Uma nova era para o Android: Gemini redefine a experiência do assistente
  • Home
  • Notícias
  • Uma nova era para o Android: Gemini redefine a experiência do assistente
Pedro Henrique Carvalho

Uma nova era para o Android: Gemini redefine a experiência do assistente

PUB

A Google I/O chegou com algumas novidades, cuja grande maioria está em torno do Gemini e das suas novas funcionalidades.

Atualmente, numa altura em que o mundo tecnológico vive um momento singular, os avanços em redor da inteligência artificial estão a redefinir o que os smartphones são capazes de fazer.

Com efeito, a integração de AI da Google no Android permitirá aos vários milhões de utilizadores do Android a interação com os seus dispositivos de formas totalmente inovadoras.

Afinal, quais as novidades da Google I/O 2024?

Uma das maiores é que, a partir de hoje, a funcionalidade de Circle to Search, pode auxiliar os mais variados utilizadores do sistema operativo Android no dia a dia.

No caso exemplificado pela própria empresa, o dos estudantes nas suas tarefas escolares, estes podem selecionar uma parte específica de uma equação ou problema com o qual estão a ter dificuldades e receber orientação detalhada para resolvê-lo. Tudo dentro do Gemini.

Ainda este ano, a Google planeia expandir o Circle a problemas ainda mais complexos que envolvam fórmulas simbólicas, diagramas, gráficos e muito mais. A funcionalidade já está disponível em mais de 100 milhões de dispositivos, e a Google quer duplicar esse número até ao final de 2024.

Gemini em todo o lado, literalmente...

Por outro lado, a integração do Gemini está prestes a aprimorar ainda mais a sua capacidade de compreensão e a facilitar a realização de tarefas do quotidiano.

Este é o novo tipo de assistente no Android. Utiliza inteligência artificial generativa para promover a criatividade e produtividade e é totalmente capaz de interpretar aquilo que está no ecrã do telemóvel.

black android smartphone on brown wooden table

Em breve, os utilizadores poderão sobrepor a aplicação do Gemini sobre aquela que estão a usar, ampliando as possibilidades de interação.

A Google exemplifica com o seguinte: Será possível arrastar e largar imagens no Gmail, Mensagens da Google e outras aplicações. Da mesma forma, será possível usufruir dessa integração no próprio YouTube e também na leitura de ficheiros, como é o caso de arquivos PDF.

Gemini Nano, diretamente no teu smartphone Android

No entanto, a Google não ficou por aí. O Gemini Nano traz agora capacidades multimodais completas, oferecendo uma experiência mais ágil, mantendo toda a segurança dos dados do utilizador. Tudo integrado diretamente no dispositivo.

A sua disponibilidade começará com o Google Pixel ainda este ano. O Gemini Nano oferecerá capacidades multimodais abrangentes, permitindo que o teu smartphone compreenda não apenas texto, mas também informações contextuais como sinais, sons e frases verbalizadas.

A Google fez do Gemini ainda mais acessível

Finalmente, numa época em que a segurança online parece cada vez mais débil, a Google adotou ainda uma postura no que respeita a chamadas suspeitas.

A Google afirmou que, de acordo com um relatório recente, num período de 12 meses, as pessoas sofreram perdas superiores a 1 milhar de milhão de dólares devido a fraudes.

Assim, está a testar uma nova funcionalidade que utiliza o Gemini Nano para fornecer alertas em tempo real durante uma chamada caso se identifiquem padrões de conversa geralmente associados a esquemas.

Por exemplo, os utilizadores Gemini receberão um aviso se um suposto "representante do banco" solicitar transferências urgentes de dinheiro, pagamentos através de vales oferta, ou informações pessoais como PINs ou palavras-passe. Esta proteção ocorre diretamente no smartphone, garantindo a privacidade da conversa do utilizador.

Esta é uma feature que, à partida, se pode afirmar como incrível na medida em que são cada vez mais os casos deste género em Portugal e no mundo.

Vê mais no Droid Reader:

Pedro Henrique Carvalho profile image Pedro Henrique Carvalho
Publicado a
Notícias Google