Google I/O 2024 foca-se na AI e no Gemini e esquece tudo o resto!
  • Home
  • Notícias
  • Google I/O 2024 foca-se na AI e no Gemini e esquece tudo o resto!
Filipe Alves

Google I/O 2024 foca-se na AI e no Gemini e esquece tudo o resto!

PUB

Esta Google I/O foi diferente. Consideravelmente diferente. Se estavas à espera da ideia do que muda no futuro do teu Android, das cores que farão parte do novo sistema ou que farão com o UI dos smartphones dobráveis, esquece tudo isso!

Esta Google I/O focou-se apenas numa coisa. AI (Inteligência Artificial). Para ser mais concreto, a sua AI chamada Gemini.

Podes ver a Google I/O 2024 neste vídeo

Depois da apresentação de ontem da OpenAI sobre a disponibilização do ChatGPT-4o para todos os utilizadores de graça, a Google tinha de dar uma resposta à medida. E deu.

Se és fã de AI ou um desenvolvedor na área, tenho a certeza absoluta que vais adorar o evento da Google I/O 2024. Temos integração da Gemini em muitos produtos. Ainda assim, faltam alguns relevantes.

Integrações do Gemini serão:

  • Integração no Google Photos
  • No Google Workspace
  • No Gmail (através do Workspace)
  • No Google Meet com resumo de videochamadas
  • Na criação de imagens
  • Na criação de vídeo
  • Na criação de música
  • No Google Search
  • No Android

Em resumo, a Google vai introduzir inteligência artificial em tudo o que existe na empresa. No Android podes saber mais aqui.

Já em tudo o resto, a implementação é a lógica que esperávamos. Temos uma Inteligência Artificial a tentar arrumar a nossa vida.

Na pesquisa Google, o user vai adorar a nova forma de interação. Poderá procurar gravando um vídeo. Poderá reagrupar ideias e a resposta da Gemini será mais concreta que nunca. Ou seja, se és como eu e trabalhas em SEO, o teu mundo acaba de virar ao contrário. (O que é bom!).

Implementações lógicas do Gemini "não são" para users

De forma simples, esta Google I/O não foi feita para o típico utilizador de tecnologia. Em vez disso, este evento é destinado, mais que nunca, a desenvolvedores.

Aquilo que os desenvolvedores farão vai mudar como os utilizadores utilizarão a tecnologia e apps do futuro. Ou seja, a Google I/O 2024 não promete mudanças brutas...por agora. Assim que os desenvolvedores tenham apps ou programas baseados nesta inteligência, aí sim. As coisas mudarão.

Encara isto como a Google Play Store (ainda que seja uma comparação bem rudimentar). Em certos aspetos a Google criou uma Play Store com esteroides para desenvolvedores. Contudo, os benefícios do nosso smartphone dependem das apps que os desenvolvedores fazem. Não propriamente da Google. O mesmo é com o Gemini. Temos sérias melhorias na AI, mas para saber os resultados, teremos de esperar por mais.

Onde a Google não falou do Gemini e devia

Estava à espera, principalmente depois da apresentação da OpenAI ontem, que a Google falasse um pouco sobre a integração de Gemini na Google Home ou até no Android Auto. Pois bem, nada disso foi falado.

Acredito plenamente que o Android Auto ganhará uma nova vida com Gemini. Porém, parece que não será para já. Já a Google Home parece esquecida pela Google e o Gemini mudaria drasticamente a forma de interação com os nossos gadgets inteligentes em casa.

Vê mais no Droid Reader:

Filipe Alves profile image Filipe Alves
Publicado a
Notícias Google