Esquece a One UI 8: já temos imagens e as novas funcionalidades da versão 8.5 dos Galaxy S26

A Samsung mal começou a disponibilização da One UI 8 para os seus modelos e já são conhecidos detalhes da One UI 8.5 e que irá, novamente, repaginar a interface.

24 de Set de 2025
Esquece a One UI 8: já temos imagens e as novas funcionalidades da versão 8.5 dos Galaxy S26

Com a mudança no calendário de atualizações do Android introduzida pela Google, várias fabricantes viram-se obrigadas a rever a sua estratégia de lançamento de software. A Samsung, com a estreia dos seus novos dobráveis, foi a primeira a disponibilizar o Android 16 nos seus equipamentos. Contudo, esta atualização trouxe apenas melhorias pontuais adaptadas aos foldables, sem grandes novidades para o utilizador em geral. Por isso, as atenções estão já centradas na próxima versão: a One UI 8.5, que chegará com a gama S26 e que promete não só um design renovado no sistema, mas também novas funcionalidades assentes em inteligência artificial.

A interface

Com um debate acesso na internet entre quem é a real inspiração pelas mudanças trazidas na primeira versão não final da One UI 8.5, é inegável como as influências do novo Material Expressive, da Google, e do novo iOS 26, da Apple, se encontram nas diversas aplicações. Os designs estão longe de estarem finalizados (afinal de contas, o lançamento será somente para janeiro de 2026), mas antecipam as mudanças preparadas pela fabricante.

Pelas imagens divulgadas é possível perceber o redesenho dos menus e da barra de pesquisa, agora posicionada na parte inferior do ecrã, dando continuidade à linha iniciada com a One UI 7. Na aplicação de contactos, destaca-se também uma nova barra de opções inferior, que acompanha a reformulação dos botões do atendedor de chamadas, agora mais próximos da linguagem visual icónica da Samsung. É precisamente na aplicação Telefone que surge outra novidade relevante: um atendedor de chamadas nativo, semelhante ao já existente no ecossistema da Google, capaz de atender automaticamente, registar a chamada e processá-la, interligando-se depois a funcionalidade de transcrição que permite ao utilizador conhecer o conteúdo da mensagem.

Ainda pelas imagens obtidas pelo Sammobile e Sammyguru, esta filosofia estende-se às diversas aplicações nativas:

Existe ainda o gradiente de cor no ecrã da versão do telemóvel, o que dá cor e personalização no momento de atualização, algo que não acontece atualmente e vai no seguimento do que é comum ver-se nas fabricantes Chinesas.

Atualmente, a empresa usa texto estático quando apresenta uma nova versão ao utilizador

Ao contrário da Apple, e do seu efeito vidro, a Samsung continua com o seu desfoque em elementos da interface e que torna transversal na nova One UI 8, sendo algo visível agora aos ícones de ação nas aplicações, que são flutuantes e seguem a filosofia da Google. Nas imagens abaixo, da aplicação tempo, vemos ainda a reentrada e redesenhar da funcionalidade de qualidade do ar e que se perdeu na One UI 8:

O QuickShare não fica também esquecido, já que se na One UI 8 o mesmo foi redesenhado, na versão 8.5 essas mudanças torna-se mais coloridas, o que parece coincidir com a visão da marca de apresentar uma interface com cores e efeitos gradientes:

Para os que ficaram abananados com o novo painel de atalhos, a versão 8.5 irá permitir reconfigurar e alterar os tamanhos dos atalhos, dando mais escolha ao consumidor:

E as novas funcionalidades do Galaxy S26?

O acesso a esta versão antecipada da próxima grande atualização revelou detalhes importantes do futuro da marca. Podemos começar com o facto de a empresa abandonar a sincronização com o OneDrive, da Microsoft, onde o backup da Galeria passará a ser feito para os serviços cloud da Samsung. No QuickShare, a empresa estará também a reintroduzir a partilha de ficheiros por NFC, algo que pode ser visto em ação no vídeo abaixo e partilhado pelo Android Authority feito pelo utilizador KeepUPwithOneU:

Para além da funcionalidade adicional de voicemail, a inteligência artificial ganha peso na próxima versão, já que a mesma terá suporte a três agentes distintos:

<string name="search_settings_choose_ai_agent">Choose AI Agent</string>
<string name="search_settings_gauss_cloud">Gauss Cloud</string>
<string name="search_settings_gemini">Gemini</string>
<string name="search_settings_perplexity">Perplexity</string>

Pelo descoberto pelo Android Authority, a funcionalidade servirá para dar ao utilizador respostas rápidas e concisas, não estando ainda claro se será o smartphone a decidir qual agente usar ou se será escolha do utilizador:

Answering a Question. You are a helpful assistant.   Identifies the search result items that contain the most relevant and useful information about user query, and providing concise and friendly answers within 3 sentences to suit the user’s question intent. Answers should not be listed as search results, but should be answered directly to user input. If the search results alone are not enough, supplement the answers by referring to common sense or general usage patterns. Answer string first tells the information of the reference data, but the index value is not directly mentioned in the answer. But the context information about the location, date, title, caller of the reference data is mentioned so that the user can find the material.

