A Mobile World Congress 2023 está neste momento a ter lugar em Barcelona, e naturalmente são várias as empresas tecnológicas que aproveitam este grande palco para mostrar ao mundo os seus mais recentes avanços. A Google não é exceção à regra, e como tal esta gigante americana deu a conhecer algumas funcionalidades que os utilizadores podem esperar encontrar no Android quer num futuro próximo, quer já nos próximos dias.
Entre os destaques já disponíveis está o seguinte:
- Zoom em páginas web no Chrome para Android: anteriormente, neste browser, só era possível fazer zoom a uma página na sua íntegra, mas brevemente vai passar a poder-se ampliar apenas partes específicas da mesma, tais como texto, imagens, conteúdo em vídeo ou controlos de navegação, sem afetar a aparência dos restantes elementos do site em questão. Vai ser possível empregar um zoom de até 300%, assim como escolher um valor por defeito nas definições desta aplicação. A disponibilidade atual está ainda limitada à versão beta do Chrome, chegando aos utilizadores finais em breve.
- Cancelamento de ruído no Google Meet: apesar desta funcionalidade já existir em alguns smartphones e tablets Android, a mesma vai passar a marcar presença em muitos mais dispositivos. Basicamente, o ruído de fundo nas chamadas será filtrado, ficando assim em destaque apenas a voz do comunicador.
- Anotações manuscritas em PDFs no Google Drive: em todos os PDFs que estejam guardados no Google Drive vai passar a ser possível escrever notas manuscritas (assim como outro conteúdo, como desenhos ou sublinhados), com recurso a uma caneta para smartphones ou ao próprio dedo.
- Novos combinações no Emoji Kitchen: vai ser possível combinar ainda mais emojis com recurso ao Emoji Kitchen presente no Gboard.
As novidades seguintes ainda não ganharam uma data específica de chegada, mas a Google garante que estão a caminho:
- Emparelhamento rápido nos Chromebooks: a partilha de auscultadores wireless entre um smartphone Android e um Chromebook vai passar a ser automática, sem necessidade de estabelecer uma nova conexão no computador em questão. Para além disso, os novos emparelhamentos apenas com o Chromebook passarão a ser possíveis de executar com apenas um clique.
- Novo widget do Google Keep: gerir notas e marcar as mesmas como concluídas é algo que vai poder ser feito a partir do widget dedicado a esta ferramenta no ecrã principal.
- Animações de tocar para pagar na Google Wallet: vão ser mostradas novas animações sempre que um pagamento com recurso à Google Wallet for realizado com sucesso.
- Complicações do Google Keep no Wear OS: a partir da complicação presente no mostrador principal do smartwatch vai ser possível aceder ao Google Keep e gerir algum do seu conteúdo.
- Acessibilidade no Wear OS: vão ser integradas novas ferramentas de acessibilidade no Wear OS, como por exemplo a possibilidade de ter áudio mono em vez de stereo, e de usar modos de visualização em escala de cinzentos.
Deixa o teu comentário