A Samsung acaba de marcar um novo evento Galaxy Unpacked para o próximo dia 4 de setembro. A acontecer um dia antes do início da IFA, onde também estará presente e a anunciar diversas novidades para uma casa conectada com IA, este Unpacked tem como foco duas gamas de produtos.
Samsung Galaxy S25 FE vem aí
A variante FE da linha S25 chega este ano, mais cedo do que o habitual, algo que até já tínhamos teorizado no passado. As novidades, contudo, não são muitas: apesar de apresentar bordas mais finas do que os antecessores, o modelo substitui o processador Exynos 2400e pelo Exynos 2400, garantindo assim ganhos em performance e eficiência.

Esta melhoria permite habilitar funcionalidades de IA, nomeadamente o Gemini Live, da Google, bem como as já conhecidas ferramentas da Galaxy AI: desde o Assistente de Fotografia, que permite remover objetos indesejados das imagens e aplicar outras edições, até à funcionalidade que estreou na gama S25 em janeiro: a remoção de ruído em vídeos.

No campo fotográfico, é esperado um conjunto traseiro triplo: um sensor principal de 50 MP, uma lente grande angular de 12 MP e um sensor de 8 MP para zoom ótico de 3x. Já a câmara frontal contará com 12 MP. A alimentar o dispositivo, deverá estar uma bateria de 4.900 mAh.
Galaxy Tab S11 também se estreia neste Unpacked
Já com imagens reveladas, espera-se a atualização da linha de tablets S da marca, que contará com o Tab S11, equipado com um ecrã AMOLED de 11 polegadas, e com a variante Ultra, conhecida pelo seu imponente painel AMOLED de 14,6 polegadas. Mantendo a tradição, ambos incluirão a S-Pen, ferramenta que potencia a produtividade, agora suportada pelo processador MediaTek Dimensity 9400, um topo de gama que impulsiona funcionalidades de multitasking, como o modo DeX e, claro, a Galaxy AI.

A robustez mantém-se como marca da linha, com peso e espessura otimizados, mas também certificação de resistência à água IP68. No capítulo da autonomia, o Tab S11 Ultra deverá integrar uma bateria de 11.600 mAh, enquanto o modelo base contará com 8.440 mAh, ambos com carregamento rápido a 45W.
Com a Samsung a dominar o mercado de tablets Android, será interessante acompanhar ao longo do ano a forma como esta nova geração se comportará e de que modo o próprio Android continuará a evoluir para tirar partido dos grandes ecrãs.
Teremos alguma surpresa?
Atendendo a que a marca já referiu, em mais do que uma ocasião, a ambição de disponibilizar a One UI 8 a partir de setembro para equipamentos anteriores, é expectável que esses planos venham a ser oficializados no evento. Não está, porém, fora de hipótese que o resto da linha Galaxy S25 comece logo a receber a atualização baseada no Android 16 logo após a apresentação.
Como ficar a par?
A resposta a esta pergunta é fácil, já que não obstante o evento a ser transmitido no YouTube pelas 10:30 do dia 4 de setembro, também poderás encontrar tudo aqui, no DroidReader.