Google Pixel 8a é oficial! A gama média cada vez mais alta
  • Home
  • Notícias
  • Google Pixel 8a é oficial! A gama média cada vez mais alta
Gonçalo Ribeiro

Google Pixel 8a é oficial! A gama média cada vez mais alta

PUB

Como já esperávamos, a Google acaba de apresentar o Pixel 8a, o mais recente membro da sua popular gama média de equipamentos. Este smartphone promete oferecer tudo o que é importante para os utilizadores em 2024, incluindo uma boa câmara fotográfica, inteligência artificial e durabilidade garantida.

Google Pixel 8a é oficial! A gama média cada vez mais alta

Podia contar-vos todas as novas características e funcionalidades, mas a verdade é que a maioria são herdadas dos seus irmãos Pixel 8 e Pixel 8 Pro; a grande novidade é que temos muitas estreias neste A-series.

Google Pixel 8a - Produtividade elevada com IA

Como o Pixel 8a conta com o mais recente processador Google Tensor G3, podemos esperar as mais recentes inovações ao nível de inteligência artificial. Como já é recorrente da Google, podemos utilizar o Circle to Search para facilmente circundar algo, como uma foto, uma imagem, texto ou mesmo um vídeo, e obter respostas numa pesquisa no Google ainda mais rápido. Ao escrever mensagens, podemos utilizar a Tradução Instantânea para não nos preocuparmos se sabemos o idioma e simplesmente ter uma conversa fluída e sem problemas.

Google Tensor G3

A parte mais interessante é que, numa Pixel Feature Drop futura ainda este ano, a Google promete trazer o Gemini Nano até à sua A-series, tornando este Pixel 8a na melhor opção preço-qualidade para IA.

Google Pixel 8a - A segurança do meu telemóvel é a minha segurança

O Tensor G3 possibilita também um leque de sistemas de segurança com o Titan M2. A Google garante que todos os telemóveis Pixel 8 possuem várias camadas de segurança para as nossas informações. O Pixel 8a, em certos mercados, trará uma VPN própria e sem custos; contudo, Portugal não está incluído na lista (para variar).

Podemos também contar com sistemas de segurança pessoal, como assistente em acidente de viação, alertas de crise e Safety Check, todas as funcionalidades já conhecidas do Pixel 8 e Pixel 8 Pro.

Câmara continua a ser o ponto forte no Google Pixel 8a

Google Pixel 8a na cor obsidiana

Como seria de esperar, as câmaras no novo Pixel 8a continuam a manter a sua reputação. Contamos com duas câmaras na traseira: uma grande-angular (64 MP) e outra ultra grande-angular (13 MP), e uma única câmara frontal (13 MP). No entanto, as grandes novidades são ao nível do software. Podemos contar, pela primeira vez no A-series, com funcionalidades como "Melhor take" e "Remoção do desfoque da foto". O "Real tone" em fotos chega agora também aos vídeos capturados pelo Pixel 8a.

Durabilidade e longevidade garantidas com o Google Pixel 8a

São cada vez mais as pessoas a manterem os seus telemóveis durante vários anos, e o Google Pixel 8a vem mostrar que está preparado para essa corrente. Para além de conter materiais de alta qualidade e durabilidade, finalmente temos a promessa de 7 anos de atualizações do Android - algo que a Google surpreendeu com os Pixel 8 e 8 Pro no outono passado.

Google Pixel 8a é oficial! A gama média cada vez mais alta

Google Pixel 8a - Melhorias esperadas e precisas

O Pixel 8a introduz inovações também no seu ecrã, apresentando um novo painel Actua de 6.1”, com taxa de atualização variável de 60 a 120Hz. É importante notar que o 7a estava limitado até aos 90Hz.

Não podemos também ignorar as novas cores Obsidiana, Porcelana, Baía e Aloé; as duas últimas, um azul e um verde, que chegam para marcar presença.

Google Pixel 8a nas cores obsidiada, porcelana, azul baía e aloé

Por fim, este novo membro da família mantém os 128 GB de armazenamento base, mas adiciona a tão aguardada configuração de 256 GB para conquistar os fãs que precisam de mais espaço físico.

Não posso acabar este artigo sem vos falar do preço, pois de tudo, é o ponto mais tremido do Pixel 8a. Com um preço base de 559€ na configuração de 128 GB, começamos a entrar em valores difíceis de defender. Mas fiquem para ler tudo mais tarde na nossa review completa, que irá sair assim que tivermos oportunidade de passar uns dias com o novo membro da família Pixel.

Vê mais no Droid Reader:

Gonçalo Ribeiro profile image Gonçalo Ribeiro
Publicado a
Notícias Google