O sistema Android tem a maior fatia do mercado dos smartphones a nível mundial, sendo cada vez mais completo e versátil. Desde 2011 utilizo smartphones com este sistema operativo e, apesar de vários anos de utilização, ainda hoje me fascinam alguns dos atalhos inteligentes que o sistema operativo possui, para facilitar a sua navegação.
Para além dos atalhos que as próprias marcas trazem exclusivamente para alguns dos seus modelos, o próprio sistema operativo traz consigo vários “truques” que facilitam e tornam mais fluida a utilização, ainda que muitas vezes apenas sejam descobertos pelos utilizadores por mero acaso.
Nesse prisma, deixo abaixo alguns dos atalhos que podem mudar a forma como navegas no teu smartphone Android, tornando-se um verdadeiro expert.
Atalhos para o teclado

Ainda que nem sempre se repare nisso hoje em dia, o smartphone ainda é um dos principais dispositivos nos quais escrevemos. Seja mensagens de texto ou emails, o teclado virtual do nosso smartphone recebe centenas (senão, milhares) de inputs diariamente.
Assim, abaixo seguem algumas das dicas essenciais para utilizar no Gboard, o teclado da Google que vem por defeito na maioria do mercado e é o mais utilizado pela generalidade dos utilizadores.
1º - Deslizar na barra de espaço para mover o cursor
Quantas vezes perdemos tempo a tentar colocar o cursor na posição certa na caixa de texto? O tamanho desproporcional dos nossos dedos pode tornar cruel a missão de mover de forma rápida o cursor, o que acaba muitas vezes por ser uma tarefa frustrante. Pois bem, da próxima vez que quiseres mover o cursor, experimenta deslizar sobre a barra de espaço do teclado, para uma maior precisão.
2º - Segurar a tecla “?123” e deslizar para o caracter pretendido
Em quase todas as frases com uma ortografia cuidada, os pontos e as virgulas marcarão presença, obrigando o utilizador a clicar na tecla “?123” para alternar entre o teclado de letras para o teclado de números, caracteres e pontuação. Pois bem, ainda que a pratica leve à perfeição em tal tarefa, podes também optar por segurar a referida tecla até o teclado alternar de painel e, sem largar, deslizar até ao caracter, ponto ou número pretendido. Após largar, o teclado “normal” voltará a aparecer.
3º - Segurar o ponto final para outras opções de pontuação
Continuando a arranjar formas de evitar o painel de pontuação, há que reparar que no teclado Gboard existe um ponto que é claramente beneficiado relativamente a todos os outros: o ponto final.
Pois bem, este ponto final pode ser acedido em ambos os painéis, mas também pode servir de atalho, já que, se o segurarmos por algum tempo, dará a opção de selecionar outros pontos.
4º - Deslizar sobre a tecla “apagar” para apagar uma palavra inteira de cada vez
Certamente que já todos conhecerão o atalho de segurar para apagar continuamente o texto. No entanto, outro atalho não tão intuitivo desta tecla é o deslizar. Ao deslizar, o utilizador vai apagar uma palavra inteira. Ao manter a tecla premida após deslizar de forma lenta, fará com que o efeito de apagar continuamente “salte” de palavra em palavra.
5º - Selecionar e carregar em Shift para alternar entre maiúsculas e minúsculas,
Esta funcionalidade do botão Shift pode ser utilizada mesmo após a escrita estar completa. Em vez de apagar e voltar a escrever, o utilizador pode simplesmente selecionar a pretendida e, aí sim, recorrer ao Shift para alternar entre maiúsculas e minúsculas.
Atalhos para Browser
Na navegação em browser existem muitos atalhos convenientes dos quais o utilizador pode tirar partido. Apesar do browser mais utilizado no mercado ser o Chrome, que também inspira a lista infra, estes atalhos funcionam em praticamente todos os browsers mais populares, como é o caso do Firefox, Opera, Brave, Microsoft Edge e até no Samsung Internet.
6º - Segurar o botão dos separadores para acessos rápidos
A segurar na tecla que dá acesso ao menu de separadores no browser, o utilizador é confrontado com alguns acessos rápidos como fechar o separador, abrir um novo ou até abrir um novo separador privado.
7º - Deslizar a barra de URL na vertical e na horizontal para navegar entre separadores
A maioria dos browsers, como referido acima, disponibilizam um ícone dedicado a dar acesso rápido aos separadores abertos. No entanto, existe também a possibilidade de deslizar para baixo no browser desde a barra de URL para aceder de forma rápida ao menu de separadores.
Este não é o único gesto útil nesta barra de URL, já que o gesto de deslizar na horizontal permite ao utilizador navegar entre separadores de forma rápida. Esta forma de navegar assemelha-se muito ao gesto rápido para navegar entre aplicações no sistema, que pode ser acedido ao deslizar a barra que se situa na parte inferior do ecrã (assumindo que utilizador mantém ativa a navegação por gestos).
Atalhos para a câmara

A câmara é uma das funcionalidades mais importantes de um smartphone e as fabricantes vão reinventando formas de acesso rápido através de botões dedicados ou atalhos no menu de desbloqueio do dispositivo. No entanto, o próprio sistema Android traz por defeito esses atalhos incorporados, que vamos elencar abaixo.
8º - Duplo clique na tecla de desbloqueio para abrir a câmara
Este é talvez o atalho mais conhecido desta lista, mas não deixa de ser aquele que eu, pessoalmente, mais utilizo. Ao fazer um duplo clique na câmara, o smartphone abre imediatamente a câmara e está pronto a capturar.
9º - Clicar nas teclas de volume para tirar uma fotografia
E após aberta a câmara, o utilizador pode de imediato tirar uma foto tem tocar no ecrã, já que os botões dedicados ao volume são também atalhos para capturar fotografias de forma fácil e até bem mais intuitiva que apontar o dedo de forma deselegante ao nosso smartphone.
10º - Segurar a tecla de volume para gravação de vídeo
Por fim, a mesma tecla de volume faz ainda a dobradinha ao permitir também a gravação de vídeo. Para tal, em vez de um clique, o utilizador deve segurar enquanto pretende realizar a gravação de conteúdo, largado assim que pretender terminar.
Estes são os 10 atalhos que recomendo a qualquer utilizador. Para quem tiver curiosidade em conhecer mais alguns, aconselho a visitar o artigo de Matt Horne em Android Authority, publicação que inspirou a criação deste artigo na língua de camões.