Xiaomi ultrapassa Samsung na disponibilização do Android 14

Escrito por
2 minutos de leitura
Xiaomi disponibiliza Android 14
Xiaomi disponibiliza Android 14

Se tens um dos smartphones mais recentes da Xiaomi, temos boas notícias para ti. Até agora, a empresa chinesa não era precisamente conhecida pela sua celeridade nas atualizações de software, mas parece que as coisas estão a mudar.

O último anúncio da Xiaomi deixou marcas como a Samsung e a OnePlus para trás: a empresa já começou a distribuir a atualização Android 14 para alguns dos seus modelos topo de gama.

Xiaomi revê a sua política de software

Através de um comunicado publicado na plataforma X, a empresa confirmou que o MIUI com base no Android 14 já está disponível globalmente para o Xiaomi 13 Pro, o Xiaomi 13 e, surpreendentemente, o Xiaomi 12T de 2022. O nome do Xiaomi 13 Ultra, que é o smartphone da empresa com a câmara mais avançada, curiosamente não consta na lista.

Xiaomi vence corrida pelo Android 14

O lançamento deste update da Xiaomi aconteceu menos de 24 horas depois da Google ter lançado o Android 14 para os smartphones Pixel compatíveis. Algo revelador de um tempo de resposta impressionante, principalmente quando consideramos que a empresa chinesa tinha o hábito de demorar meses a disponibilizar atualizações de software para os seus dispositivos.

Desde Julho, a Xiaomi tem vindo a testar uma versão beta do MIUI 14 com base no Android 14, e, provavelmente, essa experiência desempenhou um papel crucial na rapidez com que a atualização foi lançada. A disponibilização por OTA (Over-The-Air) ocorrerá gradualmente nos modelos mencionados ao longo das próximas semanas.

Xiaomi 14 Pro (smartphone)

O que esperar do Android 14?

Quem fez parte do programa beta será dos primeiros a receber o Android 14 estável. Com base no feedback inicial que a empresa receber, a disponibilidade será alargada ao grande público. Aliás, o MIUI tem tantas funcionalidades próprias que é pouco provável notares diferenças imediatas após o update.

O Android 14 foca-se principalmente em melhorias de usabilidade e privacidade, incluindo um novo sistema de partilha, maior segurança no PIN e mais. Todavia, a Xiaomi pode não ter incluído algumas destas funcionalidades devido às especificidades do MIUI.

Vê mais no Droid Reader:

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...

DroidCast #8: O Android 15 e as crises da Samsung e OpenAI

⸱ 2 minutos de leitura

Android 15 chega agora aos Google Pixel

⸱ 2 minutos de leitura

Diferenças que notarás ao mudares de iPhone para Android

⸱ 7 minutos de leitura

Samsung tem más notícias para quem espera pelo Android 15

⸱ 2 minutos de leitura