O mercado acabou de receber mais um smartphone dobrável, desta vez proveniente da Oppo: falamos do Find N2 Flip, com um design que dá a entender que o principal alvo que pretende abater é o Samsung Z Flip. Mas será que esta proposta da marca chinesa tem argumentos para isso? Vamos tentar descobrir.

O grande destaque deste novo equipamento prende-se com certas alterações efetuadas ao design da dobradiça Flexion Hinge, que tem como consequência a diminuição do vinco que é naturalmente visível no ecrã interno. Isto contribui de sobremaneira para uma experiência de utilização mais próxima daquela que se consegue obter com um smartphone de design "normal", o que não deixa de ser bastante positivo. Segundo a Oppo, foram efetuados testes que garantem que o dispositivo pode ser aberto e fechado quatrocentas mil vezes, o que não deixa de ser notável.

O ecrã externo cresceu, e mede agora 3,26 polegadas, sendo capaz de apresentar um máximo de seis notificações em simultâneo. Já o interno é um AMOLED com 6,8", rácio de 21:9 e taxa de atualização de 120 Hz, garantindo assim uma suavidade de apresentação de conteúdos de topo. A experiência visual fica completa graças ao brilho máximo de 1600 nits, o que por si só ajuda a disfarçar o facto de termos uma camada de plástico a interferir na visualização. O peso total do Oppo Find N2 Flip é de 191 gramas.

O poder de processamento deste smartphone provém de um chip MediaTek Dimensity 9000+, que é auxiliado por 8 GB de memória RAM LPDDR5 e 256 GB de armazenamento UFS 3.1. A bateria utilizada possui 4300 mAh de capacidade, divididos por duas células, uma colocada em cada metade deste Oppo. Na hora de a carregar, é possível fazê-lo até 50% em menos de meia hora (23 minutos para ser mais específico), graças à presença da tecnologia de carregamento rápido da marca, a SUPERVOOC de 44 W. A totalidade da capacidade de carga consegue-se em menos de uma hora.

No que a fotografia diz respeito, a Oppo depositou a confiança na sua parceria com a Hasselblad, de forma a extrair o máximo potencial possível dos sensores utilizados, que são da Sony. Com efeito, a câmara principal deste dobrável é de 50 MP e tem de abertura f/1.8, sendo auxiliada por uma ultra grande angular, também presente na traseira do equipamento; a câmara frontal é de 32 MP e conta com focagem automática.

Antes de terminar, importa destacar que a Oppo decidiu seguir as pisadas de algumas marcas suas rivais, e neste modelo garante quatro anos de atualizações do seu software ColorOS, assim como cinco anos de atualizações de segurança. Parece que finalmente os fabricantes de smartphones Android decidiram olhar para a longevidade dos seus equipamentos com olhos de ver.

O Oppo Find N2 Flip pode ser adquirido em Preto Astral e Roxo Lunar pelo preço de 1099,99€. A chegada às lojas está prevista para dia 6 de março.