Esta Google I/O foi diferente. Consideravelmente diferente. Se estavas à espera da ideia do que muda no futuro do teu Android, das cores que farão parte do novo sistema ou que farão com o UI dos smartphones dobráveis, esquece tudo isso!
Esta Google I/O focou-se apenas numa coisa. AI (Inteligência Artificial). Para ser mais concreto, a sua AI chamada Gemini.
Podes ver a Google I/O 2024 neste vídeo
Depois da apresentação de ontem da OpenAI sobre a disponibilização do ChatGPT-4o para todos os utilizadores de graça, a Google tinha de dar uma resposta à medida. E deu.
Se és fã de AI ou um desenvolvedor na área, tenho a certeza absoluta que vais adorar o evento da Google I/O 2024. Temos integração da Gemini em muitos produtos. Ainda assim, faltam alguns relevantes.
Integrações do Gemini serão:
- Integração no Google Photos
- No Google Workspace
- No Gmail (através do Workspace)
- No Google Meet com resumo de videochamadas
- Na criação de imagens
- Na criação de vídeo
- Na criação de música
- No Google Search
- No Android
Em resumo, a Google vai introduzir inteligência artificial em tudo o que existe na empresa. No Android podes saber mais aqui.
Já em tudo o resto, a implementação é a lógica que esperávamos. Temos uma Inteligência Artificial a tentar arrumar a nossa vida.
Na pesquisa Google, o user vai adorar a nova forma de interação. Poderá procurar gravando um vídeo. Poderá reagrupar ideias e a resposta da Gemini será mais concreta que nunca. Ou seja, se és como eu e trabalhas em SEO, o teu mundo acaba de virar ao contrário. (O que é bom!).
Implementações lógicas do Gemini "não são" para users
De forma simples, esta Google I/O não foi feita para o típico utilizador de tecnologia. Em vez disso, este evento é destinado, mais que nunca, a desenvolvedores.
Aquilo que os desenvolvedores farão vai mudar como os utilizadores utilizarão a tecnologia e apps do futuro. Ou seja, a Google I/O 2024 não promete mudanças brutas...por agora. Assim que os desenvolvedores tenham apps ou programas baseados nesta inteligência, aí sim. As coisas mudarão.
Encara isto como a Google Play Store (ainda que seja uma comparação bem rudimentar). Em certos aspetos a Google criou uma Play Store com esteroides para desenvolvedores. Contudo, os benefícios do nosso smartphone dependem das apps que os desenvolvedores fazem. Não propriamente da Google. O mesmo é com o Gemini. Temos sérias melhorias na AI, mas para saber os resultados, teremos de esperar por mais.
Onde a Google não falou do Gemini e devia
Estava à espera, principalmente depois da apresentação da OpenAI ontem, que a Google falasse um pouco sobre a integração de Gemini na Google Home ou até no Android Auto. Pois bem, nada disso foi falado.
Acredito plenamente que o Android Auto ganhará uma nova vida com Gemini. Porém, parece que não será para já. Já a Google Home parece esquecida pela Google e o Gemini mudaria drasticamente a forma de interação com os nossos gadgets inteligentes em casa.
Vê mais no Droid Reader:
Deixa o teu comentário