• Home
  • Notícias
  • iMessage no Android? Beeper Mini quebra barreiras com segurança
Beeper Mini: iMessage no Android em segurança
Por Abílio Rodrigues

iMessage no Android? Beeper Mini quebra barreiras com segurança

De forma algo surpreendente para os mais desatentos, mas com a intenção de aproveitar um dos mais recentes trends do mercado de smartphones, a startup Beeper revelou o Beeper Mini, uma aplicação que promete levar a experiência iMessage para utilizadores Android de forma segura. 

Este feito foi possível graças a um jovem programador de 16 anos que conseguiu reverter a engenharia do iMessage da Apple, contrariando várias outras tentativas de aproximar a aplicação de mensagens do ecossistema de Cupertino do Android da Google.

Desbloqueando o iMessage para Android

O Beeper Mini diferencia-se de outras tentativas de trazer o iMessage para o Android, já que envia as mensagens diretamente como iMessages. 

Ao contrário de serviços anteriores, que se limitavam a retransmitir mensagens através de um Mac na nuvem, o Beeper Mini regista o número de telefone no iMessage, envia mensagens diretamente aos servidores da Apple e recebe-as nativamente na própria aplicação.

Beeper Mini: iMessage no Android em segurança
Como funciona o Beeper Mini

Eric Migicovsky, CEO da Beeper, destaca a segurança do processo, garantindo que a aplicação não tem qualquer acesso às mensagens, contactos ou palavra-passe do Apple ID. 

O código fonte da implementação do iMessage no Beeper será até disponibilizado em formato open source para revisão, reforçando desta forma o compromisso com a transparência e segurança.

Beeper Mini: desafios e a incerteza do futuro

O processo envolveu a quebra de algumas barreiras no sistema da Apple, desde registar o número de telefone até reproduzir todas as funcionalidades dentro da aplicação Android. 

Migicovsky admite que a segurança será sempre uma das suas grandes preocupações, mas destaca que a equipa Beeper está do lado certo da lei, limitando-se apenas a aproveitar uma exceção nos direitos de autor para proceder à engenharia reversa.

Beeper Mini: iMessage no Android em segurança

No que diz respeito à sobrevivência do Beeper Mini, ninguém sabe muito bem como a Apple reagirá. 

Migicovsky acredita que limitar ou impedir a Beeper seria difícil sem afetar também os utilizadores legítimos do iMessage. No entanto, a adesão da Apple ao padrão de mensagens RCS coloca um novo desafio à empresa, já que introduziria características semelhantes ao iMessage nas mensagens entre plataformas.

O futuro da Beeper: integração de WhatsApp e Signal depois do iMessage

Inicialmente, o Beeper Mini, que tem um custo de $2 por mês, oferece o acesso exclusivo ao iMessage.

Migicovsky revelou, porém, planos para integrar todas as outras plataformas de chat, como WhatsApp e Signal, num único interface conveniente, removendo a designação "Mini".

Mesmo com a chegada do RCS ao iMessage, a Beeper procura criar uma aplicação unificada para podermos conversar com qualquer pessoa no mundo, de forma segura. 

O maior desafio será manter a coesão, mas Migicovsky acredita convictamente que a Beeper continuará a desempenhar um papel crucial na oferta de uma experiência de chat universal e unificada.

Vê mais no Droid Reader:

Por Abílio Rodrigues profile image Abílio Rodrigues
Publicado a
Notícias