Há 15 anos a Samsung fez história no mundo de smartphones
  • Home
  • Notícias
  • Há 15 anos a Samsung fazia história no mundo dos smartphones
Filipe Alves

Há 15 anos a Samsung fazia história no mundo dos smartphones

PUB

Parece que foi ontem, mas foi há precisamente 15 anos que a Samsung lançou o seu primeiro smartphone Android. O Samsung Galaxy i7500 foi o primeiro terminal da empresa sul-coreana com o sistema Android.

Estávamos em 2009 e a Samsung mudou de estratégia. Deixou o seu sistema de lado para instalar o sistema Android no seu primeiro smartphone.

Android tinha uma loja de aplicações que revolucionou o mundo

O sistema Android tinha algo apelativo para as fabricantes de smartphones. Tínhamos uma loja de aplicações feitas por terceiros que funcionaria em qualquer telefone daquele sistema operativo.

É verdade que as fabricantes perdiam dinheiro não tendo a sua própria loja de aplicações, porém, por outro lado, tinham a possibilidade de oferecer mais soluções num ecossistema que estava a crescer.

O Samsung Galaxy i7500 chegou com o Android 1.5 Cupcake. Um sistema lento que exigia seriamente das especificações do smartphone. Certamente por isso tínhamos um terminal em 2009 já com 8GB de memória RAM.

Há 15 anos a Samsung fez história no mundo de smartphones

Samsung destacou-se no mercado

Nessa altura trabalhava na PT (agora MEO/Altice). Lembro-me como se fosse ontem. A Nokia dominava os topos de gama, a Samsung os intermediários com o seu Samsung Star.

Depois do Android a coisa cresceu de um dia para o outro. HTC, Sony, LG e Samsung entraram numa corrida frenética. Dessas todas, só a Samsung sobreviveu ao tempo. Todas as outras acabaram, aos poucos, por abandonar o setor mobile. Ou ser tão irrelevantes que é escusado falar.

Um ano mais tarde (já eu tinha saltado para a Fnac Madeira), o primeiro Samsung Galaxy S veio para o mercado. Uma revolução ainda maior nos smartphones. O resto é história. Parabéns Samsung por sobreviver ao tempo. Aliás, parabéns à Samsung por prosperar!

Vê mais no Droid Reader:

Filipe Alves profile image Filipe Alves
Publicado a
Notícias Samsung