomi Samsung