Grande fuga de informação revela segredos e imagens do Galaxy XR

Estamos a meras semanas de conhecer, finalmente, o Galaxy XR

10 de Out de 2025
Grande fuga de informação revela segredos e imagens do Galaxy XR

Não é segredo que a sul-coreana Samsung tem trabalhado, desde 2023, com a Google, para dar ao publico uma alternativa no segmento de realidade aumentada. Com diversos atrasos, parece que é já este mês que ficaremos a conhecer este projeto ambicioso que, concorrendo num segmento inaugurado pela Apple, irá permitir uma maior abertura de mercado, especialmente quando se tem em conta a parceria direta com a Google.

Agora, a semanas deste lançamento, o Android Headlines revelou, em exclusivo, imagens e informações deste produto.

Design

Sendo algo já referido, quer no nosso podcast, quer aqui no site, o design é deveras semelhante aos equipamentos que já existem no campo da realidade aumentada. Aqui, claro, destacam-se escolhas semelhantes às seguidas pela Apple com os seus Vision Pro.

O conforto parece ser um grande foco do que a empresa pretende, onde as almofadas irão, sem dúvida, acrescentar conforto por grandes períodos de uso. Como a strap percorre a cabeça, não existirá qualquer pressão sobre o nariz, o que se torna um ótimo toque já que é dos pilares essenciais nestes produtos.

One UI XR

A Samsung irá inaugurar uma nova interface pensada para estes dispositivos e que segue o Android XR, revelado o ano passado. Pelas imagens obtidas pelo Android Headlines, o design da interface parece seguir parte do que a Apple incorporou assim como a própria filosofia da Google:

É até curioso como a empresa parece abandonar o seu conhecido formato nos ícones para abraçar uma filosofia completamente circular. Sem dúvida que as aplicações da Google assumem destaque, com o Gemini e o Youtube a elevar a experiência de entretenimento e interação.

Especificações

O utilizador irá entrar neste mundo com um ecrã micro-OLED 4K com uma densidade de 4032 ppi com um total de 29 milhões de píxeis nos conjunto dos dois ecrãs. Isto é uma resolução maior do Apple Vision Pro, que se fica pelos 23 milhões de píxeis. O processador não é desconhecido, sendo que contamos com o Snapdragon XR2+ Gen 2. Isto habilita uma resolução de 4,3K em cada olho, assim como maiores números de CPU, a 20%, e de 15% no GPU para o processamento, não só do espaço do utilizador, como dos gestos e IA.

Samsung Galaxy XR AH exclusive (59)

São diversos os sensores no equipamento, incluindo um bem no centro do equipamento para máximo mapeamento 3D. Existem 4 câmaras dedicadas ao controlo ocular, usando luz infravermelha e IA para este feito.

Samsung Galaxy XR AH exclusive (61)

Isto será igualmente válido para os microfones, por forma a captar a máxima informação e ajudar na envolvência do utilizador. Isto torna-se chave, ao se combinar com o seu peso de 542 gramas e a personalização das lentes e do capacete, onde as mesmas terão também suporte a escudos para evitar luz excessiva. Para controlo, o utilizador terá botões de volume, de ação e capacitativo para habilitar os modos especiais de realidade aumentada.

Samsung Galaxy XR AH exclusive (42)

Existem ainda controlos físicos e que irão ajudar no mundo dos jogos para medir de forma precisa o movimento no espaço 3D tendo o Galaxy XR ainda dois altifalantes para a experiência sonora.

E a bateria? Bem, pelas informações, a mesma terá capacidade para até 2h50 de reprodução de vídeo e 2 horas para uso geral. O utilizador poderá, claro, substituir a bateria para utilizações perlongadas.

O que mais se sabe?

Ainda falta saber como se irá comportar o Gemini e a suite Galaxy AI nesta nova interface, mas é garantido que a empresa revele funcionalidades especiais para este formato. Apesar da disponibilidade ainda estar por confirmar, conseguimos ver como este lançamento tardio permitiu à marca, e tecnologia, amadurecer, já que estes Galaxy XR chegam mais leves do que a oferta da Apple, com comandos proprietários e um sistema de som de dupla direção. O processador é ainda aprimorado, face à oferta dos Meta Quest 3, assim como a qualidade inigualável dos ecrãs.