Com o aniversário do Android 14 a chegar, olhamos agora para o lançamento da próxima grande versão do sistema operativo da Google. Conhecida como Android 15, ou Gelado de Baunilha, são já diversas as funcionalidades que conhecemos e que, nos próximos meses, chegarão a diversos equipamentos.
Partilha /gravação de ecrã seletiva
A gravação de ecrã não é novo nos equipamentos Android sendo que, na nova versão, a Google dará a possibilidade de se escolher a área de ecrã a ser gravada ou partilhada. Isto torna útil no momento de proteger eventuais dados sensíveis do utilizador.
Comunicação via satélite
Sendo das funcionalidades que a Apple deu no passado, esta chega agora, oficialmente, à versão pura do Android. Isto, claro, não garante que o Android 15 dará esta funcionalidade aos equipamentos que recebam esta versão, mas irá facilitar, no futuro, a integração e implementação das diversas fabricantes, que podem usar esta API.
Isto permite ainda comunicação via SMS e RCS por satélite mediante, também, a disponibilidade das operadoras e planos dos assinantes.
Novos controlos de câmara
Em equipamentos que o suportem, o Android 15 adiciona novas extensões para controlar o hardware da câmara, o que permite controlo em ambientes com pouca luz para melhorar a preview no momento de captura, assim como de um controlo mais preciso do flash.
Controlo para a vibração do teclado
Este toggle permite habilitar, ou desabilitar, a vibração do teclado, por forma a que cada teclado tenha, ou não, a vibração desejada.
Notificações sensíveis
Atendendo a que é comum recebermos mensagens com códigos para nos autenticar em aplicações e serviços, o Android 15 adiciona uma funcionalidade que protege a leitura destes dados de SMS por aplicações maliciosas.
Diálogo pop-up do Bluetooth
O Android 15 permite, agora, que ao clicar na Configuração Rápida do Bluetooth, seja aberto um diálogo popup que permite realizar mais funções, como alternar o Bluetooth, ligar e desligar dispositivos individuais, aceder à página de configurações dos dispositivos e emparelhar novos dispositivos.
Auracast: Foco na partilha de áudio para transmissões de áudio Bluetooth LE
Auracast é uma funcionalidade que se concentra na partilha de áudio para transmissões de áudio Bluetooth de Baixa Energia (LE) para equipamentos próximos. Esta tecnologia permite que um dispositivo partilhe áudio com outros dispositivos Bluetooth LE nas proximidades, facilitando a audição partilhada e a conexão a várias fontes de áudio de forma simultânea.
Assim, na nova versão, o acesso a esta funcionalidade será facilitado sem a complexidade do emparelhamento de diferentes fontes de áudio Bluetooth, onde até um código QR será fornecido para facilitar o acesso, à mesma rede de reprodução, dos diversos dispositivos.
Melhor qualidade no modo webcam
Aplicações externas terão mais facilidade para usar a câmara do Android como webcam num dispositivo que esteja conectado, melhorando a qualidade da transmissão. Todavia, é esperado aumento da bateria com o uso deste recurso.
Alterações nos foldables e em tarefas contínuas
Com esta versão, podes controlar se queres continuar a usar aplicações no ecrã frontal dos equipamentos dobráveis. Mishaal Rahman, o conceituado jornalista tecnológico, destaca que esta funcionalidade estava presente nas versões beta do Android 14 QPR, mas foi removida e agora está de volta. Podes escolher entre ter o ecrã frontal ligado sempre que dobras o dispositivo; ter o ecrã ligado para jogos, vídeos e outras aplicações; ou nunca ligá-lo e bloquear o ecrã frontal ao dobrar o dispositivo.
Melhor suporte ao ecrã frontal nos dobráveis
Será possível melhorar aspetos das diversas aplicações que usem os ecrãs mais pequenos dos equipamentos flip e que, por norma, têm um ecrã secundário mais pequeno.
Barra de tarefas em equipamentos de grandes dimensões
O Android 12L foi focado em equipamentos foldable sendo que, com o Android 15, a Google volta a dar destaque a funcionalidades necessárias aos ecrãs dos foldable e que permite elevar a produtividade e multitasking com uma barra de tarefas persistente.
Circle to Search ganha suporte a esta barra
Apesar da barra ser persistente, o famoso Circle to Search continua a ser possível de invocar, o que permite o utilizador depois pesquisar, traduzir ou resolver os problemas que encontram no seu ecrã.
Health Connect
Este conector de serviços de saúde ganha suporte na nova versão a novos tipos de dados, como fitness, nutrição e temperatura.
Virtual MIDI 2.O
Foi adicionado ao Android 15 a conexão a dispositivos MIDI 2.0 por USB. Isto permite que aplicações de composição controlem aplicações de sintetizadores como um dispositivo MIDI 2.0 virtual, da mesma forma que fariam com um dispositivo USB MIDI 2.0. O MIDI (Musical Instrument Digital Interface) 2.0 é uma atualização do protocolo original MIDI, que permite uma comunicação mais sofisticada e precisa entre dispositivos musicais eletrónicos.
