Android 16: data exata do lançamento é confirmada

Escrito por
2 minutos de leitura
Android 16: data exata do lançamento é confirmada

A Google revelou recentemente que o Android 16 será lançado mais cedo do que o habitual, antecipando significativamente o seu cronograma de lançamento.

Esta mudança alinha-se com o lançamento recente do Pixel 9, que chegou dois meses antes do esperado, e com o lançamento do Pixel 9a, que também está programado para uma data antecipada no próximo ano.

Com base em novas informações de fontes confiáveis, agora sabemos a data exata em que o Android 16 será disponibilizado no Android Open Source Project (AOSP) e por OTA para utilizadores do Pixel.

Data exata do lançamento do Android 16

Android 16: data exata do lançamento é confirmada

A data oficial para o lançamento do Android 16 é 3 de junho. Ao contrário da atualização do Android 15 do ano passado, desta vez o lançamento no AOSP e a atualização OTA para dispositivos Pixel ocorrerão simultaneamente.

Isto representa um avanço considerável – chegando 2 a 3 meses antes do período tradicional de lançamento, e muito antes da atualização do Android 15, que só começou a 15 de outubro do ano passado.

O lançamento antecipado faz parte da estratégia da Google para garantir que o Android 16 esteja nos dispositivos parceiros a tempo para os lançamentos de outono.

Ao lançar em junho, os fabricantes que planeiam lançamentos entre julho e setembro podem potencialmente lançar dispositivos com o Android 16 pré-instalado. Esta antecipação também abre a possibilidade de a Google lançar uma segunda atualização incremental mais tarde no ano, focada especialmente em avanços relacionados com IA.

A Google pretende acelerar o lançamento destas funcionalidades de IA, permitindo que desenvolvedores e parceiros de hardware aproveitem as novas ferramentas e atualizações mais rapidamente.

Mudança na estratégia de lançamento do Android

Historicamente, a Google lançou novas versões do Android entre agosto e outubro, mas parece que a gigante tecnológica está a antecipar este cronograma, especialmente para beneficiar a sua própria linha Pixel.

O lançamento dos telemóveis Pixel em outubro geralmente coincidiu com as vendas de Natal e aconteceu pouco antes dos novos anúncios de processadores. Com o Pixel agora a ser lançado em agosto, chega antes do iPhone, o que pode ter contribuído para as impressionantes vendas do Pixel 9 este ano, além das críticas positivas ao dispositivo em si.

O lançamento do Android 16 em junho também significa que o aguardado Pixel 10 não será lançado ao mesmo tempo que o novo sistema operativo.

Esta separação pode reduzir o número de bugs no lançamento, uma vez que a combinação de novo hardware com novo software frequentemente leva a problemas de desempenho para os primeiros utilizadores.

O lançamento separado do Android 15 e do Pixel 9 este ano resultou numa experiência mais estável, marcando uma mudança positiva que a Google pode tentar replicar em 2025. Será interessante observar como esta nova estratégia de lançamento se desenrola no próximo ano.

Vê mais no Droid Reader:

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...

Android 16 chegou - pelo menos para alguns!

⸱ 2 minutos de leitura

Um novo portátil Google a caminho?

⸱ 2 minutos de leitura

Faz sentido a compra dum smartphone só pelas especificações?

⸱ 6 minutos de leitura

reMarkable Paper Pro - O melhor tablet apenas para alguns

⸱ 7 minutos de leitura