Ainda não se percebe como este "Finder AI" irá funcionar, mas do que se sabe é um atalho personalizável na interface.

No que toca ao ecrã, a empresa prepara-se para introduzir uma funcionalidade pensada para os utilizadores com epilepsia fotossensível. A novidade irá detetar automaticamente flashes ou efeitos de luz estroboscópica em conteúdos de vídeo e, quando identificados, o ecrã será atenuado de forma a reduzir o impacto visual. O utilizador poderá ainda escolher entre diferentes níveis de intensidade para garantir uma maior personalização da experiência. Confirmado ainda neste ponto é o novo ecrã do S26 Ultra. Chamada de Private Display (ou Privacy Display), a ideia é limitar a visibilidade do ecrã quando visto de ângulos laterais. Quando ativa, a função poderá ligar-se automaticamente ao usares aplicações sensíveis ou quando te encontras em locais com muita gente. Haverá, claro, diferentes níveis de privacidade (incluindo um modo “Maximum Privacy” que escurece ainda mais o ecrã) e a opção de definires condições personalizadas, como apps específicas ou horários. É sem dúvida um bónus ao já famoso ecrã antirreflexo da marca e que irá tornar irrelevante o uso de protetores de escurecimento, que degradam a qualidade da imagem.

À medida que o Android fecha cada vez mais a instalação de aplicações terceiras, a empresa prepara-se para dar mais flexibilidade no seu Auto Blocker. Atualmente, esta funcionalidade de segurança desativa práticas como a instalação de aplicações de fontes não autorizadas ou atualizações via USB, mas um novo ajuste permitirá que o Auto Blocker se volte a ativar automaticamente 30 minutos após ter sido desligado.

Ainda com esta build da One UI 8.5, ficamos a saber que a Samsung prepara-se para combater a vantagem que a Apple apresenta no vídeo. Isto acontece por meio do suporte ao codec APV (Advanced Professional Video), que promete vídeo quase sem perdas, mantendo alta qualidade mesmo após edições. Haverá também a opção de aplicar LUTs em vídeos em modo LOG diretamente a partir da aplicação Galeria, o que facilitará o trabalho de cor após a gravação. Outras melhorias apontadas incluem novas taxas de fotogramas adicionais no vídeo, com suporte a 25 fps, 50 fps e 100 fps em Full HD e 4K, onde também se torne possível a chegada de 25 fps em 8K. A estabilização de imagem parece também ser o foco, com uma nova funcionalidade chamada Horizon Lock, para manter o horizonte nivelado mesmo em vídeos gravados com movimento.

Fonte: Sammyguru

Por último, temos a suite Galaxy AI que ganha quatro novas funcionalidades, uma delas vinda da versão chinesa da One UI, pelo Sammyguru. Com a One UI 8.5 teremos novas ferramentas para melhorar a produtividade, acessibilidade e criatividade. A função Meeting Assist promete traduções em tempo real de conversas e até dos ecrãs de apresentação, ideal para quem trabalha em ambientes multilíngues. Já o Touch Assistant irá facilitar a leitura, reformatando texto ou apresentando-o de modo mais claro. O Smart Clipboard vai além de guardar o que se copia: vai sugerir ações inteligentes como correção gramatical, tradução ou resumo automático, dando mais vida ao que é, atualmente, um painel estático. Por fim, o Social Composer usará IA generativa para ajudar a criar publicações com base em imagens ou automatizar avaliações de produtos, especialmente útil em aplicações de redes sociais e comércio online.

Por último, e após a empresa ter dado pistas desta integração nos Unpacked deste ano, o Samsung Health terá um coach que, ao aceder aos diversos dados de saúde da aplicação, poderá dar dicas e explicações a respeito dos mesmos:

Atenção!

Apesar da parafernália de novidades, importa ressalvar que esta é ainda uma build inicial da nova versão da One UI, pelo que alguns dos elementos apresentados poderão sofrer alterações. Ainda assim, tudo indica que a linha S26 trará não apenas mudanças relevantes na sua nomenclatura, mas também melhorias significativas em hardware e software, posicionando-se como uma aposta mais sólida de compra quando comparada com as atualizações mais iterativas do passado. A empresa também já anunciou estar a desenvolver agentes mais ativos na sua interface para controlo direto de funcionalidades, como a exposição na câmara, pelo que poderemos ver ainda mais funcionalidades neste campo à medida que nos aproximamos do lançamento e após o foco da One UI 7 e 8 ter sido criar integrações e pontos nativos nas aplicações do sistema para uma agentic AI.