Controle de margem HDR
O Android 15 permite que as aplicações controlem melhor o uso conjunto de conteúdo SDR e HDR por forma a que o utilizar não sinta tanta diferença no ecrã, ao ter dois conteúdos exibidos com qualidades diferentes, como quando se visualiza um vídeo por uma thumbnail.
Controlo de volume
Foi introduzido um novo standard, o CTA-2075, que permite que os programadores otimizem as suas aplicações e evitar inconsistências no volume quando se alterna entre conteúdo.
Aplicações que ocupam todo o ecrã
O Android 15 permite que as aplicações usem a altura e largura total do ecrã para mostrarem o seu conteúdo, sendo que o Android 15 força este comportamento por padrão.
Gesto de retrocesso
Maturada do Android 14, nesta nova versão, este novo gesto promete uma experiência mais fluída no momento de retroceder/sair de uma aplicação por forma a reduzir erros de input.
Pareamento de aplicações para ecrã dividido
A Google adicionou a possibilidade de os utilizadores guardarem pares de aplicações que abrem em ecrã dividido por forma a facilitar o acesso às mesmas. Isto, claro, só estará disponível em ecrãs de grandes dimensões (foldables).
Novo painel de volume
Esta é uma mudança mais visual e que, provavelmente, chegará mais rapidamente aos Pixel, da Google, do que a equipamentos que usem outras personalizações. Aqui os botões de controlo são maiores, mais grossos e em formato de comprimido.
Melhorias na visualização de widgets
Os desenvolvedores de aplicações podem agora adicionar previews personalizadas no momento do utilizador escolher os widgets que quer usar.
Bluetooth automaticamente ligado
Esta adição funciona como uma atualização à rede Find My Device e que, como indica o nome, permite encontrar equipamentos Android e identificados pela rede via Bluetooth. Agora, no Android 15, existe uma opção para permitir, ou não, que o Bluetooth esteja automaticamente ligado por um período de tempo. Esta funcionalidade é semelhante ao que acontece em equipamentos Apple, por forma a que, mesmo que o utilizador tenha desabilitado, o smartphone continuava a emitir sinais para eventual necessidade de localizar o equipamento.
Vibração adaptativa
Com base no ambiente por meio dos dados recolhidos pelo microfone e sensores, o smartphone consegue adaptar o estilo e intensidade de vibração. Isto acontece sem qualquer gravação de dados.
Novas cores no sistema
Outra das novidades visuais, muito provavelmente só visível em equipamentos Pixel, é a adição de novas cores que permitam melhor contraste em botões e textos, por forma a facilitar a visualização.
Fotografia da conta Google como avatar
Esta funcionalidade é de fácil explicação, e consiste na possibilidade de usar a fotografia que temos na conta Google como a de avatar do equipamento. Isto ajuda ao facilitar a identificação do utilizador do equipamento.
Modo de lockdown
Introduzido no Android 9, quando o equipamento está bloqueado, as notificações e os seus detalhes são escondidas. Agora, no Android 15, quando o equipamento está bloqueado, o acesso via USB é automaticamente desabilitado.
Novo menu de diagnósticos
Foi adicionado um novo menu de diagnósticos, nas definições, por forma a que os utilizadores consigam realizar diagnósticos de forma independente, nomeadamente relacionado ao ecrã, estado da bateria e armazenamento. Aqui é possível de, pela primeira vez em Android, consultar o estado da bateria relativamente à sua saúde, ciclos de carga e data de fabrico.
Que mais novidades existem?
O Android 15 traz também melhorias relacionadas à performance, quer de aplicações que usem o CPU, como o GPU, nomeadamente jogos. O principal foco foi as melhorias em termos térmicos e CPU.
A privacidade não foi esquecida e, para além das funcionalidades acima listadas, existe uma melhorada Privacy Sandbox que limita a partilha de dados com terceiros; integridade de ficheiros por forma a proteger os mesmos de encriptação incorreta e a deteção de quando está a ser gravado o ecrã. O mesmo para a adição de Private Spaces, em que os utilizadores podem ocultar conteúdo, como fotografias e vídeos, numa pasta segura e acedida por desbloqueio adicional.
Quando chega esta versão?
É provável que o lançamento desta versão do sistema operativo aconteça em Outubro, à semelhança de outros anos. Por mais que equipamentos Pixel costumem estrear a nova versão, existem rumores que dão conta de que o novo Pixel 9 sairá com o Android 14 para, posteriormente, ser atualizado para a versão estável do Android 15 que, atualmente, está na Beta 4.1.
Aos ademais equipamentos, é esperado que o lançamento só aconteça após o lançamento final por parte da Google, sendo que os primeiros equipamentos de empresas como a Samsung, Oppo, OnePlus e Xiaomi só devem ver a nova versão chegar, somente, no final do ano, estendendo-se até ao primeiro semestre de 2025.
Vê mais no Droid Reader:
Deixa o teu comentário