• Home
  • Notícias
  • Google I/O 2023: Novidades imperdíveis que vais querer conhecer
Google I/O 2023: Novidades imperdíveis que vais querer conhecer
Por Pedro Alves

Google I/O 2023: Novidades imperdíveis que vais querer conhecer

Mais um ano, mais uma Google I/O! A edição de 2023 deste evento acabou de ter lugar, e entre discursos sobre inteligência artificial, desenvolvimento de software e lançamento de novos produtos, muitas foram as notícias num curto espaço de tempo!

Como sabemos que pode ser difícil acompanhar tudo, vamos deixar aqui uma lista com as 30 novidades imperdíveis da Google I/O 2023.

  1. Foi lançado o primeiro smartphone dobrável da Google, o Pixel Fold, com um ecrã interno com 7,6", chip Tensor G2 e 12 GB de memória RAM.
  2. Foi lançado o Pixel 7a, o novo smartphone gama média da Google.
  3. Foi lançado o Google Pixel Tablet, com ecrã de 11", quatro colunas e chip Tensor G2. O tablet faz-se acompanhar de uma dock sonora de carregamento, que o mantém carregado enquanto o transformas num dispositivo de gestão de casa inteligente.
  4. A Google apresentou os Search Labs, uma nova forma de te inscreveres e testares produtos e ideias que a Google está a explorar. Está disponível no Chrome e na aplicação Google.
  5. O poder da IA está a ser incorporado em todas as aplicações do Workspace com a IA Duet para o Google Workspace.
  6. No Meet, está a ser adicionada a capacidade de gerares fundos únicos para as tuas chamadas de vídeo.
  7. O Universal Translator é um serviço experimental de dobragem de vídeo com IA que ajuda os especialistas a traduzirem a voz de um orador e a fazer corresponder os movimentos labiais, o que poderá ajudar imenso na compreensão da aprendizagem.
  8. Uma nova aplicação Google Home foi apresentada e já está disponível para download.
  9. Foi anunciado o Project Tailwind, um bloco de notas com IA, alimentado pelas tuas notas e fontes.
  10. Foram anunciadas uma série de melhorias e novidades sobre o Bard.
  11. O acesso ao Bard em inglês está a aumentar para mais de 180 países. Já podes utilizar o Bard em japonês e coreano. O Bard estará disponível nas 40 línguas mais faladas até ao final do ano, para que mais pessoas possam colaborar com ele nas suas línguas nativas.
  12. Em breve, o Bard tornar-se-á mais visual, incluindo imagens nas suas respostas, dando-te uma noção muito melhor do que estás a pesquisar.
  13. No futuro, verás o Bard integrado não só com os serviços Google, mas também com aplicações populares que o utilizam - como a Adobe, o Instacart e a Khan Academy.
  14. O Magic Compose para Android, que será lançado em versão beta este Verão, ajuda-te a dar um toque extra às tuas mensagens - escolhe entre seis estilos diferentes, incluindo mais conciso ou mais profissional.
  15. Quando o Android 14 for lançado no final deste ano, terás mais novas formas de personalizar o teu telefone - novos atalhos no ecrã de bloqueio e uma opção de tema monocromático, por exemplo.
  16. Também foi anunciado o Generative AI Wallpaper, que oferece sugestões a que podes recorrer, e o modelo de difusão de texto para imagem da Google irá gerar wallpapers únicos à tua escolha.
  17. Mais de 50 aplicações Google foram actualizadas para tirares o máximo partido do ecrã maior dos tablets e dos dobráveis.
  18. Foi anunciado o Wear OS 4, que introduzirá o suporte a cópias de segurança e restauro, ajudando-te a transferir de forma segura dados e definições de um relógio antigo para um novo. E se estiveres a configurar um relógio a partir do teu telemóvel, quaisquer permissões que tenhas concedido no telemóvel serão automaticamente transferidas.
  19. O Android Auto estará disponível em 200 milhões de automóveis em circulação e o número de modelos de automóveis com Google incorporado mais do que duplicará até ao final do ano.
  20. Por falar em carros: O Waze está agora a ser lançado na Google Play Store a nível mundial para todos os automóveis com Google integrado.
  21. O YouTube estará disponível nas próximas semanas para os automóveis Polestar e, em breve, para mais fabricantes.
  22. A Google está a trabalhar em parceria com a Samsung para criar uma nova plataforma XR imersiva com Android.
  23. O suporte para imagens Ultra HDR de 10 bits está a chegar ao Android 14, para que possas tirar e ver fotografias com cores mais vivas, sombras mais nítidas e uma definição incrível.
  24. No final deste Verão, a Google vai lançar uma experiência renovada de Encontrar o meu dispositivo no Android, que facilita a localização dos teus dispositivos e pertences.
  25. No final deste Verão também será lançado um sistema de alertas de localizador desconhecido no Android, que te notificam automaticamente se o telemóvel determinar que um localizador Bluetooth desconhecido se está a deslocar contigo.
  26. Nos próximos meses a Google vai lançar uma nova ferramenta na Pesquisa chamada Sobre esta imagem, que te dará um contexto importante sobre uma imagem, como quando foi indexada pela primeira vez, onde apareceu pela primeira vez, onde mais foi vista online e se aparece em sites de verificação de factos.
  27. A nova funcionalidade Photorealistic 3D Tiles para programadores permite-lhes adicionar experiências de mapas personalizadas e envolventes às próprias aplicações e sites.
  28. Foi lançado o Compose for TV, para facilitar a criação de aplicações bonitas e de alta qualidade para a televisão.
  29. Também foram anunciados os mais recentes avanços no ChromeOS e uma nova funcionalidade em versão beta que permite aos utilizadores transmitirem aplicações Android do telemóvel para o Chromebook.
  30. Foi lançada a mais recente versão beta do Android 14.
Por Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Notícias Google